📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quinas de Ouro 2024: Assim CCB a força do desporto português

- Advertisement -

O Centro Cultural de Belém (CCB) vestiu o fato de gala para receber o mais importante evento da Federação Portuguesa de Futebol: as Quinas de Ouro 2024. O traje desportivo de jogadores, jogadoras e dirigentes do futebol, futsal e futebol de praia português deu lugar às vestes clássicas, num evento que também já o é.

Estivesse presente o saudoso Vasco Santana e diria que galardões há muitos. E homenagens também. Não surpreende: o objetivo era mesmo esse. E, sejamos honestos, não fosse esse o desiderato e pouca gente tiraria uma segunda-feira à noite para se deslocar às imediações do Padrão dos Descobrimentos sem a garantia de pastéis de Belém à discrição.

Valeu a pena fazê-lo. Por mais que não seja pelo momento em que Jorge Jesus juntou comédia, futebol e história de Portugal (quem nunca?), ao receber um dos galardões.

Paulo Madeira e Dimas Quinas de Ouro 2024
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

Valeu também a pena porque… Bem, porque tudo vale a pena se a alma não é pequena. E não deve haver alma maior do que a portuguesa, aquela alma coletiva e imortal que levou o nome de Portugal mundo fora, por mar, primeiro, e por relva, por quadra e por areia, depois.

E foi também esse Portugal do mundo que foi celebrado na reunião anual da Federação Portuguesa de Futebol. O Portugal de Cristiano Ronaldo, de Jorge Jesus e de todos os lusitanos que representam o país lá fora.

Os portugueses que, voltando a Pessoa, mais em concreto a Caeiro, comprovam que no que respeita a chutar um esférico somos mesmo do que tamanho do que vemos e não do tamanho da altura do nosso país.

Fernando Gomes e mulher
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

“Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer”. Ou até maior. E assim é, em parte, por mérito de muitos dos que foram celebrados e premiados nas Quinas de Ouro. E também por aqueles que não o foram, mas foram lembrados (e os que não foram, como Manuel Fernandes, que partiu este ano).

Os cameos de Rosa Mota e Carlos Lopes, a premiação de Rui Oliveira, Iúri Leitão, Miguel Monteiro e Cristina Gonçalves, campeões olímpicos e paralímpicos, e a recordação de José Manuel Constantino foram ouro sobre azul. Ou azul sobre o ouro das Quinas, que também eles representaram e elevaram, ainda que sem uma bola nos pés.

Foi uma festa bonita, mas, acima de tudo, importante. Para lembrar o passado. Para celebrar o presente. Para preparar o futuro. Só assim será possível continuar a ourar as quinas lusitanas.

É preciso não esquecer que Portugal é e sempre será um sonho de contínua e infinita materialização. Por isso, por mais que se conquiste, faltará sempre cumprir-se Portugal.

Humberto Coelho e mulher
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede
Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.