📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Brahimi: vítima ou réu?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Quando o argelino Yacine Brahimi chegou ao Dragão, veio apelidado de fantasista, de um excelente jogador no um-para-um. Porém, todos pensavam como é que era possível tal jogador estar no Granada, uma equipa que luta para não descer na Liga espanhola e não tinha muitas ambições. Os seus primeiros jogos com a camisola azul e branca foram recheados de grandes momentos (quem não se lembra do playoff da Liga dos Campeões contra o Lille em que aquele lateral direito sofreu o jogo todo no Dragão).

Porém, Brahimi tinha algumas limitações no seu jogo. Individualizava demasiado as jogadas, demorava a libertar o esférico o que complicava o jogo coletivo. Ao mesmo tempo, estes defeitos conseguiam virar qualidades no espaço de um lance, onde criava jogadas do nada, saía do meio de três adversários com um facilidade invulgar e criando desequilíbrios nas defesas adversárias e conseguindo abrir espaços para os seus colegas terem oportunidades de golo. Sempre que nos lembramos de Brahimi, está associado a grandes momentos de futebol, seja através de golos ou de lances individuais estonteantes.

A massa adepta portista é exigente e já grandes jogadores foram assobiados e, mesmo assim, ícones do clube (lembrando-me mais recentemente de Quaresma e de Hulk) mas isso de nada os impediu de alcançarem sucesso no clube. O que tinham eles em comum? Tanto conseguiam perder num duelo individual onde podiam ter passado a bola como, no lance a seguir, conseguiam uma finta estonteante onde arrancavam aplausos da massa adepta portista.

Mas, será que Yacine Brahimi foi vítima ou réu em todo este processo? Relembrar que o FC Porto perdeu a sua hegemonia no futebol português e a estrutura, tão gabada e que funcionava tão bem, foi perdendo virtudes e poder. Mas voltando ao jogador, apesar de nem sempre os jogos correrem da melhor forma, não se escondia nunca do jogo, tentava pegar nele mesmo quando a equipa como coletivo não rendia da mesma forma, algo que aconteceu o ano passado, onde era constantemente o mais inconformado e, por diversas ocasiões, o desequilibrador  e criador de perigo do FC Porto.

Telmo Martins
Telmo Martinshttp://www.bolanarede.pt
Eterno apaixonado por futebol, tem no Porto a sua eterna paixão. A atualidade desportiva faz parte da sua génese, lendo desde muito novo os jornais desportivos cuja leitura o avô lhe incutia. Vê jogos de futebol com o seu pai desde os três meses de idade (de pequenino é que se torce o pepino). Joga futebol e futsal com os amigos sempre que pode. Tem também pelo ciclismo um apreço especial. Fora de Portugal é adepto incondicional do Tottenham Hotspur e do Real Madrid.                                                                                                                                                 O Telmo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitinha revela o treinador com quem gostaria de trabalhar e fala da saída do Benfica: «É uma história mal contada»

Vitinha falou sobre a sua carreira e alguns momentos marcantes. O médio abordou a sua dispensa do Benfica, falou de Pep Guardiola e da Bola de Ouro.

Real Madrid pode pagar mais de 100 milhões de euros por Vitinha mas só o faz mediante uma condição

O Real Madrid está disposto a pagar mais de 100 milhões de euros para contratar Vitinha. No entanto, o negócio depende de uma possível saída de Vinícius Júnior.

José Mourinho analisa Braga x Benfica: «Jogo difícil para nós e para eles»

José Mourinho faz o lançamento do Braga x Benfica. Águias deslocam-se ao terreno arsenalista para fechar 2025.

Rio Ave: André Luiz é alternativa do Benfica e tem interessados na Alemanha e França

O Bayer Leverkusen e o Marselha estão na corrida por André Luiz. Avançado brasileiro do Rio Ave está na mira do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Depois de fechar Sidny Cabral: Benfica avança por extremo do Al Nassr e já tem alternativa

O Benfica já fechou a contratação de Sidny Cabral, mas não se fica por aqui. Águias avançam por Wesley e têm em André Luiz uma alternativa.

Ruben Amorim explica mudança tática do Manchester United: «Senti que essa era a única forma de criar mais perigo»

Ruben Amorim explicou a alteração do habitual 3-4-3 para um 4-2-3-1 no Manchester United x Newcastle para a Premier League.

Maxi Araújo define 4 candidatos a vencer o Mundial e atira: «Seria o sonho máximo poder enfrentar Portugal na final»

Maxi Araújo falou sobre o Mundial 2026. Internacional uruguaio gostaria muito de enfrentar Portugal na final.