📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Saída do Benfica? Soube pela televisão. Não foi fácil» – Entrevista BnR com Quim

- Advertisement -

– Roleta Russa –

“Não é fácil o Aves manter-se na Primeira Liga”

BnR: Arrependes-te de não ter experimentado o estrangeiro?

Q: Não sei… tive uma ou outra situação para emigrar, mas os momentos não foram os ideais. Por exemplo, numa delas, a minha esposa estava grávida do nosso primeiro filho e preferi ficar próximo da minha família.

BnR: De que equipas estamos a falar?

Q: Esta de que te falei era para a Rússia, para o Dínamo de Moscovo, para onde foram muitos portugueses.

BnR: Começaste a ser convocado para as seleções nacionais nos juvenis do Braga e és campeão europeu de juniores em 1994. Quem era a estrela da equipa?

Q: A estrela era a própria seleção. Era composta por jogadores que vinham a fazer grandes campanhas desde os sub-15 e que jogavam juntos há muitos anos. Lembro-me de muitos jogadores que fizeram uma grande carreira: Nuno Gomes, Dani, o próprio Beto…

BnR: Baía e Ricardo foram os justos titulares da baliza da Seleção em 2002 e 2004, respetivamente?

Q: Não é a mim que tens de perguntar. Foram dois grandes guarda-redes, que fizeram muito pelos seus clubes e pela Seleção Nacional. Foram opções dos treinadores. O Vítor será sempre o ídolo de infância e o Ricardo também era outro grande guarda-redes. Tive o prazer de jogar com eles e disputar com ambos a baliza da Seleção.

BnR: Atualmente és Treinador de Guarda-Redes do Desportivo das Aves. Como vês a atual situação financeira e desportiva do clube?

Q: Não é fácil, mas acredito que as coisas poderão ser diferentes. São situações sobre as quais preferia não falar. Acima de tudo, dizer que o clube tem de ir para a frente, apesar de estar a passar por uma fase difícil; temos de saber conviver com os bons e com os maus momentos, da mesma forma que os jogadores de futebol. Neste momento, sabemos que não é fácil o Aves manter-se na Primeira Liga, mas, caso desça, o objetivo é regressar o mais rápido possível, porque é este o lugar do clube.

BnR: Lembrar o Quim é lembrar grandes defesas, títulos e… um gesto muito peculiar quando sofria golos. Tinhas essa perceção?

Q: (risos) Sinceramente não tinha! Só há uns tempos é que me disseram que existia um vídeo no Youtube com esse gesto e realmente confirma-se… era o instinto! Quem reparou, reparou bem!

BnR: A defesa mais fácil continua a ser mais importante do que a difícil?

Q: Penso que sim. Enquanto treinador de guarda-redes tento explicar isso. Hoje em dia, o mais difícil é o mais fácil. Podes estar oitenta e tal minutos sem fazer uma defesa e, de um momento para o outro, ser chamado a intervir; tens de estar com a concentração no máximo para quando esse momento chegar.

Obrigado, Quim.

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC ataca FPF: «Futebol português não pode continuar a ser gerido em reuniões privadas de um pequeno círculo conveniente de quatro»

O Vitória SC deixou duras críticas contra a Federação Portuguesa de Futebol. O presidente do clube, António Miguel Cardoso, acusou a entidade de apenas ter preocupação com quatro equipas.

Pinto da Costa surge na lista dos jurados dos Globe Soccer Awards

Já são conhecidos os concorrentes aos vários prémios dos Globe Soccer Awards. Pinto da Costa aparece como... jurado.

Cesc Fábregas sobre internacional espanhol: «Precisa do golo e está desolado»

Cesc Fàbregas abordou o momento de forma de Nico Paz e Álvaro Morata. O avançado espanhol ainda não apontou nenhum golo ao serviço do Como 1907.

Bruno Guimarães elogia internacional brasileiro: «Perguntaram-me se me inspirava em alguém no meio-campo, e eu disse o nome dele»

Bruno Guimarães teceu rasgados elogios a Casemiro. O médio do Newcastle partilha o balneário com o jogador do Manchester United na Seleção Brasileira.

PUB

Mais Artigos Populares

A reação de Cristiano Ronaldo ao encontro com Donald Trump: «Obrigado, senhor presidente»

Cristiano Ronaldo já reagiu ao seu encontro com Donald Trump, na Casa Branca. O avançado português deixou um agradecimento ao presidente dos Estados Unidos.

Ausência de minutos de Arthur Cabral explicada por Davide Ancelotti: «Está a sacrificar-se porque tem problemas nas costas»

Arthur Cabral tem perdido tempo de jogo ao serviço do Botafogo. Em declarações è imprensa brasileira, Davide Ancelotti justificou a ausência.

Avançado do Real Madrid admite: «Hoje, Lamine Yamal é melhor do que eu e Lionel Messi é o melhor jogador do mundo»

Franco Mastantuono concedeu uma entrevista na qual reconheceu que Lamine Yamal é, atualmente, um jogador superior ao avançado do Real Madrid.