Quinas de Ouro 2024: Assim CCB a força do desporto português

- Advertisement -

O Centro Cultural de Belém (CCB) vestiu o fato de gala para receber o mais importante evento da Federação Portuguesa de Futebol: as Quinas de Ouro 2024. O traje desportivo de jogadores, jogadoras e dirigentes do futebol, futsal e futebol de praia português deu lugar às vestes clássicas, num evento que também já o é.

Estivesse presente o saudoso Vasco Santana e diria que galardões há muitos. E homenagens também. Não surpreende: o objetivo era mesmo esse. E, sejamos honestos, não fosse esse o desiderato e pouca gente tiraria uma segunda-feira à noite para se deslocar às imediações do Padrão dos Descobrimentos sem a garantia de pastéis de Belém à discrição.

Valeu a pena fazê-lo. Por mais que não seja pelo momento em que Jorge Jesus juntou comédia, futebol e história de Portugal (quem nunca?), ao receber um dos galardões.

Paulo Madeira e Dimas Quinas de Ouro 2024
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

Valeu também a pena porque… Bem, porque tudo vale a pena se a alma não é pequena. E não deve haver alma maior do que a portuguesa, aquela alma coletiva e imortal que levou o nome de Portugal mundo fora, por mar, primeiro, e por relva, por quadra e por areia, depois.

E foi também esse Portugal do mundo que foi celebrado na reunião anual da Federação Portuguesa de Futebol. O Portugal de Cristiano Ronaldo, de Jorge Jesus e de todos os lusitanos que representam o país lá fora.

Os portugueses que, voltando a Pessoa, mais em concreto a Caeiro, comprovam que no que respeita a chutar um esférico somos mesmo do que tamanho do que vemos e não do tamanho da altura do nosso país.

Fernando Gomes e mulher
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

“Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer”. Ou até maior. E assim é, em parte, por mérito de muitos dos que foram celebrados e premiados nas Quinas de Ouro. E também por aqueles que não o foram, mas foram lembrados (e os que não foram, como Manuel Fernandes, que partiu este ano).

Os cameos de Rosa Mota e Carlos Lopes, a premiação de Rui Oliveira, Iúri Leitão, Miguel Monteiro e Cristina Gonçalves, campeões olímpicos e paralímpicos, e a recordação de José Manuel Constantino foram ouro sobre azul. Ou azul sobre o ouro das Quinas, que também eles representaram e elevaram, ainda que sem uma bola nos pés.

Foi uma festa bonita, mas, acima de tudo, importante. Para lembrar o passado. Para celebrar o presente. Para preparar o futuro. Só assim será possível continuar a ourar as quinas lusitanas.

É preciso não esquecer que Portugal é e sempre será um sonho de contínua e infinita materialização. Por isso, por mais que se conquiste, faltará sempre cumprir-se Portugal.

Humberto Coelho e mulher
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede
Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Tottenham já tem novo treinador após a saída de Thomas Frank

O Tottenham chegou a acordo com Igor Tudor. O técnico croata assina com o emblema londrino até ao final da temporada.

Até onde podem chegar os clubes portugueses na UEFA?

A diferença qualitativa entre as duas provas da UEFA já referidas são muitas, isso é certo. Tal acentuou-se ainda mais com a mudança de formato

Marcelo Bielsa liga os alarmes devido a situação de ex-Benfica

Marcelo Bielsa está apreensivo pela situação de Darwin Núñez, que não foi inscrito pelo Al Hilal na Primeira Liga Saudita.

Sporting vai deixar sair Nolito Romero e já escolheu o seu sucessor

Nolito Romero não vai prosseguir na equipa principal do Sporting. Nil Cervera deverá ser o sucessor do argentino.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United pretende renovar com Harry Maguire mas impõe condição

O Manchester United pretende renovar contrato com Harry Maguire, mas quer baixar o seu salário, situado nos 200 mil euros semanais.

Gonçalo Guedes causa apreensão ao Real Madrid

Gonçalo Guedes está em boa forma ao serviço da Real Sociedad. O próximo adversário dos bascos é o Real Madrid.

Moreirense: Atlético Mineiro realiza sondagem por Vasco Botelho da Costa

O Atlético Mineiro está em busca de um novo treinador, depois da saída de Jorge Sampaoli. Os brasileiros fizeram uma sondagem por Vasco Botelho da Costa.