Última horaTorreense ‘Til I Die On The Beach
Publicidade

Numa final inédita, quem leva a melhor? | Espanha x Inglaterra

Miguel Costa · 3 min

Troféu Euro 2024 Espanha x Inglaterra
Foto: UEFA

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Euro 2024, final: domingo, 14 de julho de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: APENAS UMA NAÇÃO PODERÁ SORRIR NO FIM

Duas seleções, duas caminhadas distintas, uma convenceu e a outra ainda não chegou ao seu auge. Espanha e Inglaterra marcam presença na final do Euro 2024, no Olímpico de Berlim.

Os espanhóis chegam a esta decisão após terem ultrapassado diversos tubarões e de forma convincente. Ainda na fase de grupos, venceram a Croácia, Itália e a Albânia. Já nos jogos a eliminar defrontaram a Geórgia, Alemanha e França, somando seis vitórias nestes seis encontros.

À entrada para este campeonato da Europa, a Espanha não era dada como favorita, mas dentro das quatro linhas demonstrou que tendo uma ideia concreta do que se quer fazer e os jogadores concentrados em executar as diversas ações, é possível vencer. Luis de la Fuente, por muitos considerado um treinador um tanto contestável, conseguiu ser objetivo e acima de tudo colocar os jogadores nas posições que se sentem mais confortáveis e saiu beneficiado. O talento individual, elevou o coletivo.

A Inglaterra, no sentido inverso, foi levantado diversas dúvidas ao longo do torneio. Um sistema que não beneficiou as individualidades que Gareth Southgate tem à disposição, à cabeça Phil Foden, Bellingham e o próprio Declan Rice, mas, em contrapartida, deu garantias em momentos de aperto, sabendo lidar com a adversidade. Desde golos a acabar os jogos, a momentos de inspiração individual, os cenários foram sempre inconstantes.

Os ingleses vão disputar, de forma consecutiva, uma final europeia que pode mudar rumo da sua história. De relembrar que não vencem uma competição de seleções desde 1966, algo que está, intrinsecamente, na cabeça dos jogadores e cidadãos.

O favoritismo está, claramente, do lado espanhol que faz, até ao momento, um Euro 2024 superlativo, enquanto a Inglaterra, apesar de ter um dos melhores planteis da prova, não conseguiu demonstrar todo o seu potencial.

O árbitro da partida será o francês, de 35 anos, François Letexier que neste Europeu 2024 arbitrou os encontros da Croácia-Albânia na fase de grupos, assim como o Dinarmarca – Sérvia e, já nos oitavos-de-final, a Espanha – Geórgia.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Pela primeira vez na história a Espanha e a Inglaterra iram defrontar-se numa final de uma competição oficial.
  2. A final do Euro 2024 será o 28.º jogo entre ambas as seleções.
  3. Até ao momento, a Inglaterra leva vantagem com 13 vitórias.
  4. Por outro lado, a Espanha tem 10 vitórias.
  5. Em fases finais será apenas o quarto duelo entre estas duas seleções.
  6. A Espanha é a equipa, no Euro 2024, com mais golos na competição, com 13 tentos apontados.
  7. Esta é a segunda final consecutiva no Euro para a Inglaterra.
  8. Caso os ingleses vençam o Europeu, quebram um jejum de 48 anos sem títulos oficiais.
  9. Caso a Espanha vença, torna-se a seleção mais vencedora da prova, com quatro títulos.
  10. Lamine Yamal é o jogador mais jovem a marcar e assistir numa fase final de um Euro.

JOGADORES A TER EM CONTA

Lamine Yamal Espanha
Fonte: Selección Española de Fútbol

Lamine Yamal – Nesta rubrica é impossível não destacar o menino de 17 anos. Sendo tão novo é impressionante a sua maturidade para em momentos de pressão saber sempre qual é a decisão correta e qualidade para fazer golos como este frente à França.

É o presente e futuro do Barcelona e da seleção espanhola. Um diamante que ainda está em lapidação e que ainda pode alcançar muito mais coisas no futebol europeu. Há curiosidade para saber como será a sua exibição frente à Inglaterra.

Kobbie Mainoo – Não começou a titular no Euro 2024, mas rapidamente foi opção na seleção inglesa. O médio do Manchester United é o jogador mais regular da equipa do Southgate. Tecnicamente é irrepreensível, sabendo ler o jogo como poucos, e taticamente é o pilar da Inglaterra.

Não deixa de ser curioso que os dois destaques das respetivas seleções, são os mais jovens das mesmas.

XI´s PROVÁVEIS

Espanha: Unai Simón, Dani Carvajal, Nacho Fernandes, Aymeric Laporte, Marc Cucurella, Rodri Hernández, Fabián Ruiz, Dani Olmo, Nico Williams, Lamine Yamal e Morata

Treinador: Luis de la Fuente

«Não há favoritos. Vai ser equilibradíssimo».

Inglaterra: Jordan Pickford, Kyle Walker, Jonh Stones, Marc Guéhi, Luke Shaw, Kobbie Mainoo, Declan Rice, Bukayo Saka, Phil Foden, Jude Bellingham e Harry Kane

Treinador: Garry Southgate

«Quando crias sonhos, tens que ter uma visão clara do objetivo. Sabíamos o queríamos alcançar, e aquilo que precisávamos melhorar enquanto equipa».

PREVISÃO DE RESULTADO: Espanha 3-1 Inglaterra

Miguel Costa

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Torreense ‘Til I Die On The Beach

O Sunderland é uma das equipas mais românticas desta edição da Europa League. Não pelo futebol, mais próximo da ideia genérica do futebol inglês e britânico e pouco dado a estéticas e modernidades, mas pela história de um clube tradicional que, aos olhos de todo o mundo, desceu à 3.ª Divisão, fez o caminho das trevas e, à primeira, garantiu o acesso às competições europeias. Nesta caminhada, a série «Sunderland ‘Til I Die» ajudou o clube do Nordeste de Inglaterra a tornar-se mais global, solidarizando e sensibilizando adeptos de todo o mundo. No que toca a ter as ruas do seu lado, há poucos clubes mais bem posicionados do que o Sunderland. Um deles, ainda assim, é o Torreense. Por mais que seja interessante olhar para lá do óbvio, não nos podemos esquecer, em qualquer análise, que a competição para o emblema de Torres Vedras é altamente desigual. Enquanto se debela com um arranque de época delicado na Segunda Liga, o Torreense vai usando a Europa League como uma diversão cada vez mais competitiva, como uma montra de luxo para se publicitar enquanto clube e como uma recompensa merecida a um feito extraordinário. Este carinho natural para com o outsider roubou algum do protagonismo à primeira deslocação europeia do Sunderland em 53 anos. E, mais do que os dados lançados antes do jogo, o rumo dos 90 minutos ajuda a ganhar um sentimento de identificação com o Torreense.

Diogo Ribeiro · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.