📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Football Manager 2008: O relembrar de tempos dourados e gloriosos

- Advertisement -

Na sequência da entrevista ao Evandro Roncatto, atualmente ao serviço do Casa Pia AC, veio-me à memória a sua passagem pelo CF Belenenses entre 2006 e 2008, e, como tal, associei-o logo ao clássico videojogo de futebol: o Football Manager (FM) 2008.

Lançado a 19 de outubro de 2007, foi o primeiro jogo que joguei deste famoso best-seller da Sports Interactive e a minha experiência inicial ”a sério” como Treinador, algo que me fez perceber que até podia ter enveredado pela carreira como Técnico Principal de uma determinada equipa e rivalizar com outras lendas do “Desporto Rei” como Alex Ferguson, Johan Cruijff, José Mourinho, entre outros, em termos de conquistas de prémios e troféus – obviamente que isto não passou de um mero típico sonho de alguém que fã do FM, nome mais usual pela legião de fãs à escala planetária.

O famoso e nostálgico painel de jogo 2D
Fonte: Sports Interactive

Recordo-me perfeitamente do meu primeiro save: assumi o comando do SL Benfica, clube que contava no seu plantel com inúmeros craques de outros tempos, como o jovem David Luiz à procura da afirmação europeia, o imperial Luisão na “flor da idade” (na altura, tinha 27 anos), o reforço Di María que vinha com a missão de fazer esquecer Simão Sabrosa e o maestro Rui Costa preparado para a sua última época como jogador.

Apesar de contar com estes “diamantes”, a equipa encarnada possuía jogadores que não deixaram grandes saudades aos adeptos benfiquistas, como Edcarlos, Zoro, Bergessio e Gilles Binya. A tarefa pedida pelo presidente era muito simples: conquistar o campeonato e terminar com a hegemonia do FC Porto na Liga, vencer a Taça de Portugal e a “recentemente” criada Taça da Liga (a competição estreou-se em 2007/2008) e tentar ir o mais longe na Liga dos Campeões. Sem fazer grandes ajustes ao plantel, acabei por conseguir vencer a Liga com 85 pontos conquistados e a “Prova Rainha”.

Após esse primeiro “save”, parti numa espécie de “Volta ao Mundo” e fui à conquista de outros campeonatos com outras equipas, tanto europeus – Alemanha, Itália, Holanda e Espanha – , bem como internacionais – África do Sul, EUA, China, Brasil, Argentina e Chile -, sempre com a ambição de juntar muitas taças e ser um treinador de reputação mundial (o certo é que treinei em inúmeros países, que, quando ia verificar os rankings de Treinadores de cada país, continente e mundial, aparecia sempre o nome ‘Guilherme Costa’ – o que prova que passei ao lado de uma grande carreira como Treinador).

Quanto ao jogo em si, este era o quarto da saga, e trazia consigo inúmeras novidades como o facto de contar com mais de 5 mil equipas de 50 países para o jogador mostrar todo o seu talento como técnico, a recriação da atmosfera dos “dias de jogo” para dar mais realidade, como previsões dos jogos, conversas com a equipa e instruções de marcação específicas, a organização do “Dia do Adepto” para aumentar a receita de bilheteira nos jogos em casa e a estipulação dos prémios de vitória nas distintas competições, que podia ser alterado no início de cada época – em suma, uma “mão” recheada de novas caraterísticas e possibilidades que elevou o FM 2008 com um dos grandes sucessos da Sports Interactive, onde foi estimado que cerca de cinco milhões de utilizadores tenham viciado este autêntico “tesouro virtual”.

A disciplina e rigor tático eram notas dominantes neste videojogo
Fonte: Sports Interactive

No que diz respeito aos craques do Football Manager 2008, confesso que a lista é demasiado extensa, uma vez que joguei este jogo até 2017 sensivelmente, daí que se tiver de dizer todos as promessas que cheguei a contratar, acabaria por escrever um longo texto – e obviamente não é isso que pretendo! -, mas passo a indicar três nomes que tentava logo ir buscar assim que começava um novo save:

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Santa Clara anuncia medidas após derrota polémica com o Sporting: clube quer anulação da expulsão, áudios do VAR e abre a porta a um...

O Santa Clara já reagiu à derrota polémica frente ao Sporting, na Taça de Portugal. O clube dos Açores, através de Bruno Vicintin, anunciou as medidas que pretende tomar após o encontro.

Frankfurt contrata na Suécia e garante Keita Kosugi

Keita Kosugi, de 19 anos, chega à Bundesliga em janeiro depois de brilhar na Suécia. O capitão das seleções jovens do Japão assina após uma campanha europeia de destaque.

Pós-chegada de Tite: Cruzeiro ‘limpa’ o balneário com a saída de 3 jogadores

O Cruzeiro já começou a preparar 2026 e riscou três nomes do plantel do Cruzeiro. Yannick Bolasie, Carlos Eduardo e Mateo Gamarra terão de procurar outros clubes.

Paulo Pezzolano é anunciado como o novo treinador do Internacional

Paulo Pezzolano regressa ao Brasil para tentar esquecer o fracasso em Inglaterra e assina até ao final do ano. Abel Braga será o braço-direito na direção técnica.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan x Como 1907 vai ser jogado a 13 mil quilómetros de Itália

A Serie A confirmou que o duelo do AC Milan contra o Como será jogado na Austrália. Jogo está marcado para o dia 8 de fevereiro de 2026.

Alex Ferguson aborda momento do Manchester United e elogia Ruben Amorim: «Ele é uma boa pessoa»

Alex Ferguson considera que a seca de títulos poderá estender-se por mais dez anos. Apesar desta visão pessimista, o ex-treinador do Manchester United manifestou apoio a Ruben Amorim e aos mais recentes reforços da equipa.

Paulo Fonseca encantado com ex-Sporting: «Não esperava este nível de rendimento agora»

Paulo Fonseca, treinador do Lyon, deixou vários elogios a Afonso Moreira, ao abordar a evolução do extremo de 20 anos.