«Se fosse hoje, não ia para o SL Benfica» – Entrevista BnR com Fernando Mendes

– Glória nacional: do FC Porto à Seleção –

“O Euro 1996 foi uma oportunidade que passou ao lado”

BnR: No FC Porto assumes-te, finalmente, como um jogador de topo e nas três épocas de azul-e-branco conquistas sempre dois troféus por temporada. No total somam-se três Campeonatos, duas Supertaças e uma Taça de Portugal. O que é que aquele FC Porto tinha que os demais não tinham?

Fernando Mendes: Uma organização acima da média e tínhamos uma equipa excelente! Quando cheguei já lá estavam o Aloísio, o Jorge Costa, o Paulinho Santos, o Rui Barros, o Jardel… Era extraordinário saberes que estás a jogar e que vais conseguir conquistar algo. Isto não apanhei em mais nenhum clube. E depois toda a envolvência que há à volta daquele símbolo, os próprios adeptos… Felizmente só os apanhei uma vez de mau humor: quando perdemos para a Taça de Portugal, em casa, com o Torreense. Aquela estrutura não te deixa faltar nada e quando lá estás preocupas-te apenas em jogar futebol, porque fora de campo está tudo tratado. Se as pessoas são boas contigo, tens de morrer por aquela gente.

BnR: Há aquela queda da tua filha, perto do campo do Ramaldense…

Fernando Mendes: Era disso que te falava! A miúda mais nova caiu e eu não soube de nada. Estava em estágio e só me disseram quando acabou o jogo: “Houve este problema, mas fica descansado, porque tratámos de tudo”. A minha ex-mulher ligou ao Reinaldo Teles e levaram-na ao hospital, fizeram radiografias e passado uma hora já estava em casa. Ficas agradecido para o resto da vida.

BnR: É também no Porto que registas a patente dos livres diretos em teu nome.

Fernando Mendes: Nos outros clubes, tirando o Belenenses, não me deixavam bater. Tive a felicidade de nos dois primeiros livres que marquei, terem dado golo. Foi no Bessa, ganhámos 2-0. No primeiro golo, pedi ao Rui Jorge para me deixar bater; passados cinco minutos, livre outra vez, e o Rui Jorge deu-me a bola, quando ainda havia o Zahovic, o Barroso… Depois ainda fiz mais uns quatro ou cinco seguidos, tive uma eficácia quase de 100%.

BnR: Esperavas ter estado no Euro 2000?

Fernando Mendes: No Euro 2000 não, porque já tinha 33 anos. No Euro 1996, sim. Quando fui para o Porto esperava. Foi no final daquela época do Belenenses e fui pré-convocado. Curiosamente, era o António Oliveira o selecionador e quinze dias depois estava a treinar-me. Fiquei um pouco desiludido, porque acho que merecia, mas também estava lá o Paulinho Santos, o Dimas… Foi uma oportunidade que passou ao lado.

BnR: Corrige-me se estiver enganado: estreias-te pela seleção a 29 de outubro de 1988, no Estádio Nacional, frente à Suécia, e logo a titular. O hino português tem outro encanto desde o relvado?

Fernando Mendes: Isso foi logo depois do Mundial do México. Estreei-me quando aqueles jogadores deixaram de ir à seleção. Em relação à tua pergunta, é uma sensação diferente, porque estás a representar a tua nação – embora já tivesse tido essa experiência nas camadas jovens. De todo o modo, ainda para mais naquele momento delicado [pós-“caso Paula”], em que estavam todos com os olhos postos em nós, a responsabilidade de vestir aquela camisola era gigante e ouvir o hino dali não tem comparação com ouvir das bancadas.

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Vieira tem novo interessado e pode mudar-se em definitivo para a Bundesliga

O Estugarda quer contratar um novo médio. Fábio Vieira está na lista dos alemães para este mercado.

Palmeiras nega abandono de conferência de imprensa por Abel Ferreira: «Não é verdade»

O Palmeiras reagiu à repercussão que a saída de Abel Ferreira da conferência de imprensa gerou. Clube nega abandono.

Paulo Gomes traça perfil de Richard Ríos: «É um motor com técnica, força e inteligência tática»

Paulo Gomes, em entrevista ao Bola na Rede, analisou o perfil de Richard Ríos, médio que defrontou em três ocasiões ao serviço do Botafogo SP.

Kerem Akturkoglu em dúvida para o Nice x Benfica devido a entorse no tornozelo

Kerem Akturkoglu está em risco de falhar o Nice x Benfica. Extremo turco sofreu entorse do tornozelo no treino.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a estratégia ao pormenor do FC Porto para esconder Luuk de Jong de todos e surpreender o mundo

Luuk de Jong foi apresentado como novo reforço do FC Porto na apresentação aos sócios e adeptos. Avançado surpreendeu todos.

Paulo Gomes analisa evolução do futebol na Arábia Saudita: «As equipas pequenas precisam de mais apoio para que a Liga Saudita possa efetivamente crescer»

Paulo Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede, onde abordou a evolução do futebol na Arábia Saudita e o investimento feito nos últimos anos.

Sporting só teve 2 ausências no regresso aos treinos para preparar arranque na Primeira Liga em 2025/26

O Sporting arrancou esta segunda-feira a preparação para o arranque da Primeira Liga. Casa Pia é o primeiro adversário dos leões.