📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Se fosse hoje, não ia para o SL Benfica» – Entrevista BnR com Fernando Mendes

- Advertisement -

– Glória nacional: do FC Porto à Seleção –

“O Euro 1996 foi uma oportunidade que passou ao lado”

BnR: No FC Porto assumes-te, finalmente, como um jogador de topo e nas três épocas de azul-e-branco conquistas sempre dois troféus por temporada. No total somam-se três Campeonatos, duas Supertaças e uma Taça de Portugal. O que é que aquele FC Porto tinha que os demais não tinham?

Fernando Mendes: Uma organização acima da média e tínhamos uma equipa excelente! Quando cheguei já lá estavam o Aloísio, o Jorge Costa, o Paulinho Santos, o Rui Barros, o Jardel… Era extraordinário saberes que estás a jogar e que vais conseguir conquistar algo. Isto não apanhei em mais nenhum clube. E depois toda a envolvência que há à volta daquele símbolo, os próprios adeptos… Felizmente só os apanhei uma vez de mau humor: quando perdemos para a Taça de Portugal, em casa, com o Torreense. Aquela estrutura não te deixa faltar nada e quando lá estás preocupas-te apenas em jogar futebol, porque fora de campo está tudo tratado. Se as pessoas são boas contigo, tens de morrer por aquela gente.

BnR: Há aquela queda da tua filha, perto do campo do Ramaldense…

Fernando Mendes: Era disso que te falava! A miúda mais nova caiu e eu não soube de nada. Estava em estágio e só me disseram quando acabou o jogo: “Houve este problema, mas fica descansado, porque tratámos de tudo”. A minha ex-mulher ligou ao Reinaldo Teles e levaram-na ao hospital, fizeram radiografias e passado uma hora já estava em casa. Ficas agradecido para o resto da vida.

BnR: É também no Porto que registas a patente dos livres diretos em teu nome.

Fernando Mendes: Nos outros clubes, tirando o Belenenses, não me deixavam bater. Tive a felicidade de nos dois primeiros livres que marquei, terem dado golo. Foi no Bessa, ganhámos 2-0. No primeiro golo, pedi ao Rui Jorge para me deixar bater; passados cinco minutos, livre outra vez, e o Rui Jorge deu-me a bola, quando ainda havia o Zahovic, o Barroso… Depois ainda fiz mais uns quatro ou cinco seguidos, tive uma eficácia quase de 100%.

BnR: Esperavas ter estado no Euro 2000?

Fernando Mendes: No Euro 2000 não, porque já tinha 33 anos. No Euro 1996, sim. Quando fui para o Porto esperava. Foi no final daquela época do Belenenses e fui pré-convocado. Curiosamente, era o António Oliveira o selecionador e quinze dias depois estava a treinar-me. Fiquei um pouco desiludido, porque acho que merecia, mas também estava lá o Paulinho Santos, o Dimas… Foi uma oportunidade que passou ao lado.

BnR: Corrige-me se estiver enganado: estreias-te pela seleção a 29 de outubro de 1988, no Estádio Nacional, frente à Suécia, e logo a titular. O hino português tem outro encanto desde o relvado?

Fernando Mendes: Isso foi logo depois do Mundial do México. Estreei-me quando aqueles jogadores deixaram de ir à seleção. Em relação à tua pergunta, é uma sensação diferente, porque estás a representar a tua nação – embora já tivesse tido essa experiência nas camadas jovens. De todo o modo, ainda para mais naquele momento delicado [pós-“caso Paula”], em que estavam todos com os olhos postos em nós, a responsabilidade de vestir aquela camisola era gigante e ouvir o hino dali não tem comparação com ouvir das bancadas.

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona vai estudar dossier com atenção a partir de janeiro

O Barcelona conta com Marcus Rashford emprestado pelo Manchester United, sendo que tem em suas mãos uma cláusula de compra de 35 milhões de euros.

António Silva multado depois das palavras após Benfica x Casa Pia

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol confirmou que António Silva foi multado em 510 euros.

Real Madrid prepara mudanças no seu plantel e observa defesa central do Rennes

O Real Madrid pode avançar para a contratação de Jérémy Jacquet, defesa central que pertence aos quadros do Rennes.

Vitória SC x Benfica: Presidente do Vitória SC castigado com suspensão de 75 dias e multa

Suspensão de 75 dias e multa de 8568 euros para António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, após jogo com o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Miami paga 15 milhões de euros para manter Rodrigo De Paul

O Inter Miami ativou a cláusula para contratar Rodrigo De Paul a título definitivo. Atlético Madrid receberá 15 milhões de euros.

Moreirense x Benfica vai dar em canal aberto: onde ver?

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Moreirense para a Primeira Liga. Jogo será transmitido em canal aberto na TVI.

Arne Slot revela: «Vou conversar com Salah esta manhã»

Treinador Arne Slot vai falar com Mohamed Salah durante a manhã desta sexta-feira. Liverpool vive tempos de conflito.