Histórias de um brasileiro no futebol português

- Advertisement -

cab reportagem bola na rede

Cheguei em Portugal há pouco mais de uma semana. Vim passar dois meses no país com a intenção de visitar a minha namorada e é claro como um bom amante do futebol, aproveitar a oportunidade de conhecer mais o esporte na Europa e em especial em Portugal. Minha morada é no Porto. Planejei essas férias para coincidirem com o calendário do futebol local, afinal que graça teria eu estar em Portugal sem que houvesse campeonato em disputa!? Nesse momento faço uma ressalva e digo que a minha namorada sabe disso e compreendeu. Pelo menos eu creio nisso.

Pisei em solo português justamente no dia do primeiro jogo do campeonato. Desde o Brasil eu já havia programado alguns jogos para ir e o primeiro jogo que assisti foi da equipe de maior torcida da cidade do Porto, o Futebol Clube do Porto. Porto e Estoril se enfrentaram no Dragão apenas três dias após a minha chegada.

Fui cedo para o jogo, cerca de três horas antes de começar a partida. Geralmente sempre chego muito cedo aos jogos, gosto de presenciar, gravar e conversar com os torcedores que vão chegando. Se tratando do meu primeiro jogo na Europa aí que eu teria que chegar cedo mesmo. Peguei o metro no centro da cidade do Porto e desci na “Estação Estádio do Dragão”. Ao subir as escadas rolantes me deparei com o majestoso estádio crescendo em meus olhos. O Dragão é lindo.

Visita ao Dragão foi marcante
Visita ao Dragão foi marcante

Com todos os ingressos vendidos antecipadamente a estreia do Porto no Campeonato Português se fazia muito esperada entre os adeptos. Presenciei muitos turistas com a camisa do Porto e animados em terem a oportunidade de irem ao jogo. Claro eu era um deles. Entretanto, não fui como adepto e sim como um apaixonado por futebol. Profissionalmente tentei extrair questões que envolvem o jogo que vão além da visão de um adepto.

Após algumas conversas com os adeptos resolvi que era o grande momento de entrar no estádio e me dirigir à cabine de imprensa do Dragão. Os portões se abriram uma hora e meia antes da bola rolar. A cada minuto que se passava a minha ansiedade aumentava e pensava a todo o momento, “É o meu primeiro jogo na Europa.” Parece banal, mas quem mora na América do Sul e ama o futebol sabe o que isso significa. Ainda mais se tratando de acompanhar um jogo do Porto que possui uma rica história e disputa anualmente as fases principais da UCL.

Quando os times entraram em campo, os bandeirões – proibidos em vários estádios no Brasil – foram erguidos. Os adeptos Portistas cantavam seus cânticos sem cessar. Os adeptos do Estoril – em menor número evidentemente – também estavam presentes para apoiar a sua equipe. O resultado final foi quatro a zero para os donos da casa. Mas para mim o resultado não importou. Nesse jogo não fui para analisar a partida e sim para me certificar do quanto eu sou apaixonado por esse esporte e do quanto o futebol é importante em uma sociedade.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Top-ligas europeias: FC Porto vence registo defensivo e Famalicão está no top-10

O FC Porto não sofreu golos em 21 das 34 jornadas da Primeira Liga. Foi a equipa com mais "clean sheets" das principais ligas.

FC Porto perto de fechar a renovação de um dos maiores talentos do Olival

O FC Porto negoceia a renovação de Mateus Mide, depois de já ter chegado a acordo com três dos cinco campeões do Mundo de Sub-17.

Já se sabe onde o FC Porto irá estagiar na pré-temporada

O FC Porto prepara-se para estagiar em Inglaterra durante o mês de julho. Dragões deverão ter um ou dois jogos particulares.

Último esforço: Benfica tenta contornar exigências de Marco Silva para fechar acordo

O Benfica retomou as negociações com Marco Silva, depois de não chegar a um acordo na reunião do passado domingo.

PUB

Mais Artigos Populares

Artur Jorge desiludido com o empate do Cruzeiro: «Jogo cínico e ingrato»

Artur Jorge reagiu com frustração ao empate caseiro do Cruzeiro diante do Fluminense, na 18.ª jornada do Brasileirão.

Arsenal define posições a reforçar no mercado e há uma prioridade clara

O Arsenal quer melhorar o plantel para a próxima temporada. Extremo, médio e lateral direito são posições a reforçar no mercado.

Passou 24 temporadas na Premier League e anuncia fim de carreira: «Sinto que este é o momento certo»

James Milner vai terminar a carreira. Médio de 40 anos, que passou 24 temporadas na Premier League, anunciou esta segunda-feira.