Quinas de Ouro 2024: Assim CCB a força do desporto português

O Centro Cultural de Belém (CCB) vestiu o fato de gala para receber o mais importante evento da Federação Portuguesa de Futebol: as Quinas de Ouro 2024. O traje desportivo de jogadores, jogadoras e dirigentes do futebol, futsal e futebol de praia português deu lugar às vestes clássicas, num evento que também já o é.

Estivesse presente o saudoso Vasco Santana e diria que galardões há muitos. E homenagens também. Não surpreende: o objetivo era mesmo esse. E, sejamos honestos, não fosse esse o desiderato e pouca gente tiraria uma segunda-feira à noite para se deslocar às imediações do Padrão dos Descobrimentos sem a garantia de pastéis de Belém à discrição.

Valeu a pena fazê-lo. Por mais que não seja pelo momento em que Jorge Jesus juntou comédia, futebol e história de Portugal (quem nunca?), ao receber um dos galardões.

Paulo Madeira e Dimas Quinas de Ouro 2024
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

Valeu também a pena porque… Bem, porque tudo vale a pena se a alma não é pequena. E não deve haver alma maior do que a portuguesa, aquela alma coletiva e imortal que levou o nome de Portugal mundo fora, por mar, primeiro, e por relva, por quadra e por areia, depois.

E foi também esse Portugal do mundo que foi celebrado na reunião anual da Federação Portuguesa de Futebol. O Portugal de Cristiano Ronaldo, de Jorge Jesus e de todos os lusitanos que representam o país lá fora.

Os portugueses que, voltando a Pessoa, mais em concreto a Caeiro, comprovam que no que respeita a chutar um esférico somos mesmo do que tamanho do que vemos e não do tamanho da altura do nosso país.

Fernando Gomes e mulher
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

“Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer”. Ou até maior. E assim é, em parte, por mérito de muitos dos que foram celebrados e premiados nas Quinas de Ouro. E também por aqueles que não o foram, mas foram lembrados (e os que não foram, como Manuel Fernandes, que partiu este ano).

Os cameos de Rosa Mota e Carlos Lopes, a premiação de Rui Oliveira, Iúri Leitão, Miguel Monteiro e Cristina Gonçalves, campeões olímpicos e paralímpicos, e a recordação de José Manuel Constantino foram ouro sobre azul. Ou azul sobre o ouro das Quinas, que também eles representaram e elevaram, ainda que sem uma bola nos pés.

Foi uma festa bonita, mas, acima de tudo, importante. Para lembrar o passado. Para celebrar o presente. Para preparar o futuro. Só assim será possível continuar a ourar as quinas lusitanas.

É preciso não esquecer que Portugal é e sempre será um sonho de contínua e infinita materialização. Por isso, por mais que se conquiste, faltará sempre cumprir-se Portugal.

Humberto Coelho e mulher
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede
Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool disposto a chegar aos 74 milhões de euros e desviar defesa do Manchester United de Ruben Amorim

O Liverpool quer garantir a contratação de Jarrad Branthwaite. O defesa central do Everton é desejado também pelo Manchester United.

Imprensa italiana destaca Rui Borges e a ligação a Maradona: «Tornou-se um colecionador de sonhos»

Com o Nápoles x Sporting em perspetiva, o Corriere dello Sport dedicou um artigo a Rui Borges. Treinador dos leões em destaque.

Real Madrid quer reforçar plantel com 2 jogadores do Chelsea e tem ex-Benfica na lista

O Real Madrid quer reforçar o meio-campo e tem uma dupla do Chelsea na lista. Moisés Caicedo e Enzo Fernández são alvos dos merengues.

Frederico Varandas comenta mudanças no FC Porto e Benfica e não esquece declarações de Luís Filipe Vieira: «Parecia que tinha dado uma notícia sobre...

Frederico Varandas falou à partida para Itália. O presidente do Sporting falou do momento da equipa e dos rivais.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas: «O tricampeonato é um terramoto para o futebol português»

Frederico Varandas falou à partida para Itália. O presidente do Sporting falou do momento da equipa e do tricampeonato.

Jurgen Klopp responde aos críticos: «Todos podem pensar o que quiserem. Só têm de aceitar que faço o que quero»

Jurgen Klopp concedeu uma longa entrevista. O novo coordenador do futebol da Red Bull falou no novo cargo e na carreira e na paragem que teve.

Jurgen Klopp frustra planos de Cristóvão Carvalho: «Não sinto falta de nada»

Jurgen Klopp concedeu uma longa entrevista. O novo coordenador do futebol da Red Bull falou no novo cargo e na carreira e na paragem que teve.