📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Cagliari: O mundo italiano ao contrário

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Italiana

Quando pensamos no futebol italiano, logo nos vêm à cabeça algumas imagens e ideias chave. O rigor, a táctica, a organização defensiva, o contra-ataque. Por muito que o futebol – na sua globalidade – tenha tido constantes mutações ao longo das últimas décadas, há coisas que permanecem intactas na cabeça dos observadores. Ora, o Cagliari desta temporada promete abalar essas ideias feitas. Para lá da análise ao próximo adversário da Roma – jogo importante numa jornada em que há um Juventus-Lazio – importa realçar uma equipa que promete contrariar as bases fundadoras do futebol transalpino.

Estar em décimo lugar e ser, de longe, a pior defesa do campeonato diz muito. O Cagliari, equipa habituada a campeonatos tranquilos, continua no meio da tabela com um processo defensivo… Intranquilo. Quarenta e quatro golos sofridos é coisa rara no futebol italiano. A equipa até pode defender muito, mas, por razões diversas de equilíbrio táctico, defende mal. Isso, em Itália, é notícia.

Borriello
Borriello continua a marcar golos
Fonte: Cagliari Calcio

A equipa vive sempre em dois mundos diferentes. A equipa, por um lado, em quase todos os encontros, demonstra uma organização defensiva frágil e sofre golos em quase todos os jogos – mesmo aqueles que ganha com naturalidade. Por outro prisma de análise, a equipa marca golos quase sempre – mesmo quando perde. Importa perceber, caro leitor, como se explica tanta ambivalência.

A equipa tem um processo ofensivo indefinido. Não há um padrão de jogo definível, e o talento não abunda. A criatividade e a criação de jogo são feitas, maioritariamente, pelo italiano Di Gennaro. Mas a principal força da equipa está no ataque. Mesmo com pouco jogo criado e com alguma indefinição em relação ao modelo de jogo, o poder concretizador dos diferentes avançados tem garantido à equipa números assinaláveis. Borriello continua a ser uma fábrica de golos; Farías, mesmo não sendo titular, continua com uma média de golos impressionante, e Sau e Melchiorri dão também eles garantias de bons números.

Sem nunca esquecer o contributo de Bruno Alves – líder da defesa e já com um golo fantástico de livre -, este Cagliari promete continuar a surpreender o futebol italiano. Nem que seja pela ausência de organização defensiva. Enquanto o lugar na tabela for confortável, os adeptos não se importam. Ainda que estejam… Num mundo ao contrário.

Foto de Capa: Cagliari Calcio

Artigo revisto por: Manuela Baptista Coelho

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Torreense elimina Casa Pia e avança para os quartos de final da Taça de Portugal

O Casa Pia foi eliminado pelo Torreense na Taça de Portugal. Equipa visitante ganhou por 2-1 e avançou para os quartos de final.

Carole Costa não desperdiça penálti e Benfica empata jogo contra o PSG na Champions League Feminina

O Benfica recebe o PSG no Estádio da Luz. Carole Costa marcou o golo do empate encarnado através de um penálti.

Benfica começa o jogo a perder depois do golo madrugador de Onyi Echegini e PSG já vence na Champions League Feminina

O Benfica recebe o PSG no Estádio da Luz. Onyi Echegini tratou-se de adiantar as francesas na partida bem cedo.

Matvei Safonov veste capa de herói e oferece a Taça Intercontinental ao PSG que vence o Flamengo no desempate por penáltis

Matvei Safonov defendeu quatro grandes penalidades consecutivas e garantiu a Taça Intercontinental para o PSG. O Flamengo caiu de pé após o 1-1 nos 120 minutos.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do Farense x Benfica dos oitavos de final da Taça de Portugal

É no Algarve que o Farense e o Benfica disputam a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal. Já são conhecidos os onzes das equipas.

Pirotecnia em Munique leva a penalização e Sporting não poderá vender bilhetes para o jogo contra o Athletic na Champions League

O Sporting foi punido pela UEFA. Leões proibidos de vender bilhetes para o jogo contra o Athletic, última jornada da Champions League.

Alanyaspor de João Pereira e Nuno Lima vence Trabzonspor (0-1) e segue em frente na Taça da Turquia

O golo solitário de Guven Yalcin valeu o apuramento. João Pereira conseguiu uma vitória importante fora de casa frente ao Trabzonspor.