A tecnologia invadiu também o desporto?

    Mas a revolução tecnológica dentro dos clubes não se ficou só por aqui: aquilo a que se assistiu dentro dos centros de estágio dos clubes mais poderosos europeus foi também uma ajuda da tecnologia no próprio desenvolvimento dos seus jovens jogadores. O exemplo mais flagrante e conhecido em Portugal é o simulador gigante que existe no Caixa Futebol Campus, no Seixal, chamado 360S, e onde os jovens jogadores do SL Benfica conseguem treinar os seus reflexos e a sua precisão de passe; é um perfeito exemplo da forma como a tecnologia invadiu também a formação e reinventou os métodos de treino:

    Outro exemplo, e pegando noutro clube nacional, de como a tecnologia tem sido usada em prol do futebol de formação é o Sporting CP, que possui um software denominado de Football ISM. Esta ferramenta permite juntar observações e dados num só canal, sendo um software que está já obviamente presente na Academia em Alcochete e, certamente, tem ajudado, e muito, os olheiros do Sporting e os treinadores da formação leonina.

    E é precisamente pegando na deteção e prospeção de talentos que finalizo este artigo, depois de falarmos da tecnologia que entrou e ajudou os árbitros, os treinadores, os jogadores, a formação, falta falar da tecnologia que ajudou os olheiros (e os dirigentes) dos clubes de futebol (e um pouco por outros desportos também). Inúmeros softwares têm sido criados e os clubes têm usufruído deles, tendo acesso aos dados que os olheiros reúnem e aos relatórios de observação que colocam, podendo mais tarde ser consultados por quem toma decisões em relação à contratação – ou não – de novos talentos.

    Esta é uma ferramenta que veio simplificar e ajudar muito na comunicação do departamento de scouting dos clubes com os departamentos de futebol. Softwares como o TalentSpy são sobejamente conhecidos e alvo de várias parcerias com muitos clubes, dando a possibilidade aos clubes de terem acesso aos inúmeros relatórios de vários jogadores que ali são colocados.

    Se ficaste com dúvidas de como este tipo de softwares são trabalhados, nada melhor do que um vídeo explicativo, feito por quem habituado está a trabalhar no mundo do scouting:

     

    Foto de Capa: FIFA

    Artigo revisto por: Francisca Carvalho

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Pedro Cipriano
    Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
    Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.