Análise do Grupo B | Euro 2020

RÚSSIA

A SELEÇÃO

A Rússia, seleção número 38 do ranking FIFA, chega ao Euro 2020 depois de uma fase de qualificação tranquila, apurando-se em segundo apenas atrás da Bélgica, que agora reencontra na fase final da prova.

Sem qualquer competição vencida no escalão sénior, os russos procuram ainda a glória de um título para a sua seleção. O mais próximo que estiveram da final de um campeonato europeu foi em 2008, tendo perdido para a Espanha – que venceria a prova – nas meias-finais.

A ESTRELA

Artem Dzyuba – Aos 32 anos, e mesmo com Cheryshev e Golovin na convocatória, é inevitável que Dzuyba não recolha toda a atenção. É a maior ameaça às balizas adversárias e posiciona-se no segundo posto na lista dos melhores marcadores da história da Rússia – está apenas a um golo (29) do melhor, Aleksandr Kerzhakov (30).

Sabendo que a maturidade é amiga do ponta de lança, é com naturalidade que Dzyuba chega ao Euro 2020 com a segunda melhor marca goleadora da carreira; depois dos 23 golos em 2015/16, o russo apontou esta época 22 golos em 34 jogos, ajudando FK Zenit à conquista do sétimo título nacional.

A REVELAÇÃO

Aleksey Miranchuk – O eterno dilema dos jogadores russos foi trucidado por Miranchuk na presente época; continuar a carreira na Rússia, apostando pelo seguro, ou arriscar na aventura estrangeira à imagem de Arshavin?

Há alguma dificuldade no atleta russo comum em afirmar-se nos grandes campeonatos europeus. Talvez pela mentalidade ou pelas características dos campeonatos, mas Miranchuk passou ao lado dessa tormenta e realizou uma época assinalável ao serviço da Atalanta BC.

Arrancou a época na Rússia, onde apontou dois golos em cinco jogos, e na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões estreou-se a marcar pelos italianos numa vitória por 0-4, contra o FC Midtjylland. Desde então alinhou em mais 30 jogos e apontou mais seis golos, terminando a época dos clubes com 36 jogos e nove golos.

Atua preferencialmente como médio ofensivo, mas pode desempenhar também o papel de segundo avançado. O médio criativo de 25 anos apresenta um nível técnico acima da média e uma rapidez assinalável nas suas ações. Tem uma grande visão de jogo, mas é também capaz de se mostrar em ações defensivas, sendo bastante agressivo na pressão e ao mesmo tempo bastante correto; raramente vê um cartão amarelo. Aliando a afirmação num grande campeonato europeu, Miranchuk pode revelar-se mais importante para a seleção russa do que parece à partida.

O SELECIONADOR

Aos 57 anos, Stanislav Cherchesov vai no sexto ano ao leme da seleção russa. O balanço dos até agora 53 jogos resulta em 22 vitórias, originando uma taxa de sucesso de apenas 41 porcento. Apesar de tudo, é um número aceitável para uma seleção pouco poderosa na atualidade.

Enquanto treinador principal começou na Áustria, onde passou pelo FC Kufstein e pelo Wacker Innsbruck, antes de rumar ao campeonato russo. Entrou pela porta do FK Spartak Moskva, onde esteve dois anos, e nos dois seguintes chefiou o extinto FC Zhemchuzhina Sochi.

Até chegar à seleção russa, Cherchesov ainda orientou o FC Akhmat Grozny, o FC Amkar Perm, o FK Dynamo Moskva e, por fim, foi campeão e venceu a Taça pelos polacos do KP Legia Warszawa. São esses os seus únicos títulos enquanto treinador principal.

ATÉ ONDE PODEM IR?

Tendo por base a melhor participação russa em europeus – as meias-finais em 2008 – dificilmente a seleção de Stanislav Cherchesov conseguirá igualar o feito, ainda menos superá-lo. O futebol reserva-nos muitas surpresas, mas desmentir a linha anterior seria uma verdadeira obra dos deuses deste desporto.

Com algumas limitações a nível defensivo e que contrastam com a interessante criatividade do meio para a frente, suplantar a Dinamarca e apurar-se em segundo lugar seria uma daquelas boas surpresas e os oitavos-de-final serão, realisticamente, a meta máxima para uma seleção russa com muita experiência e alguma juventude – média de idades de 27,9. Além disso, para se apurar como um dos terceiros melhores, teria de vencer a Finlândia e pontuar tanto com a Dinamarca como com a Bélgica. Duro…

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.