Cagliari: O mundo italiano ao contrário

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Italiana

Quando pensamos no futebol italiano, logo nos vêm à cabeça algumas imagens e ideias chave. O rigor, a táctica, a organização defensiva, o contra-ataque. Por muito que o futebol – na sua globalidade – tenha tido constantes mutações ao longo das últimas décadas, há coisas que permanecem intactas na cabeça dos observadores. Ora, o Cagliari desta temporada promete abalar essas ideias feitas. Para lá da análise ao próximo adversário da Roma – jogo importante numa jornada em que há um Juventus-Lazio – importa realçar uma equipa que promete contrariar as bases fundadoras do futebol transalpino.

Estar em décimo lugar e ser, de longe, a pior defesa do campeonato diz muito. O Cagliari, equipa habituada a campeonatos tranquilos, continua no meio da tabela com um processo defensivo… Intranquilo. Quarenta e quatro golos sofridos é coisa rara no futebol italiano. A equipa até pode defender muito, mas, por razões diversas de equilíbrio táctico, defende mal. Isso, em Itália, é notícia.

Borriello
Borriello continua a marcar golos
Fonte: Cagliari Calcio

A equipa vive sempre em dois mundos diferentes. A equipa, por um lado, em quase todos os encontros, demonstra uma organização defensiva frágil e sofre golos em quase todos os jogos – mesmo aqueles que ganha com naturalidade. Por outro prisma de análise, a equipa marca golos quase sempre – mesmo quando perde. Importa perceber, caro leitor, como se explica tanta ambivalência.

A equipa tem um processo ofensivo indefinido. Não há um padrão de jogo definível, e o talento não abunda. A criatividade e a criação de jogo são feitas, maioritariamente, pelo italiano Di Gennaro. Mas a principal força da equipa está no ataque. Mesmo com pouco jogo criado e com alguma indefinição em relação ao modelo de jogo, o poder concretizador dos diferentes avançados tem garantido à equipa números assinaláveis. Borriello continua a ser uma fábrica de golos; Farías, mesmo não sendo titular, continua com uma média de golos impressionante, e Sau e Melchiorri dão também eles garantias de bons números.

Sem nunca esquecer o contributo de Bruno Alves – líder da defesa e já com um golo fantástico de livre -, este Cagliari promete continuar a surpreender o futebol italiano. Nem que seja pela ausência de organização defensiva. Enquanto o lugar na tabela for confortável, os adeptos não se importam. Ainda que estejam… Num mundo ao contrário.

Foto de Capa: Cagliari Calcio

Artigo revisto por: Manuela Baptista Coelho

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodrigo Mora novamente suplente: AS Roma vence Torino

A AS Roma foi ao terreno do Torino vencer por duas bolas a zero durante esta segunda-feira, num encontro da quarta jornada da Serie A.

Benfica renova parceria com a Adidas e há novidades

O Benfica e a Adidas renovaram por mais seis anos até 2033. Centro de Formação e Treino passa a denominar-se adidas Benfica Campus.

Luis Enrique quer PSG a abordar Barcelona por outro internacional espanhol

Luis Enrique quer que o PSG aborde o Barcelona por Gavi. Blaugrana não tem intenções, de momento, vender o médio.

Sporting terá de ter em atenção: ‘meia Premier League’ de olho em Geny Catamo

Geny Catamo é um dos destaques da equipa do Sporting. Vários emblemas da Premier League estão atentas ao internacional moçambicano.

PUB

Mais Artigos Populares

À Prova de Bola #38 – O pré-clássico de FC Porto e Benfica e o deslize do Sporting

Sporting empatou contra o Famalicão a uma bola numa semana em que FC Porto e Benfica não vacilaram, antes do Clássico.

Início da caminhada europeia: Onde ver o AC Milan de Ruben Amorim x Benfica?

O AC Milan e o Benfica enfrentam-se esta quarta-feira para a Europa League. Jogo vai ter transmissão na Sport TV 5.

Batalha a 3 para ser a surpresa de Jorge Jesus? Avançados são candidatos a figurar na convocatória de Portugal

Fábio Silva, Gonçalo Paciência e Paulinho podem ser anunciados na lista de convocados de Portugal para os próximos jogos.