Uma vida dedicada à AD Sanjoanense – Entrevista a Hélder Santiago

BnR: Já representou a equipa sénior da Sanjoanense por mais de 8 épocas consecutivas. Sente que o seu nome já está gravado na história deste clube?

H.S.: Sim, para além dessas oito épocas consecutivas como sénior, tenho 22 anos de casa, e são esses anos todos que me levam a estar gravado na história do clube. Sempre fui um jogador bastante acarinhado dentro do clube desde cedo, não só pelo empenho e dedicação que sempre disponibilizei pelo clube dentro de campo, mas também pelo carisma e amizade que construí com todas as direções e adeptos.

BnR: Tendo em conta que a atual época irá entrar numa fase decisiva, quais são objetivos que a Sanjoanense pretende alcançar até ao final do campeonato? A subida à principal divisão do campeonato português está no pensamento de toda a equipa ou é um objetivo complicado de atingir?

H.S.: Os objetivos da Sanjoanense este ano foram-se adaptando. Inicialmente, estabelecemos a meta da manutenção e, atingido esse objetivo, iriámos lutando jogo a jogo e ver até onde seriam os nossos limites. Nesta fase, os objetivos são exatamente os mesmos: lutar jogo a jogo e tentar chegar o mais longe possível. O facto de estarmos nesta fase final nos lugares cimeiros, que nos dão acesso ao Playoff-Final tem-nos feito sonhar um pouco com essa possibilidade, no entanto, aconteça o que acontecer, nada irá manchar a excelente época que estamos a fazer.

BnR: E em relação à Seleção Nacional, sei que chegou a vestir a camisola das Quinas. Recorda-se do seu primeiro jogo por Portugal? Gostaria de ter representado o nosso país numa prova de elevada importância como um Europeu ou Mundial?

H.S.: Sim, cheguei a vestir a camisola das Quinas num estágio antes do Europeu, em que fiz apenas um jogo treino. Recordo-me de que, apesar de já ter jogado com a maioria dos jogadores que lá estavam há dois anos atrás no Centro de Alto de Rendimento, senti-me super nervoso por estar a representar a seleção nacional. Apesar de tudo, não cheguei a ser selecionado para ir ao Europeu desse ano. É obvio que gostaria de ter estado presente, pois representar o nosso país numa competição importante é um sonho de todos, mas um privilegio só de alguns.

O jogador chegou a integrar os trabalhos das seleções jovens. Nesta foto, Helder é o primeiro atleta dos alinhados à frente (com o número 9, a contar da direita para a esquerda)

BnR: Certamente, já jogou e partilhou o balneário com inúmeros jogadores. Qual foi o que o mais marcou?

H.S.: De todos os jogadores com quem já partilhei o balneário, o que mais me marcou, a nível basquetebolístico, foi o José Silva, que representa atualmente o S.L. Benfica e a Seleção Nacional. Era e é um jogador bastante completo, e que procurava constantemente melhorar de dia para dia.

BnR: E em relação a treinadores, qual é a sua escolha e porquê?

H.S.: A nível de treinadores, tenho de destacar obviamente o Prof. Augusto Araújo, que foi o meu treinador na formação, no Centro de Alto Rendimento e nos séniores também.
É, sem dúvida, um grande treinador, com um conhecimento gigantesco de basquetebol e que será certamente a pessoa, que eu conheça, que mais vive este jogo.

BnR: Tem alguma história engraçada ou caricata que possa partilhar com os nossos leitores?

H.S.: Posso falar numa final distrital de Sub-20 contra a Ovarense, em Ovar, em que nós tínhamos de ganhar por quatro ou mais pontos para ser campeões. A uns segundos do fim, estamos a ganhar exatamente por quatro, e a Ovarense tem a posse de bola. Estamos concentradíssimos a defender, e eis que a Ovarense decide não atacar e fica com a bola até esgotar os segundos finais. No final, ambas as equipas começaram a festejar o título. No entanto, depois de algum tempo a fazer contas, chegou-se à conclusão que a Ovarense tinha feito mal as contas em casa e que quem seria realmente campeão eramos nós. Foi uma situação bastante engraçada e uma excelente maneira de terminar a minha formação.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.