📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Se fosse hoje, não ia para o SL Benfica» – Entrevista BnR com Fernando Mendes

- Advertisement -

– Os elogios a Jesus e a experiência nas claques –

“Jesus tem uma paixão tremenda pelo jogo e consegue transmiti-la aos jogadores”

BnR: De regresso ao nacional, que é bom, terminas a carreira num Vitória FC que tinha ao leme um treinador que já dava nas vistas pelo seu método de trabalho. Em que é que Jorge Jesus é diferente?

Fernando Mendes: Se tivesse apanhado o Jesus com 22 anos, estava pouco tempo no futebol português. A forma dele lidar com os jogadores não é fácil, o nível de exigência é diário e a pressão é constante. Outra coisa: os treinos eram muito dele; com a maior parte dos treinadores, os treinos são muito standard. Ali não: são situações criadas por ele para aplicar nos jogos. Fazes coisas até à exaustão. E isto vê-se nas suas equipas. Por exemplo, quando treinava o Benfica, trouxe os bloqueios do basquetebol; quantos golos é que o Benfica marcou assim? Até que passados dois ou três anos é que começaram a dizer que tinha de ser falta, pois ele consegue transportar coisas de outras modalidades para os treinos das suas equipas. É esgotante trabalhar com ele, mas como pessoa é top, cinco estrelas. Tem uma paixão tremenda pelo jogo e consegue transmiti-la aos jogadores.

Fonte: Facebook Fernando Mendes

BnR: Fizeste amigos no futebol?

Fernando Mendes: Fiz alguns, não muitos. Conhecidos fiz muitos.

BnR: Em 2016, capitaneaste a equipa de veteranos do Sporting CP. Ainda dás uns toques ou trocaste a bola pelas bandarilhas?

Fernando Mendes: [Risos] Por acaso gosto de corridas de touros, mas não sou um aficionado. Também sou de uma zona em que a existe muito essa tradição… A experiência nos veteranos foi durante algum tempo, numa fase muito complicada da minha vida, e fico-lhes eternamente agradecido. Atravessei uma fase muito crítica da minha vida e o ter ido para os veteranos ajudou-me a fugir de muita coisa, e a reencontrar o caminho para a vida. Mas jogar já não tenho paciência… Primeiro, porque fui operado ao tendão de Aquiles – uma lesão aos 50 anos e que nunca tive no futebol profissional – e depois, por força da atividade que tenho atualmente [comentador de futebol num canal de televisão], há muitas pessoas que me detestam e sempre que ia jogar passavam o jogo a insultar-me. Quando puder hei de voltar… Para as almoçaradas!

BnR: Mas continuas a ir com a tua mulher ver o Sporting ao estrangeiro?

Fernando Mendes: Quando tenho oportunidade! O último foi em Londres, frente ao Arsenal. Como muitas vezes comento os jogos em direto, é difícil. Mas nesse jogo com o Arsenal… Nunca tinha visto algo assim! Fiquei mesmo no meio da Juve Leo, por trás da baliza para onde o Sporting atacou na segunda parte. Saí do hotel, encontrámo-nos todos no metro e depois fomos a pé e em fila a cantar até ao Emirates. Nunca tinha tido essa experiência e foi fantástico.

BnR: Sentiste-te reconhecido pelos adeptos?

Fernando Mendes: Sim, até porque tenho muitos amigos nas claques. Isso é outra coisa que me deixa triste, tudo o que se está a passar, porque há lá pessoas fantásticas e fazem muita falta. Basta ires ver um jogo do Sporting, parece que estás num velório.

BnR: Se este vírus fosse um daqueles pombos contra os quais disparavas desde o balneário da antiga Luz, podíamos todos ficar tranquilos se fosse buscar a tua pressão de ar?

Fernando Mendes: De certeza absoluta! Se conseguia acertar numa placa pequenina que dizia “Treinador Principal”… Tomara que o mal fosse esse, para eu resolver isto com a minha pressão de ar.

Obrigado, Fernando.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.