- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

A “nova” FIFA, presidida pelo italiano Gianni Infantino, comunicou no final de janeiro que Federação não reconhece como oficial nenhum título Mundial de Clubes até o ano de 2004, com a exceção do Mundial de 2000, vencido pelo Corinthians. A alegação da FIFA é a de que nas competições disputadas até 2004 o torneio não tinha representantes das seis Confederações Continentais, por isso o vencedor não pode ser considerado como campeão mundial mas, talvez, campeão intercontinental. Para não desagradar tanto aos clubes vencedores do torneio até 2004, a FIFA reconhece o título e a importância desse para a história do clube, porém essa conquista não deverá ser mais encarada como um título mundial.

Sendo assim, podemos considerar, a partir de agora, que o Palmeiras (1951), Fluminense (1952), Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992 e 1993) não foram campeões mundiais quando venceram os seus respectivos torneios. Isto, claro, segundo a FIFA. Porém, quem é a FIFA para decidir algo desse tamanho? Sim, a minha pergunta pode até parecer soberba, mas vamos apagar a história dos clubes por, simplesmente, o presidente da entidade máxima do futebol considerar que assim o deve ser?

Concordo plenamente que o Mundial de Clubes deva reunir os campeões continentais de todas as Confederações. Dessa maneira estaremos realmente a fazer jus ao nome da competição. Nessa questão o presidente Infantino está corretíssimo e, para além disso,  se o Mundial for disputado nesse formato ganha muito mais visibilidade e abre a possibilidade de reunirmos a cultura futebolística – tanto da torcida quanto dos jogadores – do mundo inteiro num torneio. A grande questão está em querer apagar ou diminuir conquistas passadas, não apenas dos clubes brasileiros como também dos clubes europeus que haviam vencido a competição.

 O Palmeiras foi o primeiro campeão Mundial de Clubes da história do futebol. Imagem: espn.com

O Palmeiras foi o primeiro campeão Mundial de Clubes da história do futebol
Fonte: espn.com

Se a FIFA pensou em reunir os campeões continentais apenas a partir de 2005, o problema é da FIFA. O Palmeiras venceu o primeiro campeonato de dimensão mundial, em 1951, há longínquos 66 anos. Como é que, nessa época, poderíamos reunir numa só competição os vencedores continentais da América do Norte, da África, da Ásia e da Oceania, sendo que nem existiam competições oficiais continentais organizadas por essas Confederações!? O futebol, em muitos desses lugares, era extremamente amador. A verdade é que existe sempre algum interesse por detrás das decisões tomadas pela FIFA, mas a história ninguém consegue apagar.

E já que a história jamais poderá ser apagada, vamos ver as fichas técnicas dos jogos vencidos pelos clubes brasileiros nos Mundiais de Clubes. Tenho certeza que nenhum adepto do Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Flamengo, Santos e São Paulo esquece os seus heróis que conquistaram o mundo.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Declan Rice após final perdida da Champions League: «No próximo ano vamos voltar por mais»

Declan Rice já olha para a próxima época. Palavras durante os festejos do título da Premier League, um dia depois da final da Champions League.

Grupo da Argentina: Argélia já anunciou convocados para o Mundial 2026

A Argélia revelou os convocados para o Mundial 2026. Argentina, Áustria e Jordânia completam o Grupo J na respetiva prova.

Capitão do Liverpool despede-se de Arne Slot: «Nunca esqueceremos a conquista da Premier League na nossa 1º época juntos»

Virgil van Dijk não esquece conquista da Premier League com Arne Slot. Defesa-central deixa mensagem de despedida ao técnico.

Atenção, Benfica: Rui Costa e Marco Silva reúnem-se este domingo

Rui Costa, presidente do Benfica, e Marco Silva, treinador do Fulham, têm uma reunião decisiva. Imprensa nacional diz que negócio «ainda é possível».

PUB

Mais Artigos Populares

Cabo Verde bate Sérvia por 3-0 no Restelo: eis mais resultados de jogos particulares

O Cabo Verde venceu a Sérvia por 3-0 num jogo de preparação para o Mundial 2026. Duelo decorreu este domingo no Estádio do Restelo.

O fim de uma era nos relvados: Jéssica Silva despede-se mais cedo do futebol para abraçar o papel de mãe

Em entrevista ao Record, a internacional portuguesa Jéssica Silva anunciou o ponto final na carreira profissional.

Konaté despede-se com mensagem sentimental: «Amo-vos a todos e levarei o Liverpool comigo para onde quer que vá»

Ibrahima Konaté publicou mensagem de despedida do Liverpool. Reds já oficializaram a saída do defesa-central.