As Conversas da Europa no World Scouting Congress

    André Vilas Boas, Diretor Desportivo do Rio Ave FC

    Fonte: Bola na Rede

    BnR: André, foi jogador do Rio Ave FC, capitão, esteve no Scouting do clube e agora está a diretor desportivo. Como é viver tantos anos, mesmo depois de acabar a carreira enquanto jogador, nesta casa que é o Rio Ave?

    André Vilas Boas [AVB]: É uma casa acolhedora. Eu sou de Vila do Conde, entrei lá com nove anos, é desde aí a minha casa, mas o mesmo se passa com os jogadores que vêm de fora. Sentem o clube como um clube acolhedor, é por isso que toda a gente gosta de estar cá e mesmo quando saem têm saudades, porque além de estarem numa cidade boa, é um clube que dá tudo o que um jogador precisa, além do acompanhamento pessoal, das infraestruturas de treino, é um clube bom para se estar.

    BnR: O Rio Ave FC, além do técnico, teve contratações sonantes, nomeadamente o Taremi e o Mané. Acha que realmente foi um bom defeso por parte do scouting do clube?

    AVB: Sim. O departamento de scouting foi criado há três anos, fui eu que o criei, e cada vez mais estamos a tentar evoluir. O futebol é sempre uma oportunidade e tentamos estar à frente de outros nas oportunidades de mercado que surgem. Para este mercado de transferências do verão que passou, optámos por uma política de espera, ou seja, haver jogadores que, em junho não conseguíamos contratar, então tivemos de ter alguma paciência, como o Diogo Figueiras, o Mehdi Taremi, o Carlos Mané, são jogadores difíceis de contratar, tivemos de ter alguma paciência e não cair naquela tentação de ir buscar outro porque poderíamos conseguir esses jogadores, focamo-nos realmente em contratar esses jogadores e conseguimos.

    BnR: Como foi gerido este investimento do Rio Ave, que contratou jogadores com algum relevo mas manteve-se dentro dos valores normais do clube? O que fez o clube para os jogadores aceitarem baixar os salários e virem para Vila do Conde?

    AVB: Há muitos jogadores que vêm para o Rio Ave para seguir outros casos de sucesso que por cá passaram. Este último ano, a partir de janeiro, tivemos o Rúben Semedo, que foi o sucesso que foi, e outros casos para trás. Eles vão um bocado ao encontro desses casos. O caso do Taremi não foi desse género, ele queria vir para a Europa e prescindiu de muito dinheiro no Catar para vir para a Europa, acreditou no Rio Ave, acreditou num treinador conceituado, o Queiroz também falou muito bem do clube, que era um clube bem estruturado e ele veio nessa vertente do clube em si, viu também os jogadores que por cá passaram, o Oblak, o Ederson, esses jogadores todos, e essa é uma forma boa de chamar os jogadores para o Rio Ave porque já passaram por cá outros bons jogadores.

    BnR: Acha que este plantel do Rio Ave é o mais valioso dos últimos anos em termos de notabilidade dos jogadores no imediato?

    AVB: É difícil ver isso, nós fizemos anos muito bons em que tivemos grupos em que se calhar não se dava o valor tão alto numa venda, mas em termos de equipa eram muito fortes. Tudo bem que este ano temos jogadores que se calhar poderão valer um bocadinho mais, esta época até vendemos um guarda-redes por cinco milhões, se conseguirmos fazer outra igual é ótimo. Mas temos jogadores de valor, o Nuno Santos, o Mané, o Borevkovic, o próprio Taremi. Temos jogadores de valor, mas nos outros anos também tivemos grandes equipas, tão ou mais fortes que esta.

    BnR: Qual é o objetivo desportivo do Rio Ave para esta época?

    AVB: O Rio Ave pensa muito no momento e jogo a jogo, não mete muitos objetivos para o fim da época. Se gostamos de bater aquilo que fizemos anteriormente? O nosso máximo de pontos na Liga é de 51 pontos, o objetivo é sempre bater esses 51 pontos, mas é tudo vivido semana a semana. O Rio Ave não pode pensar como um FC Porto ou SL Benfica, que lutam pelo título, nós vamos criando os nossos objetivos semana a semana.

    Artigo de Pedro Diniz e João Brandão

    Foto de Capa: Bola na Rede

    Artigo revisto por Diogo Teixeira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.