Do CNS à Primeira num salto – Entrevista a Talocha

- Advertisement -

entrevistas bola na rede

Do Vizela para o Boavista, João Silva, mais conhecido nos relvados por Talocha, é atualmente um dos titulares do onze da formação orientada por Miguel Leal e um dos destaques do campeonato na sua posição. O Bola na Rede esteve à conversa com o jogador sobre o seu percurso e as dissemelhanças entre o Campeonato de Portugal Prio e na Liga NOS.

Bola na Rede (BnR): Começaste a praticar futebol desde muito cedo nas camadas jovens do Famalicão, de onde és natural. O que é que te atraiu particularmente neste desporto? Tens algumas referências?

Talocha (T): Sim, comecei muito cedo no futebol, uma vez que em casa o futebol era um tema muito falado. O meu pai praticava futebol, foi muitos anos jogador do Famalicão e, então, apanhei aí o vício do futebol. Relembro que a alcunha Talocha também foi herdada do meu pai.

BnR: Na temporada 2013/2014 deu-se a tua mudança para o Vizela, clube onde permaneceste durante três épocas e realizaste perto de uma centena de partidas oficiais. Como analisas o teu percurso pelo clube?

T: A mudança foi muito pensada, mas são as opções da vida. Decidi optar pelo trabalho e pelo futebol. Poucas pessoas entendiam e eram contra a minha decisão. Aí surgiu o Vizela, um clube com história e eu não hesitei: disse logo que sim. Estava pronto para a mudança e para dar o meu melhor. Na primeira época cheguei e consegui agarrar o clube. Foi uma época em que superamos as expetativas de toda a gente e ficou muito perto o sonho. Na segunda época superamos tudo na primeira fase, mas, devido a um caso raro, não conseguimos a fase de subida. Na terceira época, aí sim, conseguimos o pleno: a tão desejada subida de divisão que aquele clube merecia por todas as pessoas que o envolvem. Foram muitas partidas. Que me lembre, falhei duas na primeira época e uma na segunda. Na terceira época fui totalista. Resumindo, foram três épocas muito boas e onde posso dizer que fui muito feliz.

BnR: Uma inolvidável prestação individual frente ao Sporting nos oitavos de final da 75ª edição da Taça de Portugal colocou o teu nome em evidência na imprensa desportiva. Sentiste, alguma vez, que estarias próximo de dar um passo maior na carreira?

T: Esse dia vai ficar para a vida, claro. Não são todos os dias que se fazem dois golos ao Sporting. Sentir que poderia dar o salto, uma pessoa sente sempre. Quem anda no futebol tem sempre a esperança de dar o salto na carreira e não ia ser por esse jogo que iria pensar ainda mais. É bom aparecer na imprensa, mas o sonho já estava há muito na cabeça.

Talocha nos tempos do Vizela Fonte: Vizela Digital
Talocha nos tempos do Vizela
Fonte: Vizela Digital

BnR: Foi como lateral esquerdo que te destacaste ao serviço do Vizela e, numa votação da Federação Portuguesa de Futebol, foste, inclusive, considerado o melhor jogador do Campeonato de Portugal nessa mesma posição. Podes ocupar outras posições no terreno de jogo?

T: O prémio de melhor lateral é sempre um motivo de orgulho. No campo, sim, posso ocupar outras posições como, por exemplo, defesa central e também já joguei como lateral direito, mas essa foi mesmo por necessidade.

BnR: Despertaste, também no Vizela, a atenção de outros emblemas, tendo surgido a proposta do Boavista. Como reagiste? Recebeste outras propostas?

T: Fiquei muito contente, de sorriso nos lábios, o normal… O sonho estava ali tão perto, ainda para mais do Boavista, um clube histórico do futebol português. Foi a primeira proposta que recebi e, como estava do meu agrado, assinei logo.

Daniel Dantas
Daniel Dantashttp://www.bolanarede.pt
O Daniel tem 21 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e, a par da música, do cinema e da literatura, o desporto é uma das suas paixões.                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis de la Fuente também já foi questionado sobre Caso ‘Cristiano Ronaldo’: «Cada situação é única e irrepetível»

Luis de la Fuente, selecionador de Espanha, foi questionado sobre o alegado conflito entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus.

Torreense já tem adversário para os oitavos de final da Europa Cup

O Torreense terá pela frente o Sparta de Praga nos oitavos de final da Europa Cup, depois da vitória na última eliminatória frente ao FC Kharkiv.

Portugal já treinou esta sexta-feira: eis as novidades

Portugal já treinou durante esta sexta-feira, depois da vitória contra a Dinamarca. A equipa já se encontra em Vila Nova de Gaia.

Iván Barbero renova com o Arouca até 2028

O Arouca confirmou a renovação com Iván Barbero, avançado espanhol de 28 anos, até 2028. O acordo foi selado nesta sexta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos deixa últimas palavras como treinador do Rio Ave: «Significou muito»

Sotiris Silaidopoulos, afastado do comando técnico do Rio Ave na última quinta-feira, deixou uma mensagem de despedida ao clube de Vila do Conde.

Sporting pinta autocarro de cor de rosa para lutar contra o Cancro da Mama: «O papel do Sporting passa por inspirar cada um de...

O Sporting voltou a apresentar uma nova iniciativa enquadrada no Outubro Rosa e na luta contra o Cancro da Mama. Autocarro pintado de cor-de-rosa.

Portugal atinge registo inédito com a vitória na Dinamarca e faz história

Portugal nunca tinha marcado quatro golos na casa de uma seleção no top-25 do Ranking UEFA. Vitória contra a Dinamarca foi histórica.