«A medalha de bronze em Zurique foi o título mais saboroso que conquistei até hoje» – Entrevista BnR com Miguel Pisco

    -Opinião acerca do Judo português-

    BnR: Dado que já competes em provas de alto nível desde 2011, acreditas que os campeonatos nacionais estão ao nível das provas internacionais, em termos de organização e competitividade?

    MP: A organização das provas nacionais é muito boa, sendo melhor do que em muitos países. Em termos de competitividade, estamos abaixo da maioria dos países europeus ou asiáticos, tanto em qualidade como em quantidade. Penso que é algo deve ser melhorado.

    BnR: O Jorge Fonseca conquistou a medalha de ouro nos Mundiais em Tóquio há pouquíssimo tempo. Acreditas que é possível que ele ou outro/a judoca conseguir alcançar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do próximo ano?

    MP: Acredito que, com este título, o Jorge seja o nosso maior candidato a medalhas, apesar de existirem outros potenciais candidatos. Se será de ouro, é sempre difícil dizer num desporto como o Judo, mas sem dúvida que o Jorge é um sério candidato à medalha, como ele próprio assumiu.

    Miguel Pisco acredita que Jorge Fonseca poderá atingir o ouro olímpico no próximo ano
    Fonte: Arquivo pessoal do entrevistado

    BnR: Numa altura em que se fala sistematicamente em igualdade de géneros, vê-se que o Judo é um desporto em que não existe muitas diferenças entre homens e mulheres, em termos de competitividade e notoriedade. Sentes que este exemplo deveria ser transporto para outras modalidades e, talvez, outras áreas da nossa sociedade?

    MP: Ainda existem algumas diferenças na competitividade do Judo masculino e feminino, contudo penso que é um dos desportos onde mais se trabalha para inverter essa situação e sinto que existe muito respeito por um atleta de alto nível no nosso meio, independentemente de ser mulher ou homem. E, sem dúvida que deveria ser assim em todas as áreas da sociedade, inclusive noutros desportos.

    BnR: Apesar de já serem notórias algumas boas instalações existentes em Portugal para a prática do Judo, o Futebol continua a manter a preferência entre o público português. Tem alguma esperança que no futuro se assista a um aumento do número de pessoas a ter o Judo como desporto favorito e praticado?

    MP: Espero que o desporto, de forma geral, evolua em Portugal. Apesar de toda gente ver e discutir Futebol, sinto que existe uma grande lacuna na cultura desportiva e na literacia motora no nosso país. Claro que quero que o Judo cresça, e tem crescido muito, mas tenho noção de que existe um longo caminho a percorrer para tornar o Judo mais acessível e atraente a todos.

    Foto de Capa: Federação Portuguesa de Judo

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Guilherme Costa
    Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
    O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.