Análise do Grupo B | Euro 2020

    FINLÂNDIA

    A SELEÇÃO

    Posicionada no 54.º posto do ranking FIFA, a Finlândia, que já teve Litmanen, chega agora à sua primeira grande competição de seleções, o Euro 2020. Sem qualquer pressão, sem qualquer grande exigência, os finlandeses já fizeram história e qualquer golo, qualquer ponto, qualquer vitória será sempre o primeiro passo para a história deste país em provas internacionais.

    A ESTRELA

    Teemu Pukki – Já nos habituamos ao “desconhecido” finlandês que marcou 30 golos na subida do Norwich City FC à Primeira Liga Inglesa e 11 na época de descida. Tanto que deixou de ser desconhecido e voltou a marcar 26 golos e ajudar a subir a equipa de Norwich.

    Na fase de qualificação para o Euro 2020, que terminou de forma histórica, Pukki marcou 10 golos em 10 jogos, sendo o quarto melhor marcador de toda a qualificação atrás de Zahavi, Ronaldo e Kane. Bastante revelador da qualidade individual do avançado finlandês e da sua importância no desempenho da seleção nórdica.

    Se marcar por duas vezes neste Euro 2020, Pukki vai igualar a marca de Jari Litmanen como melhor marcador da Finlândia (32 golos), tendo precisado de menos 47 partidas. Absurdo.

    A REVELAÇÃO

    Marcus Forss – E como se um goleador não fosse suficiente, o país do norte da Europa com cinco milhões e meio de habitantes produziu outro atleta com faro para o golo. Marcus Forss, atualmente no Brentford FC, fez quase toda a sua formação em Inglaterra, no West Bromwich AFC, Sunderland AFC e finalmente Brentford FC, clube onde fez a passagem para o patamar sénior.

    A época brilhante da equipa de Londres, que terminou com a subida à primeira liga 74 anos depois, teve a forte participação do jovem finlandês, que apontou sete golos em 42 partidas. Com apenas 21 anos, Forss já apontou um golo nas quatro internacionalizações que disputou. Joga bem ao primeiro toque, longe da área, criando facilmente espaços para exploração dos colegas de equipa.

    Dentro da área é eficaz, não precisando de muitos toques ou adornos para visar a baliza contrária. É rápido, transporta bem a bola num contra-ataque e será uma excelente alternativa na procura do golo, quer ao lado de Pukki, quer no seu lugar. Oferece outras características à frente de ataque e esta será uma das melhores oportunidades que Forss tem para cimentar a sua qualidade no futebol europeu, em particular na Primeira Liga Inglesa.

    O SELECIONADOR

    À exceção da época 2003, quando treinou os finlandeses do FC Viikingit, Markku Kanerva desenvolveu toda a sua carreira nas seleções de base da Finlândia até 2011, altura em que entrou para adjunto da principal. Em 2016 assumiu o cargo de treinador principal e ao fim de 44 jogos apurou a Finlândia para a sua primeira prova internacional. Nada mau.

    Aos 57 anos, com 22 vitórias e uma taxe de sucesso de exatamente 50 porcento, o trabalho de Kanerva está a ser francamente positivo até ao momento e a partir daqui tudo será “bónus”, já que história já foi feita.

    ATÉ ONDE PODEM IR?

    No ano de estreia em fases finais de europeus, é difícil imaginar que a Finlândia consiga passar da fase de grupos. Falta a experiência e, em alguns momentos, a qualidade necessária para alcançar esse objetivo. No entanto, nunca o futebol foi exato e os contos de fadas neste desporto estão aí ao virar da esquina.

    Encarando realisticamente este grupo B, dificilmente a seleção finlandesa conseguirá qualquer vitória, mas aproveitando alguma pressão que os adversários possam acusar em momentos decisivos para as contas do grupo, os estreantes podem surpreender com um ou outro empate. Surpreendente, mas possível.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Pires Gonçalves
    Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.