Mauro Jerónimo: «No Vietname há 100 milhões de habitantes e 100 milhões de pessoas apaixonadas pelo futebol»

Mauro Jerónimo é treinador do PVF-CAND, clube que joga na segunda divisão do Vietname. Na antecâmara da partida histórica da Taça do Vietname, o treinador destacou o peso da caminhada e caracterizou o futebol vietnamita.

Aos 35 anos, Mauro Jerónimo está a um passo de fazer história. O PVF-CAND, clube da segunda divisão do Vietname treinado pelo português, está a um jogo de se tornar na primeira equipa de uma divisão secundária a chegar à final da Taça do país neste século. Ao Bola na Rede, Mauro Jerónimo descreveu o caminho para o regresso, 18 anos depois, de uma equipa da segunda divisão a uma fase tão adiantada da competição.

«É um feito muito grande, normalmente as equipas da segunda liga não têm hipótese. Mas o nosso projeto de longevidade ajudou a equipa a poder competir. Já eliminámos duas equipas da primeira liga o que deu mais confiança aos jogadores. Vai ser um dia bonito para todos», regozijou o treinador português.

Há cinco anos no Vietname, Mauro Jerónimo optou por um caminho diferente para aproveitar a qualidade à disposição. No PVF-CAND, o técnico chamou o protagonimo aos jogadores, principais destaques num futebol mais associativo, quando comparado à norma do país marcada pela procura da transição e da rapidez no desenrolar dos ataques

«Procuramos retirar a bola ao adversário, ficar com a bola e evitar que a equipa adversária bata bolas longas na frente. Jogamos em bloco alto a pressionar a primeira fase de construção e tentamos ter a posse de bola num jogo associativo em que os jogadores desfrutem. Quando chegámos aqui eles estavam talhados para jogar só em contra-ataque. Não queremos ser diferentes só por moda. Como os jogadores do Vietname são baixos, móveis, dinâmicos e com gravidade baixa têm qualidade para jogar um futebol de passe, a dois ou três toques e com muito drible no último terço. Acreditamos que este estilo de jogo é benéfico para o desenvolvimento do jogador e para a própria seleção do Vietname que tem um estilo de jogo parecido», enalteceu Mauro Jerónimo.

Apesar de muito rápido e dinâmico, o futebol no Vietname é praticado em condições adversas. O clima, o horário das partidas e as condições nos jogos fora de casa são fatores que marcaram o percurso do PVF-CAND de Mauro Jerónimo na caminhada até às meias-finais da Taça.

«As condições climatéricas são um fator que influencia muito o nosso trabalho. São nove meses com 40 e tal graus e chove durante meses sem parar. As condições climatéricas obrigam a encontrar soluções para os problemas. Temos jogos durante a semana em horário laboral, durante a tarde com mais de 40 graus. Quando jogamos fora às vezes a relva é alta por estratégia ou por falta de tratamento o que complica o nosso estilo de jogo. Quando jogamos fora de casa, como o Vietname é um país grande, viajam poucos adeptos e sentes que estás mesmo a jogar fora de casa. Mas temos de arranjar soluções e não é por isto que não vamos ganhar», garantiu Mauro Jerónimo.

Num país onde «há 100 milhões de habitantes e 100 milhões de pessoas apaixonadas pelo futebol», Mauro Jerónimo só pensa em deixar o nome na marca dos vencedores. Quanto ao término do contrato, o técnico deixa uma garantia.

«Tenho de estar aberto ao mundo em termos de trabalho. Se voltar a Portugal voltaria a estar perto da família e facilitaria a comunicação. Em termos de trabalho em si é mais fácil trabalhar em Portugal. O treinador estrangeiro sente que só usa 60% das capacidades pelo facto de ser difícil comunicar com as pessoas. Voltar para Portugal é um objetivo mas tem de ser num projeto que valha a pena e com longevidade, que trabalhe para o presente e para o futuro», finalizou o treinador português.

O PVF-CAND defronta o Thabh Hóa esta quarta-feira, dia 16 de agosto, com o apito inicial marcado para as 12:00 portuguesas no jogo da semifinal da Taça do Vietname onde ganhar é sinónimo de dar mais um passo numa caminhada histórica já por si.

Mauro Jerónimo PVF-CAND
Fonte: PVF-CAND

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Bomba: Lyon de Paulo Fonseca vai jogar a Ligue 2 em 2025/26

O Lyon desceu de divisão devido a crise financeira. Histórico francês vai disputar a Ligue 2 na próxima temporada.

FC Porto: Gabriel Verón perto de trocar Santos por outro clube do Brasileirão

Gabriel Verón não vai continuar no Santos. FC Porto deve emprestar avançado ao EC Juventude, também do Brasileirão.

Duarte Correia assina contrato profissional pelo Sporting

Duarte Correia assinou um contrato profissional pelo Sporting. Defesa apontou Gonçalo Inácio como a maior referência.

Atlético Madrid fecha reforço por 30 milhões de euros após eliminação no Mundial de Clubes 2025

O Atlético Madrid garantiu a contratação de Johnny Cardoso ao Real Betis por 30 milhões de euros. Reforço para a próxima época.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Conceição em risco de falhar duelo com Manchester City no Mundial de Clubes 2025

Francisco Conceição não treinou esta terça-feira e está em dúvida para o jogo entre a Juventus e o Manchester City no Mundial de Clubes 2025.

Bayern Munique lança jogador que já assinou com outro clube a titular contra o Benfica

Leroy Sané é titular contra o Benfica. Avançado já assinou com o Galatasaray e pode fazer a despedida do Bayern Munique.

Bruno Lage lança alerta antes do Benfica x Bayern Munique: «Vai estar terrível para os dois»

O Benfica vai enfrentar o Bayern Munique na terceira e última jornada do Mundial de Clubes 2025. Bruno Lage anteviu o encontro.