📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

A “nova” FIFA, presidida pelo italiano Gianni Infantino, comunicou no final de janeiro que Federação não reconhece como oficial nenhum título Mundial de Clubes até o ano de 2004, com a exceção do Mundial de 2000, vencido pelo Corinthians. A alegação da FIFA é a de que nas competições disputadas até 2004 o torneio não tinha representantes das seis Confederações Continentais, por isso o vencedor não pode ser considerado como campeão mundial mas, talvez, campeão intercontinental. Para não desagradar tanto aos clubes vencedores do torneio até 2004, a FIFA reconhece o título e a importância desse para a história do clube, porém essa conquista não deverá ser mais encarada como um título mundial.

Sendo assim, podemos considerar, a partir de agora, que o Palmeiras (1951), Fluminense (1952), Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992 e 1993) não foram campeões mundiais quando venceram os seus respectivos torneios. Isto, claro, segundo a FIFA. Porém, quem é a FIFA para decidir algo desse tamanho? Sim, a minha pergunta pode até parecer soberba, mas vamos apagar a história dos clubes por, simplesmente, o presidente da entidade máxima do futebol considerar que assim o deve ser?

Concordo plenamente que o Mundial de Clubes deva reunir os campeões continentais de todas as Confederações. Dessa maneira estaremos realmente a fazer jus ao nome da competição. Nessa questão o presidente Infantino está corretíssimo e, para além disso,  se o Mundial for disputado nesse formato ganha muito mais visibilidade e abre a possibilidade de reunirmos a cultura futebolística – tanto da torcida quanto dos jogadores – do mundo inteiro num torneio. A grande questão está em querer apagar ou diminuir conquistas passadas, não apenas dos clubes brasileiros como também dos clubes europeus que haviam vencido a competição.

 O Palmeiras foi o primeiro campeão Mundial de Clubes da história do futebol. Imagem: espn.com

O Palmeiras foi o primeiro campeão Mundial de Clubes da história do futebol
Fonte: espn.com

Se a FIFA pensou em reunir os campeões continentais apenas a partir de 2005, o problema é da FIFA. O Palmeiras venceu o primeiro campeonato de dimensão mundial, em 1951, há longínquos 66 anos. Como é que, nessa época, poderíamos reunir numa só competição os vencedores continentais da América do Norte, da África, da Ásia e da Oceania, sendo que nem existiam competições oficiais continentais organizadas por essas Confederações!? O futebol, em muitos desses lugares, era extremamente amador. A verdade é que existe sempre algum interesse por detrás das decisões tomadas pela FIFA, mas a história ninguém consegue apagar.

E já que a história jamais poderá ser apagada, vamos ver as fichas técnicas dos jogos vencidos pelos clubes brasileiros nos Mundiais de Clubes. Tenho certeza que nenhum adepto do Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Flamengo, Santos e São Paulo esquece os seus heróis que conquistaram o mundo.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Celtic trocou de treinador e em 4 jogos foi igualado um recorde negativo de 1978

A vida para Wilfried Nancy no Celtic começou de forma difícil. O técnico francês assumiu a equipa escocesa e perdeu os primeiros quatro jogos oficiais.

La Liga: Deportivo Alavés abre a porta a ex-Real Madrid devido a avançado que já passou pelo FC Porto

O Deportivo Alavés está disposto a deixar sair Mariano Díaz no mercado de janeiro, avançado que já representou o Real Madrid.

Benfica não dá azo a surpresas e segura jovem promessa

Miguel Vieira vai prosseguir com a camisola do Benfica. O defesa assinou o seu primeiro contrato profissional com as águias.

Tottenham prepara saídas no plantel e coloca avançado na porta de saída

Thomas Frank pretende reformular o plantel em janeiro e necessita de obter fundos. Nesse sentido, o Tottenham tomou a decisão de colocar Brennan Johnson no mercado, sendo o Crystal Palace o principal interessado na sua contratação.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Banjaqui ‘enfrentou’ o balneário do Benfica após vitória frente ao Farense: «Espero poder voltar a estar aqui com vocês»

Daniel Banjaqui falou com o balneário do Benfica depois da vitória das águias frente ao Farense, encontro válido pela Taça de Portugal.

Juventus ataca defesa do Olympique Marselha com 25 milhões e enfrenta concorrência de luxo

Leonardo Balerdi é o alvo prioritário da Juventus. O clube italiano quer antecipar-se a Newcastle, Atlético Madrid e aos rivais da Serie A.

Villarreal garante promessa do Vélez Sarsfield a custo zero

Thiago Fernández assina até 2031 e chega em janeiro. O jovem avançado recupera de lesão grave e poderá rodar na equipa B para ganhar ritmo.