📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Existe é uma desconfiança generalizada em relação à capacidade intelectual das mulheres nesta área» – Entrevista Cláudia Martins

- Advertisement -

BnR; A fazer desporto na rádio, segundo sei, é apenas uma de duas jornalistas. Isso traz-lhe pressão acrescida no desempenho da profissão?

CM: É verdade e enquanto repórter de pista sou a única. Não me traz qualquer pressão, sei bem o que faço, preparo-me para o fazer com total profissionalismo e domínio dos assuntos. A única coisa que sinto não é pressão, é responsabilidade por assumir o “primeiro passo”. O que gostaria é que muitas mais se seguissem. É um dos meus desejos, uma das minhas “batalhas”.

Cláudia Martins é jornalista na Antena 1
Fonte: Antena 1

BnR: Também em outras ocasiões já teve oportunidade de assumir que tem “travado” uma luta contra o preconceito da mulher no Jornalismo de desporto. Quais são, para si, as principais diferenças de tratamento entre homem e mulher que há nesta profissão?

CM: Relaciona-se um pouco com o que disse acima sobre os rótulos. Há preconceitos, estereótipos criados relativamente ao conhecimento das mulheres sobre o desporto e à sua capacidade intelectual para trabalhar em determinadas áreas temáticas. Costumo brincar e ironicamente dizer que é quase genético: todos os homens nascem a saber de desporto e a saber jogar/praticar algum tipo. As mulheres não, não percebem de desporto, não sabem falar sobre ele e raramente o sabem praticar com excelência. Respondendo especificamente à questão, não existe, ou pelo menos não o sinto muito hoje em dia, um tratamento assumidamente diferente. Existe é uma desconfiança generalizada em relação à capacidade intelectual ou ao conhecimento das mulheres nesta área. Uma espécie de desrespeito generalizado. Isto mostra o caminho que tem que ser desbravado pelas mulheres que trabalham nesta área. Não só têm que ser boas profissionais, têm que provar que o são. É, de uma forma geral, uma exigência muito maior do que a que é feita aos homens.

BnR: Quais são as principais causas para esta desigualdade? Não será um problema mais sociológico do que propriamente apenas do Jornalismo de desporto?

CM: É sociológico, claro. É a sociedade que “diz” o que é mais naturalmente masculino e o que é mais relacionado com o feminino. No que diz respeito ao desporto isso vê-se até do ponto de vista dos praticantes, as modalidades mais usuais entre os meninos e as meninas. É algo mais visível em Portugal do que noutros países. É incrível como em 2017 ainda temos que ter estas conversas. E é assim relativamente ao jornalismo de desporto mas poderíamos falar das hierarquias (praticamente em todos os setores), das engenharias, da área tecnológica, da área militar que são setores ainda marcadamente masculinos e é preciso desconstruir os estereótipos em torno deles e das pessoas que neles trabalham.

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira completa esta quinta-feira 5 anos à frente do Palmeiras: eis os títulos, números e alguns dos recordes

Abel Ferreira está há cinco anos no Palmeiras. Técnico português é o mais titulado da história do emblema brasileiro.

Mohamadou Kanté renova contrato com o West Ham até 2031

O West Ham anunciou a renovação de contrato de Mohamadou Kanté até 2031. O médio francês de 20 anos tem-se destacado serviço dos Sub-21 da equipa inglesa.

Abel Ferreira cumpre cinco anos como treinador do Palmeiras

Abel Ferreira cumpriu oficialmente cinco anos ao serviço do Palmeiras. O técnico é o mais titulado da história do clube.

Vágner Mancini nomeado novo treinador do RB Bragantino

O RB Bragantino anunciou a contratação de Vágner Mancini. O técnico brasileiro foi o eleito para assumir a equipa do Brasileirão.

PUB

Mais Artigos Populares

Arbitragem preocupa André Villas-Boas, presidente do FC Porto

André Villas-Boas criticou os diferentes critérios das equipas de arbitragem. Há preocupação no seio da estrutura azul e branca.

Désiré Doué volta a lesionar-se e falha próximos jogos do PSG

Désiré Doué voltou a ser baixa no PSG, após sofrer uma lesão muscular na coxa direita durante o empate frente ao Lorient.

Diretor do Manchester United deixa recado ao plantel e a Ruben Amorim: «Todos que trabalham no Manchester United têm de pensar assim»

Jason Wilcox, diretor de futebol do Manchester United, deixou um recado ao plantel e a Ruben Amorim, sublinhando que o clube precisa de investir e continuar a evoluir sob a liderança do treinador.