Áustria 3-1 Macedónia do Norte: A qualidade prevaleceu

A CRÓNICA: PRIMEIRA VITÓRIA À LEI DO CRUZAMENTO

A fazer a estreia numa fase final de uma grande competição, a Macedónia do Norte tentou compensar a menor qualidade técnica, com uma exibição cheia de alma. A hipótese de uma surpresa ainda chegou a pairar, mas foram as individualidades austríacas a prevalecer. À sétima tentativa, a Áustria conseguiu a primeira vitória em Europeus, mas fica o aviso: esta Macedónia vai vender cara as derrotas.

A Macedónia do Norte entrou com muito alento, mas sem critério. Pouco ou nada haveria a contar sobre os primeiros 20 minutos, não fosse o golo austríaco. Passe espetacular de Sabitzer a descobrir Lainer ao segundo poste, que finalizou de primeira.

Com o acalmar dos ânimos, a Áustria parecia construir caminho para uma vitória tranquila. Mas como no futebol raramente impera a lógica, a Macedónia do Norte empatou, depois de um lance caricato. Hintereeger chutou contra Sabitzer. A bola até foi em direção ao guarda-redes, mas Bachmann não a conseguiu agarrar. Estava lá Goran Pandev (esse mesmo) que, aos 37 anos, marcou o primeiro golo do seu país num Campeonato da Europa.

Depois de um final de primeira parte morno, a intensidade voltou com o regresso das equipas dos balneários. Ainda assim, o entusiasmo raramente se traduziu em qualidade. A tendência evoluiu para um jogo agressivo e pastoso, que parecia interessar mais à Macedónia.

Só aos 63 minutos veio a primeira grande oportunidade para os austríacos, construída a partir do banco. Marko Aranautovic cruzou tenso e, entre os centrais, Gregoritsch cabeceou para boa defesa do guardião Dimitrievski.

Com o tempo a esgotar-se, a Áustria teve de recorrer aos serviços de Alaba. O reforço do Real Madrid deixou o seu papel mais defensivo e subiu no terreno e o resultado foi imediato. Um cruzamento com conta, peso e medida encontrou os pés de Gregoritsch que desta vez não desperdiçou e fez o 2-1. O golo da tranquilidade veio com selo de classe. Konrad Laimer fez um passe de calcanhar para isolar Arnautovic, que contornou o guarda-redes. 

 

A FIGURA


Marcel Sabitzer – Frente a um adversário incómodo, a qualidade técnica dos austríacos foi decisiva. O jogador do RB Leipzig está claramente acima da média nesse parâmetro e foi o mais desconcertante no ataque da Áustria. Fez a assistência espetacular para o primeiro golo.

O FORA DE JOGO


Dupla Kalajdzic/Baumgartner – Os avançados titulares da Áustria deixaram muito a desejar e raramente foram vistos durante a primeira parte. O cenário mudou quando foram substituídos por Gregoritsch e Arnautovic, que marcaram um golo cada.

 

ANÁLISE TÁTICA – ÁUSTRIA

O selecionador Franco Foda também montou um 5-3-2, mas com variações diferentes em relação ao esquema adversário. Os austríacos apresentaram uma estratégia de maior propensão atacante, com forte presença ofensiva dos laterais Ulmer e Lainer. Também o Alaba, a jogar a central, tinha frequentemente a função de iniciar os ataques. No último terço, Marcel Sabitzer foi o jogador mais perigoso, com as suas variações do centro para a esquerda.

Na segunda parte, a subida de Alaba no terreno acabou por resultar no golo da vitória. Uma alteração que pecou apenas por tardia.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Bachmann (5)

Stefan Lainer (7)

Dragovic (6)

Hinteregger (7)

Alaba (8)

Andreas Ulmes (5)

Baumgartner (4)

Konrad Laimer (7)

Schlager (6)

Sabitzer (8)

Kalajdzic (3)

SUBS UTILIZADOS

Lienhart (6)

Arnautovic (7)

Gregoritsch (7)

Baumgartlinger (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – MACEDÓNIA DO NORTE

Macedónia do Norte repetiu o 5-3-2 da surpreendente vitória frente à Alemanha, em março.  Uma linha defensiva muito fechada, com 3 centrais e os laterais a controlar a profundidade. A dupla Ademi e Nikolov esteve encarregue de dar algum equilíbrio ao meio-campo, dando alguma liberdade aos criativos Elmas e Enis Bardhi. A frente de ataque esteve entregue a Pandev e Trajkovski.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Dimitrievski (7)

Nikolov (6)

Ristovski (6)

Velkovski (5)

Musliu (5)

Alioski (7)

Ademi (5)

Enis Bardhi (6)

Elif Elmas (6)

Trajkovski (4)

Goran Pandev (6)

SUBS UTILIZADOS

Bejtulai (4)

Kostadinov (4)

Trickovski (-)

Artigo revisto por Joana Mendes

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vence Barcelona e torna-se campeão do mundo em Hóquei em Patins

O Sporting conquistou esta madrugada o Campeonato do Mundo de Clubes em Hóquei em Patins. Leões ganharam ao Barcelona por 3-2.

Qual é o rival mais desafiante entre Sporting e Benfica? Eis o que disse Farioli

Francesco Farioli esteve presente em conferência de imprensa após o empate nulo no FC Porto x Benfica. Técnico abordou rivais.

Farioli aborda entrada de Rodrigo Mora aos 90 minutos: «Foi o que senti durante o jogo»

Francesco Farioli esteve presente em conferência de imprensa após o empate nulo no FC Porto x Benfica. Técnico abordou entrada de Rodrigo Mora.

Francesco Farioli comenta pragmatismo no FC Porto x Benfica e lance de Deniz Gul: «Se a camisola é puxada, é penálti»

Francesco Farioli esteve presente em conferência de imprensa após o empate nulo no FC Porto x Benfica. Técnico abordou lance de Deniz Gul.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho admite: «Vim encontrar 4 ou 5 jogadores com crise de autoestima»

José Mourinho esteve presente em conferência de imprensa após o empate nulo no FC Porto x Benfica. Técnico fez revelação.

José Mourinho e o pragmatismo no FC Porto x Benfica: «Se disserem que uma equipa tentou ganhar e outra não, não estou de acordo»

José Mourinho esteve presente em conferência de imprensa após o empate nulo no FC Porto x Benfica. Técnico falou sobre o pragmatismo.

José Mourinho comenta receção no Dragão e revela encontro com Villas-Boas: «Demos um abraço como amigos»

José Mourinho falou sobre a receção no Estádio do Dragão para o FC Porto x Benfica. Jogo terminou 0-0 para a Primeira Liga.