5 nomes que Roberto Martínez devia convocar para os jogos de Portugal

- Advertisement -

A convocatória de Portugal para os jogos de preparação frente ao México e aos Estados Unidos, em março de 2026, assume particular importância por ser a última antes do Mundial. Estes encontros representam uma oportunidade decisiva para o selecionador Roberto Martínez observar novas soluções, testar diferentes perfis de jogadores e avaliar quem pode acrescentar qualidade e profundidade ao grupo que seguirá para a fase final.

Portugal José Alvalade
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Nesse sentido, apresentamos uma lista de cinco jogadores que podem surgir como boas opções para estes últimos testes de Portugal antes da fase final da maior competição de seleções.

5.

Paulinho Sporting
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Paulinho (Toluca) – O antigo avançado do Sporting surge como uma opção válida tendo em conta o excelente momento de forma que atravessa no Toluca, onde se tem destacado pela eficácia goleadora. Oferece à seleção um perfil de ponta-de-lança de área que Portugal não tem em abundância, sendo forte na finalização e no jogo dentro da área.

A sua experiência competitiva pode também acrescentar maturidade ao grupo. Importa ainda referir a ausência de Cristiano Ronaldo, devido a lesão, o que abre espaço a novas soluções para o ataque.

4.

Mateus Fernandes (West Ham) – A eventual chamada de Mateus Fernandes por Roberto Martínez insere-se numa lógica tática clara de diversificação de perfis no meio-campo.

Num setor onde predominam médios mais posicionais ou criativos, a sua inclusão permitiria acrescentar verticalidade, intensidade e agressividade com bola, especialmente em jogos mais partidos ou frente a blocos médios. Estes encontros de preparação são, precisamente, o contexto ideal para testar este tipo de alternativa com vista ao Mundial.

3. 

Afonso Moreira (Lyon) – O extremo do Lyon seria uma chamada lógica pela combinação de juventude, talento técnico e experiência crescente num campeonato competitivo como a Liga francesa.

Afonso Moreira destaca-se pela criatividade, capacidade de desequilíbrio no um-contra-um e imprevisibilidade no último terço, características que podem acrescentar novas dinâmicas ao ataque português. A sua integração permitiria também começar a preparar soluções de futuro na seleção.

2.

Gonçalo Guedes (Real Sociedad) – Poderia ser uma opção interessante para estes jogos de preparação, apesar de não fazer parte das convocatórias mais recentes da seleção.

Trata-se de um jogador que vive um bom momento na Real Sociedad, onde tem somado golos — nove em todas as competições — e apresentado regularidade, com 34 jogos disputados.

Além disso, é um jogador com experiência internacional e que já demonstrou qualidade em grandes palcos, destacando-se pela velocidade, pela capacidade de remate de meia distância e pela versatilidade para atuar em várias posições do ataque.

A sua convocatória permitiria a Roberto Martínez testar uma solução ofensiva com experiência em contextos de elevada exigência, ao mesmo tempo que reavaliaria um jogador que já teve impacto na seleção portuguesa em momentos importantes. Basta recordar a final da Liga das Nações de 2019, em que Gonçalo Guedes marcou o golo decisivo frente aos Países Baixos.

1.

Cláudio Braga (Heart of Midlothian) –  Sem Cristiano Ronaldo na lista, a convocatória abre espaço para novas caras e Cláudio Braga pode ser uma das grandes surpresas.

Numa época de sonho no Heart of Midlothian, atual primeiro lugar da liga escocesa, o avançado português tem demonstrado regularidade e competitividade num contexto exigente fisicamente.

Trata-se de um avançado móvel, com boa capacidade de pressão e finalização, que oferece um perfil alternativo no ataque e que poderia aproveitar jogos amigáveis para mostrar o seu valor e aumentar a profundidade das opções ofensivas da seleção portuguesa. De assinalar que, nesta temporada, leva 35 jogos disputados, 15 golos e cinco assistências, em todas as competições.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Playoffs NBA: Boston Celtics de Neemias Queta voltam a perder com os Philadelphia 76ers e terá de haver Jogo 7

Os Boston Celtics perderam com os Philadelphia 76ers por 106-93 nos playoffs da NBA. Terá de haver o Jogo 7 para decidir quem passa.

António Salvador após triunfo do Braga: «Este é o reflexo de um futebol português que não deve ter medo de acreditar e que se...

António Salvador, presidente do Braga, deixa mensagem nas redes sociais após a vitória do Braga frente ao Friburgo na Europa League.

Eis o Ranking UEFA depois da vitória épica do Braga sobre o Friburgo na Europa League

O Braga venceu o Friburgo na primeira mão da meia-final da Europa League. Mais pontos para Portugal no Ranking UEFA.

Carlos Vicens dá novidades sobre as lesões de Ricardo Horta e Victor Gómez e destaca: «Os rapazes deixaram a alma e tiveram uma mínima...

Carlos Vicens reagiu ao triunfo do Braga frente ao Friburgo, na primeira mão das meias-finais da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Pau Víctor elogia exibição do Braga: «Muita personalidade contra uma equipa que pressiona forte em cima»

Pau Víctor analisou o desfecho do Braga x Friburgo. Gverreiros venceram na primeira mão das meias-finais da Europa League.

Paulo Oliveira lamenta lesão de Ricardo Horta: «Parece que a cada jornada perdemos um jogador, mas levanta-se outro»

Paulo Oliveira analisou o desfecho do Braga x Friburgo. Gverreiros venceram na primeira mão das meias-finais da Europa League.

João Moutinho: «A minha missão é disputar e ganhar títulos e por isso vim para o Braga»

João Moutinho analisou o desfecho do Braga x Friburgo. Gverreiros venceram na primeira mão das meias-finais da Europa League.