Advogado de direito desportivo explica possíveis sanções ao Manchester City e Chelsea

- Advertisement -

Diogo Soares Loureiro, advogado de direito desportivo e comentador do Bola na Rede, analisou as situações de Everton FC, Manchester City FC e Chelsea FC.

O Everton FC sofreu uma penalização de dez pontos na Premier League por violação das regras de lucro e sustentabilidade da Premier League. Ainda sem penalização, mas em análise devido aos incumprimentos financeiros na competição, o Manchester City e o Chelsea também podem vir a sofrer penalizações em breve.

Diogo Soares Loureiro, advogado de direito desportivo e comentador do Bola na Rede, analisou a situação de Manchester City e Chelsea, explicando o porquê das sanções e perspetivando o futuro das duas equipas inglesas.

«Da mesma forma que a UEFA tem pressupostos financeiros muito apertados, as Ligas também têm de ter e cada vez têm vindo a apertá-los mais. Mesmo em Portugal tem havido alguns problemas, principalmente no momento da inscrição porque os pressupostos têm de estar todos cumpridos aquando da inscrição. Mas por exemplo na La Liga, com o exemplo das alavancas financeiras do FC Barcelona e agora na Premier League os requisitos têm estado mais apertados a nível de regulamentos.

Essa questão dos dez pontos e da despromoção tem de estar previsto a nível regulamentar. Há sempre alguma discricionaridade no âmbito das sanções e é mais leve ou mais grave dependendo da reincidência, da negligência, do grau de violação em causa. Quero acreditar que se o Everton perdeu dez pontos é porque o regulamento assim o prevê. Se o Everton por uma só violação sofreu esta sanção, percebo que aumente o alarme em relação ao Chelsea e ao Manchester City que têm mais de 100 acusações. Claro que muitas delas podem ser leves e a do Everton pode ser muito mais grave, por isso mesmo o cúmulo das leves pode dar um cenário mais leve que a sanção do Everton.

Tudo dependerá do regulamento, das sanções previstas e da gravidade das sanções. Se as do Manchester City forem iguais às do Everton o cenário não é otimista para o Manchester City. O cenário real do Manchester City e do Chelsea descerem de divisão depende das sanções cometidas e do tipo de violação em causa. Se for provado que cometeram essas infrações e no regulamento estas forem sancionadas com a descida, então sim, correm risco real de descida de divisão. Se não estiver prevista a descida de divisão, então não é real o risco de descida de divisão».

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações! A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Equipa disposta a loucura por Lionel Messi: «Para mim, o dinheiro não importa»

O Al Ittihad gostaria de contar com Lionel Messi no seu plantel e pode realizar uma oferta histórica pelo argentino.

Nuno Borges bate Tomás Martín Etcheverry e segue em frente no torneio de Auckland na Nova Zelândia

Nuno Borges está apurado para a segunda ronda do torneio de Auckland, na Nova Zelândia. O tenista português bateu o argentino Tomás Martín Etcheverry.

Rodrigo Monteiro ruma ao topo: eis os planos do Palma Futsal para o português

Rodrigo Monteiro está muito perto de ser confirmado como reforço do Palma Futsal, deixando o Ferreira do Zêzere em definitivo.

André Clóvis seduz o mercado: avançado tem interessados e Académico de Viseu define preço milionário

André Clóvis pode ser a próxima grande venda da Segunda Liga. O avançado do Académico de Viseu conta com interessados.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC: jogador importante está a ser apontado à saída em janeiro

Telmo Arcanjo pode ser o próximo nome a deixar o Vitória SC. O médio ofensivo coleciona interessados em todo o globo.

Ruben Amorim já está a ser desejado: «Provavelmente estão a falar com ele neste momento»

Ruben Amorim encontra-se livre no mercado. Sol Campbell admitiu que o português pode assinar pelo Tottenham, sucedendo a Thomas Frank.

Lecce anuncia contratação de Oumar Ngom ao Estrela da Amadora

O Lecce anunciou a contratação de Oumar Ngom. O médio de 21 anos deixou o Estrela da Amadora e assinou contrato até junho de 2029.