📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Clube Futebol Benfica: A luta pela reafirmação no topo do Futebol Feminino

- Advertisement -

Atendendo à enorme evolução do Futebol Feminino português nos últimos cinco anos, o Bola na Rede foi até ao Campo Francisco Lázaro (Lisboa) fazer uma reportagem sobre um dos clubes com maior tradição na modalidade: o Futebol Benfica. Acompanhámos um dos treinos semanais e houve oportunidade para dar voz às protagonistas – treinadora e jogadoras – nomeadamente, quanto ao bom início de campeonato e às ambições para a época 2019/2020.

A Primeira Liga feminina 2019/2020 começou da melhor forma para o Futebol Benfica: duas vitórias nas duas partidas disputadas, com cinco golos marcados e nenhum sofrido. Devido a isso, não foi de estranhar a boa-disposição entre as atletas e o staff técnico do mítico “Fófó”, equipa que, em tempos não muito distantes, foi uma das referências no panorama do Futebol feminino em Portugal. Após ter alcançado o terceiro posto da classificação na época passada, o clube lisboeta parte para este novo desafio com a crença de poder atingir a mesma façanha, embora haja a consciência que para tal acontecer, é preciso batalhar imenso e estar pronto para qualquer desafio.

A treinadora de equipa, Madalena Gala, é a principal responsável por levar o Futebol Benfica a “bom porto” e conseguir alcançar os objetivos que são pretendidos para a nova época. Ligada ao “Desporto Rei” há cerca de 10 anos, a técnica vai para a sua terceira época à frente da equipa e tem uma própria filosofia de jogo, uma vez que, na sua opinião, “não existem sistemas táticos e/ou posições, existem sim dinâmicas e ocupações de espaços”, daí que o estilo de jogo seja dependente do “estilo e identidade de cada jogadora”.

Durante a semana de treinos, o trabalho desenvolvido é focado no próximo adversário, onde se “analisa os jogos e vê-se os pontos fortes e fracos”, mas a abordagem a cada jogo é sempre variada consoante a partida seguinte: “Frente a um Benfica, Sporting ou Sporting de Braga, os treinos são completamente diferentes quando vou jogar contra um Valadares ou Albergaria – sem querer desvalorizar estas equipas obviamente – porque contra as principais candidatas ao título que têm muitos mais argumentos, é literalmente ‘estratégia, estratégia e estratégia’, enquanto noutros jogos estamos a treinar mais o nosso modelo de jogo”.

Madalena Gala está otimista para a nova época
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Quanto aos objetivos para este ano, Madalena Gala afirma que serão os mesmos do ano passado – ficar no top-4 na Liga e ir o mais longe possível na Taça de Portugal -, pois tem “consciência que a disputa do título vai ser entre as três grandes equipas profissionais (Sporting, Benfica e Sp. Braga)”, ainda que o Futebol Benfica queira alcançar um lugar mais respeitado: “Não metemos de parte um lugar no top-3, porque senão íamos jogar contra esses adversários a dar de “graça” a vitória, e isso não pode acontecer. Temos de acreditar que somos as mais fortes ou que vamos sempre conseguir obter resultados muito bons”.

O passado repleto de conquistas não traz maior responsabilidade em obter triunfos na ótica da jovem timoneira do Fófó, uma vez que “não é o passado que faz querer ter resultados e também não há pressão de alguém no clube para vencer jogos”, mas sim “a exigência que eu e a minha equipa técnica pomos neste grupo de trabalho, e que as jogadoras transportam consigo nos treinos e jogos”, sendo que “a responsabilidade em obter resultados parte de mim, da minha identidade e do que pretendo das atletas”.

Por último, falou-se da ainda não-profissionalização do Futebol feminino e do facto disso retirar algum foco das atletas durante os treinos e jogos, e aí a mister Gala relativizou essa problemática e deu o seu ponto de vista: “Se elas (jogadoras) vêm ao treino depois de um dia inteiro de trabalho e/ou de aulas, seja qual for a sua ocupação, é porque estão dispostas a querer, fazer e dar tudo pela equipa. Obviamente que não é a mesma coisa eu ter se calhar uma equipa de profissionais, pois isso ajudaria a relativizar a carga horária das suas ocupações além do Futebol e estariam apenas focadas em jogar, o que seria ótimo, mas não é de todo possível, pois, em Portugal, ainda só há três clubes que vivem disso. Então, fazemos o nosso melhor e acho que o foco delas nunca vai ser retirado, porque se as jogadoras estão aqui às 21h três vezes por semana é porque querem mostrar que conseguem tão boas ou melhores que outras equipas”.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e FC Porto triunfam na Liga Europeia de Andebol

Benfica ganhou por 38-25 frente ao Ferencvaros enquanto o FC Porto venceu 44-31 ao Kriens. Ambos as partidas jogaram-se em Portugal.

José Mourinho esclarece tema Otamendi: «Não recusou falar no fim do jogo»

José Mourinho esclareceu que Nico Otamendi «não recusou falar no fim do jogo». Defesa argentino preferiu falar depois na zona mista.

José Mourinho sente falta de ex-Benfica: «Era uma situação impossível para o Benfica de controlar»

José Mourinho admitiu que gostaria de contar com Kerem Akturkoglu no Benfica. O jogador rumou ao Fenerbahçe no verão.

PSG fecha goleada com belo golo de Vitinha: Eis o momento

O PSG venceu fora de casa o Bayer Leverkusen por 7-2 na terceira jornada da fase de liga da Champions League. Belo golo de Vitinha.

PUB

Mais Artigos Populares

Jurgen Klopp revela o motivo por ter rejeitado o Manchester United

Jurgen Klopp revelou o porquê de ter rejeitado a oportunidade de treinar o Manchester United. Na altura, o técnico orientava o Borussia Dortmund.

José Mourinho mexeu no Benfica apenas ‘obrigado’: eis o banco das águias frente ao Newcastle United

José Mourinho realizou apenas uma alteração durante o encontro entre o Benfica e o Newcastle United, para a Champions League.

Vangelis Pavlidis: «Foi uma noite difícil para nós»

Vangelis Pavlidis falou depois do encontro entre o Benfica e o Newcastle United, válido pela terceira jornada da Champions League.