«O FC Shakhtar lutava para ser campeão em Portugal» – Entrevista a Luís Castro (Parte I)

- Advertisement -

Com a eliminatória frente ao SL Benfica à porta, o Bola na Rede conseguiu chegar à fala com Luís Castro. Numa grande entrevista exclusiva para o nosso site, o técnico do Shakhtar FC abre o jogo e fala sobre o encontro da Liga Europa, a sua carreira e sobre a experiência inesquecível de jogar a Liga dos Campeões, uma prova que de competência e de sorte, em que poderás apostar no bet bonusEsta é a primeira de duas partes desta grande entrevista exclusiva com um dos melhores treinadores portugueses do mundo.

– A saída de Portugal e a experiência na Ucrânia –

«Senti que estava na altura de partir de Portugal».

Bola na Rede: Luís, muito boa tarde e obrigado por ter aceitado o nosso convite. Começamos, obviamente, por esta sua experiência no FC Shakhtar, até porque disse há bem pouco tempo que não se via a sair de Portugal. O que mudou para ter escolhido este clube?

Luís Castro: Boa tarde. As propostas que nos aparecem são sempre analisadas de forma profunda. Houve várias de sair para o estrangeiro, mas depois de analisar o convite do Shakhtar senti que estava na altura de partir. E por vários motivos. Já tinha feito de tudo em Portugal enquanto treinador, já tinha sido diretor-técnico e passado por todos os escalões de formação. Agora, sinto-me estável, confortável e dominador, e não tive dúvidas sobre agarrar este trabalho no Shakhtar.

BnR: Chega à Ucrânia para substituir um treinador português. Paulo Fonseca deixou uma herança pesada no FC Shakhtar ou sente que vai ser capaz de prosseguir o seu bom trabalho na Ucrânia?

LC: O Paulo esteve bem, como já tinha estado noutros momentos da sua carreira e como está na AS Roma. Quando chegamos a um clube, aquilo que mais queremos que esse clube tenha é um rasto de vitória. Ao contrário do que as pessoas dizem sobre ser mais fácil ganhar num clube que ganhe poucas vezes, porque a pressão é menor, do que num clube que ganhe muitas e onde não há margem para errar: eu sou de opinião que é muito melhor pegar num clube com rasto de vitória, porque já existem pessoas habituadas a ganhar e com competências para ganhar. E quem chegar ao clube, se tiver competência, também vai ganhar. Felizmente, é o que está a acontecer aqui. O campeonato é o objetivo número um da época e há a sensação de que temos de ser campeões e isso sente-se em cada campo onde entramos. Estamos a fazer um bom percurso, nada está ganho, mas sente-se a alegria por irmos na frente. E isto também é fruto do trabalho do Paulo e do mister Lucescu, que projetaram o clube para um patamar ótimo. E eu sinto-me bem com essa herança.

BnR: O FC Shakhtar joga fora da sua cidade devido ao conflito na Crimeia. Como foi lidar com essa mudança? E que dificuldade é que coloca esse fator na preparação de jogos?

LC: O maior peso vai para o lado da logística, que é pesadíssima. Treinamos em Kiev e jogamos em Kharkiv, o que, como podem imaginar, acarreta muitos problemas a esse nível. Enquanto treinador, as coisas são feitas de forma muito natural, temos de ir preparando e pensando no que é a proposta diária de treino e de jogo. É aí que está todo o nosso foco. O clube ajusta-se ao que queremos fazer todos os dias. Têm sido fantásticos. O clube está habituado a trabalhar e a servir-nos da melhor maneira, como aconteceu com o Paulo e com o mister Lucescu. Tudo normal e tudo natural. Eles estão habituados a esta mudança e tudo corre de forma normal.

Luís Castro construiu uma boa relação com os seus jogadores
Fonte: FC Shakhtar

BnR: Ou seja, e pegando no que diz sobre a qualidade da sua equipa, diria que o Shakhtar, em Portugal, seria candidato ao título?

LC: Sim, claramente. Aliás, o percurso de Champions mostra isso. Uma equipa como a nossa, que perde dois jogos em casa, com o Manchester City e a Atalanta… Mas estamos a falar de uma Atalanta de Gasperini, que pode fazer um percurso interessante na Liga dos Campeões. De resto, não perdemos com o Zagreb, empatámos em Manchester e na Atalanta… Os jogadores que temos jogam na seleção ucraniana, seleção essa que ficou à frente de Portugal no apuramento para o Europeu, portanto isto tudo mostra o nosso nível enquanto equipa.

BnR: Ainda tem um certo amargo pela derrota com a Atalanta?

LC: Sim, são momentos difíceis de viver, mas não nos fere de morte. Nós sabemos que na Champions tudo pode acontecer. A 25 minutos do fim estávamos apurados para os oitavos e no final perdemos por 3-0. Assim como o Dínamo Zagreb, a duas jornadas do fim, estava a ganhar contra nós por 2-1 aos 95 minutos, e estava apurado, e chega ao final da fase de grupos em último lugar. Em quatro minutos tudo mudou. Temos de aceitar de forma natural.

BnR: Na Liga dos Campeões teve duas boas exibições perante o Manchester City de Pep Guardiola. O treinador espanhol disse-lhe alguma coisa, após o final do encontro? 

LC: Cumprimentámo-nos e desejámos felicidades para o futuro dele na prova, e ele desejou-nos o mesmo. Foi tudo muito cordial. No jogo de Kharkiv, não tivemos um desempenho tão bom como tivemos no Ethiad. E ele deu-nos os parabéns pela boa exibição.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Casa Pia cede Korede Osundina a clube da Segunda Liga Turca

Após duas épocas em Rio Maior, Korede Osundina foi emprestado pelo Casa Pia ao Muglaspor, clube que compete na Segunda Liga Turca.

Neco Williams renova contrato com o Nottingham Forest: eis a duração

Neco Williams tem novo contrato no Nottingham Forest. Lateral de 25 anos assinou vínculo válido de quatro épocas até 2030.

Nico Mantl rescinde com o Arouca após duas temporadas em Portugal

O Arouca chegou a acordo com o guarda-redes Nico Mantl para a rescisão de contrato. Alemão alinhou em 39 jogos pelos lobos.

Filipe Luís reage à vitória do AS Mónaco em Paris e enaltece Luis Enrique: «Não é apenas o melhor treinador do mundo, é um...

O AS Mónaco ganhou em Paris com reviravolta na segunda parte. Filipe Luís reagiu ao jogo e deixou elogios a Luis Enrique.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Enrique relembra derrota frente ao Sporting para explicar desaire na Ligue 1: «É o jogo típico em que és melhor do que o...

Luis Enrique utilizou a derrota em Alvalade para explicar o mau arranque de temporada do PSG, após escorregar frente ao AS Mónaco.

Bruno Pinheiro e o Gil Vicente x Académico de Viseu: «Queremos ir ganhar a Barcelos»

O Académico de Viseu vai a Barcelos para enfrentar o Gil Vicente na Primeira Liga. Fica com declarações de Bruno Pinheiro.

Nuno Dias: «Queremos voltar a ganhar tudo aquilo que já conseguimos e tentar vencer o que não conseguimos no ano passado»

O Sporting vai enfrentar este sábado o Benfica na Supertaça de Futsal. Fica com declarações do treinador Nuno Dias.