Talento lusitano na melhor equipa do mundo – Entrevista a Nuno Bico

BnR: Qual vai ser o teu maior objetivo na Movistar?

NB: Nestes dois primeiros anos é aprender, disfrutar e fazer novos amigos e acima de tudo ser bom profissional e desempenhar o meu papel na equipa.

BnR: O que é para ti um bom profissional?

NB: Treinar o que o treinador diga, comer o que o nutricionista diga, cumprir as ordens de um diretor na corrida, ajudar os colegas, disciplina…

Nuno Bico pode entrar no melhor período da carreira
Nuno Bico pode entrar no melhor período da carreira

BnR: És dos mais novos dos 28. Vais juntar-te a Quintana e a Alejandro Valverde. O que é que esperas em ter estes dois nomes de peso na tua equipa?

NB: Acima de tudo espero poder aprender com eles. São duas pessoas que estão no topo da modalidade e se eu algum dia quiser ter o sucesso que eles têm tenho de seguir as passadas deles. Se eles conseguem estar e desempenhar tão bem o seu papel é porque sabem como lá chegar. E eu quero chegar lá.

BnR: Nelson Oliveira, o teu novo compatriota. Teres um português ao teu lado é importante para ti?

NB: Para além de ser português é um amigo. Conheço-o de europeus e mundiais ao serviço da seleção e damo-nos bastante bem. E acho que vai ser importante ter um amigo dentro da equipa porque é sempre uma boa ajuda.

BnR: O Tour, a Vuelta, o Giro … o que é que estas provas representam para ti?

NB: São importantes, mas, com o passar do tempo, começo a ter consciência que também há muitos corridas importantes. Há muitas clássicas que espero poder fazer como a Liège, um tour de Flandes, um Paris-Nice, que é uma corrida de uma semana muito importante também. Mas um dos meus grandes objetivos continua a ser fazer parte da seleção por uma dessas corridas de três semanas.

BnR: A tua contratação não foi muito explorada pela comunicação social portuguesa. Achas que os portugueses só se interessam pelas modalidades quando há medalhas olímpicas envolvidas?

NB: Os portugueses só se interessam por futebol. Mesmo nas modalidades uma medalha olímpica é uma chama curta. Na altura tem a importância que tem porque é uma medalha olímpica e é o expoente máximo da carreira desse desportista mas para a população o único desporto que tem aquela constante atração o ano todo é o futebol.

BnR: Mas tens pena que isso aconteça?

NB: Claro. Pela importância que as pessoas dão ao futebol é o desporto rei e a comunicação social consegue retirar daí as vendas e as audiências. É um ciclo.

BnR: Qual é a tua próxima e primeira corrida com a camisola da Movistar?

NB: Em princípio vou começar na Volta ao Algarve e na Volta ao Alentejo agora em Fevereiro.

Foto de capa: Helena Dias 

Cátia Borrego
Cátia Borregohttp://www.bolanarede.pt
A Cátia está habituada a que façam piadas com o seu nome. Aos 14 anos comprou uma égua lusitana com o dinheiro que poupou durante 3 anos. Agora consegue pôr a família toda a ver snooker. Já tentou ir duas vezes a Inglaterra ver o campeonato do mundo mas "é mais fácil receber uma carta para Hogwarts" do que arranjar bilhetes.                                                                                                                                                 A Cátia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 5 melhores avançados da Primeira Liga 25/26

É complicado escolher os melhores avançados da Liga. Só no Sporting, Benfica e FC Porto, é possível escolher 6 avançados de enorme qualidade

Portugal bate a Espanha e está na final do Europeu de Hóquei em Patins 2026

Portugal está na final do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2026. A equipa das quinas bateu a Espanha nas meias-finais.

Iniciar caminhada com o pé direito | Arménia x Portugal

Arménia, Hungria e República da Irlanda são as turmas que Portugal terá de ultrapassar para chegar ao Mundial 2026.

Fernando Santos continua sem ganhar pelo Azerbaijão e sofre goleada de 5-0 frente à Islândia

O Azerbaijão de Fernando Santos continua num mau momento. A equipa orientada pelo técnico português foi goleada por 5-0 frente à Islândia.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire comenta primeira vitória por Portugal Sub-21: «O adversário arriscou mais um bocado, tivemos espaço e acabámos com uma grande jogada e o...

Luís Freire abordou a vitória de Portugal frente ao Azerbaijão por cinco bolas a zero, num encontro relativo aos Sub-21.

US Open #1: Os destaques negativos do torneio feminino e masculino

Está a decorrer neste momento o US Open, aquele que é o último torneio do Grand Slam do calendário tenístico.

Arménia x Portugal: as 2 opções de Roberto Martínez para a lateral direita depois da lesão de Diogo Dalot

Portugal vai enfrentar a Arménia no sábado, em jogo da primeira jornada da qualificação para o Mundial 2026. Diogo Dalot foi dispensado.