Mauro Jerónimo: «No Vietname há 100 milhões de habitantes e 100 milhões de pessoas apaixonadas pelo futebol»

- Advertisement -

Mauro Jerónimo é treinador do PVF-CAND, clube que joga na segunda divisão do Vietname. Na antecâmara da partida histórica da Taça do Vietname, o treinador destacou o peso da caminhada e caracterizou o futebol vietnamita.

Aos 35 anos, Mauro Jerónimo está a um passo de fazer história. O PVF-CAND, clube da segunda divisão do Vietname treinado pelo português, está a um jogo de se tornar na primeira equipa de uma divisão secundária a chegar à final da Taça do país neste século. Ao Bola na Rede, Mauro Jerónimo descreveu o caminho para o regresso, 18 anos depois, de uma equipa da segunda divisão a uma fase tão adiantada da competição.

«É um feito muito grande, normalmente as equipas da segunda liga não têm hipótese. Mas o nosso projeto de longevidade ajudou a equipa a poder competir. Já eliminámos duas equipas da primeira liga o que deu mais confiança aos jogadores. Vai ser um dia bonito para todos», regozijou o treinador português.

Há cinco anos no Vietname, Mauro Jerónimo optou por um caminho diferente para aproveitar a qualidade à disposição. No PVF-CAND, o técnico chamou o protagonimo aos jogadores, principais destaques num futebol mais associativo, quando comparado à norma do país marcada pela procura da transição e da rapidez no desenrolar dos ataques

«Procuramos retirar a bola ao adversário, ficar com a bola e evitar que a equipa adversária bata bolas longas na frente. Jogamos em bloco alto a pressionar a primeira fase de construção e tentamos ter a posse de bola num jogo associativo em que os jogadores desfrutem. Quando chegámos aqui eles estavam talhados para jogar só em contra-ataque. Não queremos ser diferentes só por moda. Como os jogadores do Vietname são baixos, móveis, dinâmicos e com gravidade baixa têm qualidade para jogar um futebol de passe, a dois ou três toques e com muito drible no último terço. Acreditamos que este estilo de jogo é benéfico para o desenvolvimento do jogador e para a própria seleção do Vietname que tem um estilo de jogo parecido», enalteceu Mauro Jerónimo.

Apesar de muito rápido e dinâmico, o futebol no Vietname é praticado em condições adversas. O clima, o horário das partidas e as condições nos jogos fora de casa são fatores que marcaram o percurso do PVF-CAND de Mauro Jerónimo na caminhada até às meias-finais da Taça.

«As condições climatéricas são um fator que influencia muito o nosso trabalho. São nove meses com 40 e tal graus e chove durante meses sem parar. As condições climatéricas obrigam a encontrar soluções para os problemas. Temos jogos durante a semana em horário laboral, durante a tarde com mais de 40 graus. Quando jogamos fora às vezes a relva é alta por estratégia ou por falta de tratamento o que complica o nosso estilo de jogo. Quando jogamos fora de casa, como o Vietname é um país grande, viajam poucos adeptos e sentes que estás mesmo a jogar fora de casa. Mas temos de arranjar soluções e não é por isto que não vamos ganhar», garantiu Mauro Jerónimo.

Num país onde «há 100 milhões de habitantes e 100 milhões de pessoas apaixonadas pelo futebol», Mauro Jerónimo só pensa em deixar o nome na marca dos vencedores. Quanto ao término do contrato, o técnico deixa uma garantia.

«Tenho de estar aberto ao mundo em termos de trabalho. Se voltar a Portugal voltaria a estar perto da família e facilitaria a comunicação. Em termos de trabalho em si é mais fácil trabalhar em Portugal. O treinador estrangeiro sente que só usa 60% das capacidades pelo facto de ser difícil comunicar com as pessoas. Voltar para Portugal é um objetivo mas tem de ser num projeto que valha a pena e com longevidade, que trabalhe para o presente e para o futuro», finalizou o treinador português.

O PVF-CAND defronta o Thabh Hóa esta quarta-feira, dia 16 de agosto, com o apito inicial marcado para as 12:00 portuguesas no jogo da semifinal da Taça do Vietname onde ganhar é sinónimo de dar mais um passo numa caminhada histórica já por si.

Mauro Jerónimo PVF-CAND
Fonte: PVF-CAND

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.