📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Em Portugal precisamos de mais pessoas como o Carlos Carvalhal e como o Bruno Lage» – Entrevista BnR com José Ribeiro Meditar

- Advertisement -

-O mais forte é o que melhor se adapta às situações-

«Eu sou fanático pelo conhecimento, pela descoberta e adoro me superar. A superação para mim é algo fundamental»

Bola na Rede: Queria evitar tocar no tema do acidente, mas acaba por ser inevitável. Em 2012, um acidente mudou-lhe a vida para sempre. Uma queda de sete metros deixou-o paraplégico e dependente de uma cadeira de rodas. Como é que conseguiu renascer do acidente e reinventar-se em cima de uma cadeira de rodas? E quais foram as principais diferenças entre o José antes do acidente e do José depois do acidente?

José Ribeiro-Meditar: A coisa mais importante que o José antes do acidente e o José depois do acidente tem é o cérebro. Eu tive que adaptar o meu cérebro ao meu corpo. Quando tens algum problema na vida, o foco tem de ser a solução. Foquei-me na solução e na minha reabilitação. São mais as coisas que nós não controlamos do que as coisas que controlamos. A perda faz parte da vida. Imagina que estás a cortar uma maçã e cortas um dedo. A primeira coisa que acontece é a revolta, depois vem a aceitação e por fim a transformação. Antes de eu ter o acidente já treinava futebol, depois do acidente continuei a treinar futebol. Subi equipas antes do acidente, subi equipas depois do acidente, já “morri na praia” com equipas antes do acidente e depois do acidente. Só houve uma coisa que não morreu, o cérebro. Aquilo que eu acreditava antes do acidente, continuo a acreditar e a desenvolver o meu conhecimento. Eu sou fanático pelo conhecimento, pela descoberta e adoro me superar. A superação para mim é algo fundamental. Acho que todos os dias nós nos superamos, no simples acordar e levantar já nos estamos a superar. Por exemplo, se tu não gostas de acordar cedo e tens de acordar às 8h porque tens um compromisso às 9h, já é um momento de superação. A superação está sempre presente.

Fonte: Arquivo pessoal de José Ribeiro-Meditar

Bola na Rede: Para ti o que é mais importante: ser o mais forte ou o que melhor se adapta às situações?

José Ribeiro-Meditar: Ah essa está boa. É o que melhor se adapta. Por exemplo, no jogo do PAOK contra o Benfica, o Abel Ferreira falou de uma coisa e eu estou completamente de acordo com ele. Ele disse “eu tenho que ajustar as velas em função do vento”. O Abel contra o JJ foi o que melhor se soube adaptar e aquele que melhor se sabe adaptar é aquele que vai ganhar. Tu tens de saber os jogadores e/ou a turma que tens à tua frente e o contexto em que estás inserido. Eu gosto de ver o confronto de ideias. Dá-me prazer ver o Simeone a jogar como me dá prazer ver um Guardiola a jogar, como me deu prazer ver o Bielsa contra o Klopp. Eu adoro o futebol inglês, gosto da cultura inglesa e da maneira como eles vivem o futebol. Aqui em Portugal precisamos de mais pessoas como o Carlos Carvalhal e como o Bruno Lage, precisamos de gentlemans. Mas eu vou te dizer uma coisa, dá-me mais pica ver alguns jogos da formação em Portugal do que jogos da Primeira Liga. Qual é o meu clube de futebol? É a bola: o melhor brinquedo do Mundo.

Bola na Rede: Começa a haver um “ruído” no campeonato português que acaba por ser insustentável…

José Ribeiro-Meditar: Estão a destruir o nosso futebol. As pessoas que estão ligadas ao futebol e ao desporto em Portugal são líderes de opinião. Tu a teres uma turma com dez miúdos, tu és líder de opinião e tudo começa aqui se nós queremos mudar as nossas mentalidades e comportamentos.

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.