«O céu é o limite para nós» – Entrevista BnR com Diogo Valério

BnR: Agora vou fazer umas perguntas sobre o Andebol em Portugal. Como achas que está a formação em Portugal?

DV: A geração anterior à nossa não teve muitas oportunidades e acho que os clubes aperceberam-se que há talento na formação, começaram a apostar. Ainda agora a Seleção de Sub-19 ficou em quarto lugar no Europeu, a Segunda Divisão está a ficar mais competitiva.

BnR: Nos últimos anos têm surgido grandes nomes no Andebol Nacional. O que achas da chegada destes nomes a Portugal?

DV: Acho que é importante porque estamos a lidar com jogadores Campeões Europeus, Campeões Mundiais, treinadores que já ganharam tudo e isso só nos traz benefícios, acho que devemos aproveitar ao máximo a experiência deles. O campeonato está mais competitivo, o Porto investiu bastante e o Benfica e o Sporting também tiveram de ir atrás, porque todos querem conquistar o campeonato.

Diogo já tem muita experiência nos escalões de formação da Seleção
Fonte: Arquivo Pessoal de Diogo Valério

BnR: Este investimento está também a fazer com que exista uma diferença maior entre as equipas de topo e as equipas que não conseguem acompanhar este investimento.

DV: Nós não podemos comparar o orçamento que os três grandes têm com os outros clubes, claro que tentamos acompanhá-los. As pessoas têm de ter noção que aqui em Portugal, por muito que se queira, os clubes não têm condições para irem buscar esses jogadores ou dar as melhores condições aos jogadores portugueses porque não há apoios.

BnR: Nessa perspetiva, achas que o vosso sucesso nas competições internacionais de formação e a qualificação da equipa sénior para o Europeu vai trazer mudanças ao Andebol português?

DV: Acho que sim, claro. A nossa competição, por exemplo, deu na SportTV, mas só deu quando chegámos aos Quartos-de-final, porquê? Porque é que não deu antes? Devia existir mais cobertura televisiva, não só pela AndebolTV, mas também pela televisão portuguesa. Tens a TVI24 que transmite alguns jogos, mas não os transmite todos, tens as televisões dos clubes que transmitem os jogos dos clubes. Depois é claro que as empresas não querem patrocinar certas equipas porque elas não têm visibilidade. No entanto, o campeonato está a melhorar e a chegada do Placard para patrocinar o campeonato demonstra que há interesse.

BnR: Como tens visto o sucesso das equipas portuguesas nas competições europeias?

DV: Eu sempre acreditei que havia qualidade para estarmos nesses patamares. Quando eu comecei a jogar sabia que podia não haver essa qualidade porque, devido à qualificação no ranking Portugal, só se podia levar uma equipa à qualificação da Liga dos Campeões. A partir do momento em que começámos a ter melhores resultados europeus, começámos a alargar o espaço para as equipas poderem ir à Europa e vejo isso com bons olhos. O FC Porto, com o novo treinador e com o esquema que usam, fizeram uma campanha espetacular na Taça EHF. O Sporting CP também o fez na Liga dos Campeões, só perdeu com o Veszprem e estes bons resultados estão relacionados com o investimento que as equipas têm vindo a fazer.

BnR: O que achas que falta para o Andebol português ficar ainda melhor?

DV: Para mim, gostava que voltasse o formato dos Playoffs, porque traz mais público e traz mais competição, porque nesta fase regular raramente há pessoas a ver jogos de quem fica nos últimos seis lugares. E um jogador pensa o que é que anda lá a fazer? Estamos a jogar e ninguém está a ver os nossos jogos. Já que existe um desnível tão grande entre o topo e as outras equipas, acho que este tipo de competição iria beneficiar as equipas. É uma decisão dos clubes, os clubes acham que assim é que deve ser e nós só temos de respeitar.

BnR: Agora uma pergunta mais pessoal: este ano o Vitória FC voltou à Primeira Divisão. Como te sentes com este regresso?

DV: Fico contente, porque acho que já mereciam há alguns anos. Espero que se mantenham, embora ache que vai ser difícil. Quando for lá jogar espero ser bem recebido, foi uma casa que eu sempre respeitei. Vai ser um bom jogo, o meu irmão também vai jogar.

Foto de Capa: Arquivo Pessoal de Diogo Valério

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

 

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Morreu Miguel Ángel Russo, treinador do Boca Juniors

Morreu Miguel Ángel Russo. O treinador do Boca Juniors estava hospitalizado e acabou por falecer devido a um cancro na próstata.

Jimmy Floyd Hasselbaink compara Ruben Amorim a Jurgen Klopp e Mikel Arteta: «Flexibilidade é a chave»

Jimmy Floyd comentou sobre Ruben Amorim não ser flexível com o modelo de jogo. O antigo jogador ainda questionou a continuidade do português.

Adeptos do FC Porto podem estar descansados: Victor Froholdt não pode deixar o Dragão em janeiro

Victor Froholdt terá que continuar a representar o FC Porto até ao final da temporada. O jogador não se poderá transferir em 2025/26.

Futsal: Eis os convocados de Portugal para defrontar a Letónia

Portugal irá disputar dois jogos particulares frente à Letónia para preparar o Europeu de 2026. A fase final será sorteada a 24 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Kerem Akturkoglu arrisca suspensão de 12 jogos

Kerem Akturkoglu pode ser suspenso por 12 jogos após a sua saída para o Fenerbahçe. O caso envolve irregularidades no contrato assinado.

Maísa Correia renova com o Sporting até 2028

Maísa Correia prolongou o seu vínculo com o Sporting até 2028. A jovem jogadora mostrou-se muito feliz e com confiança recebida.

Futsal Feminino: Portugal empata com a Espanha no segundo duelo ibérico

Portugal empatou com a Espanha por 3-3 no segundo encontro dos dois jogos frente à seleção vizinha. Os duelos Ibéricos contaram para a preparação do Mundial.