5 jovens para acompanhar de perto no Euro 2024

- Advertisement -

A magia das grandes competições internacionais, como a Copa América, Euro ou Mundial, é a possibilidade de descortinar craques desconhecidos, que finalmente encontram naquele mês solarengo o seu espaço de glória.

Efémera ou como rampa de lançamento para a grande carreira. Surgem sempre os mais improváveis heróis, nomes aos quais ninguém deu importância até Junho – é o patriotismo a pulsar nas veias que os obriga a vestir o fato de super-herói, chegando ao patamar das grandes estrelas dos clubes, normalmente já cansadas de tanto protagonismo nos meses anteriores.

Há ainda o espaço para os mais jovens, para os nomes do futuro se começarem a integrar nas grandes manchetes ou de fazer o primeiro grande contrato. Haverá espaço melhor para chamar à atenção dos colossos continentais?

Reunimos cinco destes últimos casos, cinco meninos que podem saltar definitivamente para a ribalta se confiarem neles este Verão no Euro 2024.

5.

Adam Wharton – Em seis meses salta do Championship para a competição continental ao serviço dos Três Leões. A preponderância que assumiu com Oliver Glasner, dinamizando a intermediária do 3-4-3 que foi dando espectáculo na segunda volta, deram-lhe estatuto: desde que chegou no final de Janeiro, fez 1305 minutos em 1440 possíveis como principal referência no apoio ao irrepreensível trio Eze-Olise-Mateta e a equipa voou, com 21 golos marcados nas últimas sete jornadas, com um 4-0 ao United e um 5-0 ao Villa pelo meio.

De que se pode queixar Southgate, se já tinha Trent-Alexander, Rice, Bellingham ou Foden e alguém chuta uma pedra e de lá aparecem Mainoo e Wharton?

Para já, presença confirmada no bootcamp de preparação para o Euro 2024.

4.

Kacper Urbanski – Mais um dos grandes beneficiados da liderança de Thiago Motta: o polaco de 19 anos (nascido em Setembro de 2004) é centrocampista de formação no Lechia Gdánsk, mas encontrou o seu espaço como principal alternativa a Saelamaekers na banda esquerda do 4-3-3.

Facilmente se percebe a facilidade em encarar o último terço e se notam os atributos técnicos suficientes para causar estragos, como fez à Juventus. A época cumpriu-se em duas fases, resumidas em 25 aparições (10 como titular, 1018 minutos): protagonismo em Janeiro, com cinco inscrições no onze inicial – infelizmente, coincidindo com a pior fase do Bolonha (duas derrotas e dois empates); e cá mais para o fim – desde a jornada 29 fez quatro titularidades e quatro aparições vindo do banco, completando 416’ de 900.

Com o regresso paciente de Zielinski, pela lesão no joelho, Michael Probierz pode ver no miúdo uma das peças essenciais da Polónia neste Euro. 

3.

Fermín Lopez – E confirmou-o De La Fuente, ainda esta Segunda-feira, dia 28 de Maio. Fermín é um dos nomes da esquadra provisória para o Euro e promete lutar até rasgar por uma das últimas vagas, mantendo-se fiel ao seu estilo combativo.

Nunca se evidenciou pelo requinte do protótipo La Masia e talvez por isso nunca tenha sido dos mais preponderantes na caminhada da formação – mas Xavi agarrou-o, vendo nele as qualidades que faltam aos mais refinados esteticamente: a combatitividade alia-se à capacidade física de cobrir o horizonte e o remate fácil é jeito de resumir o seu sentido prático.

Doze golos na época passada pelo Linares Deportivo, subiu o nível e manteve a toada, alcançando contra o Sevilha o 11.º na La Liga. Ficou apenas a dois dos recordes de Ardan Turan (2016-17) e Fábregas (2011-12) como médios estreantes com mais golos.

2.

Ben Doak – Steve Clarke apercebeu-se do diamante que tinha em mãos. Apesar de não jogar desde Dezembro e ter apenas 332 minutos como futebolista sénior, Doak vai com a selecção principal ao Euro depois de já ter ganho a confiança de Klopp que só não o colocou mais em campo por conta duma chata rotura do menisco. 

Desbravando caminho na formação do Celtic (onde jogou sempre dois escalões acima) conseguiu que Postecoglou lhe desse a estreia em Fevereiro de 2022, com 16 anos. Tão precoce, a força e a velocidade garantiram-lhe inevitavelmente as comparações a Rooney – mas Doak, por enquanto, ainda é mais flanqueador, mais de receber de costas para a Central e investir no um para um.

O transfermarkt já avalia o seu passe em 10 milhões de euros, o suficiente para ser o segundo melhor no ataque escocês, a cinco do saint Ché Adams.

Integra os últimos 28 do estágio de preparação.

1.

Georges Mikautadze – Atenção Portugal! Campeão da Ligue 2 pelo Metz e melhor marcador com 23 golos. O Ajax dá 16 milhões por ele no Verão passado, mesmo ali nos últimos dias de Agosto, mas percebe rapidamente que a adaptação vai demorar: faz nove jogos até Janeiro, com os golos não se sabe onde. Solução? Manda-se o rapaz de volta para Metz, não vá ter lá ficado um bocado do seu talento.

Ora, parece mesmo que sim: se já tinha feito dois golos nas primeiras três jornadas, logo em Agosto, faz mais onze na segunda volta, com uma espectacular sequência de oito golos em seis jogos seguidos, da 28 à 33ª jornada. Faz 13 (mais quatro assistências) em… 20 jogos. E nem assim o Metz se salvou da despromoção, tendo ainda que disputar com o Saint Etienne um play-off. 

Junto a Kvaratskhelia, é a principal esperança da Geórgia para uma boa campanha no Euro, depois do histórico apuramento.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli e o Casa Pia x FC Porto: «É uma equipa com velocidade nos homens da frente, muito física»

Francesco Farioli projeta o Casa Pia x FC Porto. Dragões jogam esta segunda-feira contra Gansos para a Primeira Liga.

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista o Open da Austrália pela primeira vez

Carlos Alcaraz é o grande vencedor do Open da Austrália. O tenista espanhol bateu Novak Djokovic na final do torneio.

PUB

Mais Artigos Populares

Atlético Madrid fecha acordo com Marcos Leonardo: eis os valores em cima da mesa

Marcos Leonardo está cada vez mais próximo do Atlético Madrid. O avançado ex-Benfica já tem acordo para rumar ao clube espanhol.

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.

Treinador do Besiktas volta ao ataque: «Nunca vi um jogador como Rafa Silva na minha vida»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, voltou a deixar críticas contra Rafa Silva. O avançado do Benfica foi visado na última conferência de imprensa.