Juan Jesus reage à absolvição de Acerbi: «Tenho dificuldade em compreender»

Francesco Acerbi foi acusado de insultos racistas a Juan Jesus, mas depois absolvido. O jogador do Nápoles reagiu ao desfecho.

Juan Jesus emitiu esta quarta-feira um comunicado oficial sobre a decisão do comité jurídico da Serie A em inocentar Francesco Acerbi das acusações de insultos racistas. O defesa-central brasileiro tem «dificuldade» em entender o desfecho:

«É uma avaliação que, embora respeite, tenho dificuldade em compreender e que me deixa com grande amargura (…) Não me sinto protegido de forma alguma por esta decisão, que se divide entre admitir que “a prova da infração foi definitivamente alcançada” e afirmar que não há certeza do seu carácter discriminatório, que, ainda de acordo com a decisão, só eu e “de boa fé” teria percebido».

Pode ler aqui em baixo o comunicado na totalidade:

«Li várias vezes, com grande pesar, a decisão com que o Juiz Desportivo considerou que não há provas de que eu tenha sido vítima de insultos racistas durante o jogo Inter-Nápoles de 17 de março passado: é uma avaliação que, embora respeite, tenho dificuldade em compreender e que me deixa com grande amargura.

«Estou sinceramente desiludido com o desfecho de um incidente grave que, erradamente, só podia ter tratado “como um cavalheiro”, evitando interromper um jogo importante com todo o incómodo que isso teria causado aos espectadores que estavam a assistir ao jogo, e confiando que a minha atitude teria sido respeitada e talvez tomada como exemplo.

Provavelmente, depois desta decisão, aqueles que se encontrarão na minha situação agirão de forma bastante diferente para se protegerem e tentarem refrear a vergonha do racismo que, infelizmente, está a lutar para desaparecer. Não me sinto protegido de forma alguma por esta decisão, que se divide entre admitir que “a prova da infração foi definitivamente alcançada” e afirmar que não há certeza do seu carácter discriminatório, que, ainda de acordo com a decisão, só eu e “de boa fé” teria percebido.

Não entendo, de facto, como é que a frase “vai-te embora preto, não passas de um preto…” pode ser certamente ofensiva, mas não discriminatória. Não consigo explicar porque é que só no dia seguinte e no campo de treinos da seleção nacional é que Acerbi começou a inverter a sua versão dos acontecimentos e não negou imediatamente, assim que o jogo terminou, o que realmente tinha acontecido.

Não esperava um desfecho destes, que receio – mas espero estar enganado – possa abrir um grave precedente para justificar determinados comportamentos a posteriori. Espero sinceramente que este caso, para mim triste, possa ajudar todo o mundo do futebol a refletir sobre uma questão tão séria e urgente».

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Técnico italiano apontado como sucessor de Rui Vitória no Panathinaikos

Paolo Vanoli está a ser apontado como futuro treinador do Panathinaikos. O emblema grego era orientado por Rui Vitória.

O primeiro golo da Champions 2025/26

O primeiro golo da Champions League 2025/26 foi da autoria de Promise David, que adiantou o Union SG frente ao PSV Eindoven.

Joan Laporta tem um sonho: Erling Haaland

Erling Haaland é o sonho de Joan Laporta para ser o próximo número 9 do Barcelona. O jogador norueguês pode substituir Robert Lewandowski.

Gigantes europeus atentos a defesa central do Palmeiras

Luis Benedetti desperta interesse de Arsenal, Napoli e Barcelona. O jovem de 19 anos estreou-se esta época a nível profissional pelo Palmeiras de Abel Ferreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City queria contratar Gianluigi Donnarumma apenas no final do seu contrato com o PSG

O Manchester City planeava contratar Gianluigi Donnarumma apenas em 2026. O contrato do guarda-redes era válido até ao verão desse ano.

Aos 37 anos, Juan Mata assina por novo clube

Juan Mata troca de clube na Austrália e aos 37 anos, assina pelo Melbourne Victory depois de na época passada ter defendido o Western Sydney.

André Castro promovido ao lugar de treinador adjunto de Francesco Farioli

O FC Porto decidiu promover André Castro ao posto de treinador adjunto de Francesco Farioli, abandonando a equipa B.