Albânia 0-1 Suíça: Quando a garra não compensa a experiência

SUÍÇA

O golo da Suíça  Fonte: UEFA
O golo da Suíça
Fonte: UEFA

A estrutura e a dinâmica de jogo da Suíça não surpreendeu ninguém, empurrando e sufocando, desde início a Abânia até chegar ao golo desejado, logo aos 5 minutos, autoria de Schar, na sequência de um canto batido por Shaqiri. A partir daqui, os helvéticos entraram num modo piloto automático, concedendo alguma permeabilidade no meio-campo e revelando algumas dificuldades na saída da bola… algo que conseguiram inverter depois de se ver em vantagem numérica. A partir daí, Dzemaili deu show. Primeiro, atirou ao poste, de livre e depois, no coração da àrea, atirou a rasar o poste da baliza de Berisha. O médio centro não se ficou por aqui na sua contribuição ao jogo e continuou a dinamizar o ataque suíço, contando com as contribuições preciosas de Shaqiri e Xhaka, que aproveitavam, eficientemente, o facto de o adversário ter um homem a menos para lhe “comer” o meio-campo, subir no terreno e continuar a criar oportunidades – Seferovic, servido por Shaqiri atirou ao lado.

A Suíça entrou no segundo tempo a gerir o ritmo de jogo, permitindo, por vezes, a subida albanesa para desferir venenosos contra-golpes, quase sempre guiados por Shaqiri e suportados pela capacidade táctica de Behrami e Xhaka, muito bem dotados posicional e tacticamente, fundamentais para suster a galvanização albanesa.

Seferovic continuou o seu duelo com Berisha, mas não o venceu. Também por mérito alheio, é certo, mas esse não explica tudo, porque o ponta-de-lança suíço teve três hipóteses flagrantes de golo e desperdiçou-as todas, quase que deitando por terra todo o trabalho e organização ofensiva da equipa suiça, que revelou interessante dinâmica nesse particular.

Os helvéticos ainda tremeram, na parte final, mas Sommer agigantou-se e fez grande defesa, que acabou com as esperanças do adversário em pontuar.

Esperar-se-ia mais da capacidade de finalização da Suiça, um factor que pode ser decisivo, no caso da equipa helvética se apurar para a fase a eliminar.

Notas aos jogadores:

Sommer – 6

Lichtsteiner – 6

Schar – 6

Djourou – 5

Rodriguez – 6

Behrami- 7

Xhaka- 7

Shaqiri- 7

Dzemaili- 7

Seferovic- 5

Embolo- 5

Fabian Frei- 4

Gelson Fernandes- Sem tempo para avaliação

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.