📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Histórias de um brasileiro no futebol português

- Advertisement -

cab reportagem bola na rede

Cheguei em Portugal há pouco mais de uma semana. Vim passar dois meses no país com a intenção de visitar a minha namorada e é claro como um bom amante do futebol, aproveitar a oportunidade de conhecer mais o esporte na Europa e em especial em Portugal. Minha morada é no Porto. Planejei essas férias para coincidirem com o calendário do futebol local, afinal que graça teria eu estar em Portugal sem que houvesse campeonato em disputa!? Nesse momento faço uma ressalva e digo que a minha namorada sabe disso e compreendeu. Pelo menos eu creio nisso.

Pisei em solo português justamente no dia do primeiro jogo do campeonato. Desde o Brasil eu já havia programado alguns jogos para ir e o primeiro jogo que assisti foi da equipe de maior torcida da cidade do Porto, o Futebol Clube do Porto. Porto e Estoril se enfrentaram no Dragão apenas três dias após a minha chegada.

Fui cedo para o jogo, cerca de três horas antes de começar a partida. Geralmente sempre chego muito cedo aos jogos, gosto de presenciar, gravar e conversar com os torcedores que vão chegando. Se tratando do meu primeiro jogo na Europa aí que eu teria que chegar cedo mesmo. Peguei o metro no centro da cidade do Porto e desci na “Estação Estádio do Dragão”. Ao subir as escadas rolantes me deparei com o majestoso estádio crescendo em meus olhos. O Dragão é lindo.

Visita ao Dragão foi marcante
Visita ao Dragão foi marcante

Com todos os ingressos vendidos antecipadamente a estreia do Porto no Campeonato Português se fazia muito esperada entre os adeptos. Presenciei muitos turistas com a camisa do Porto e animados em terem a oportunidade de irem ao jogo. Claro eu era um deles. Entretanto, não fui como adepto e sim como um apaixonado por futebol. Profissionalmente tentei extrair questões que envolvem o jogo que vão além da visão de um adepto.

Após algumas conversas com os adeptos resolvi que era o grande momento de entrar no estádio e me dirigir à cabine de imprensa do Dragão. Os portões se abriram uma hora e meia antes da bola rolar. A cada minuto que se passava a minha ansiedade aumentava e pensava a todo o momento, “É o meu primeiro jogo na Europa.” Parece banal, mas quem mora na América do Sul e ama o futebol sabe o que isso significa. Ainda mais se tratando de acompanhar um jogo do Porto que possui uma rica história e disputa anualmente as fases principais da UCL.

Quando os times entraram em campo, os bandeirões – proibidos em vários estádios no Brasil – foram erguidos. Os adeptos Portistas cantavam seus cânticos sem cessar. Os adeptos do Estoril – em menor número evidentemente – também estavam presentes para apoiar a sua equipe. O resultado final foi quatro a zero para os donos da casa. Mas para mim o resultado não importou. Nesse jogo não fui para analisar a partida e sim para me certificar do quanto eu sou apaixonado por esse esporte e do quanto o futebol é importante em uma sociedade.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Felgueiras interrompe registo positivo do FC Porto B e soma segunda vitória consecutiva na Segunda Liga

O Felgueiras somou a segunda vitória consecutiva na Segunda Liga ao vencer o FC Porto no Dr. Machado de Matos, por 1-0.

Francesco Farioli elogia Alverca e alerta FC Porto: «Jogar fora ainda é mais complicado»

Francesco Farioli fez a antevisão do Alverca x FC Porto. Treinador dos dragões com foco na vitória antes do Natal.

Curtis Jones confirma pedido de desculpas de Mohamed Salah ao plantel do Liverpool

Curtis Jones comentou a polémica envolvendo Mohamed Salah e confirmou que o avançado egípcio pediu desculpa ao plantel do Liverpool.

Ruben Amorim elogia jogador do Manchester United: «Percebe-se que tem muito mais para dar, mas está a melhorar fisicamente»

Ruben Amorim falou da atualidade do Manchester United. Declarações do treinador dos red devils a horas do Aston Villa.

PUB

Mais Artigos Populares

Viktor Gyokeres ouve novas críticas… mesmo com golo: «Nunca o vi ganhar um duelo»

Viktor Gyokeres marcou, mas nem assim escapou da crítica. Jamie Redknapp abordou o momento do avançado do Arsenal.

Bayern Munique vai oferecer 50 milhões de euros por internacional português

O Bayern Munique está de olho na contratação de Bruno Fernandes. Médio português tem futuro no Manchester United em dúvida.

Oliver Glasner desiludido com derrota do Crystal Palace: «O cansaço não é desculpa, hoje tivemos a mentalidade errada»

Oliver Glasner criticou duramente a atitude dos jogadores do Crystal Palace na derrota frente ao Leeds United.