Numa final inédita, quem leva a melhor? | Espanha x Inglaterra

- Advertisement -
Euro 2024, final: domingo, 14 de julho de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: APENAS UMA NAÇÃO PODERÁ SORRIR NO FIM

Duas seleções, duas caminhadas distintas, uma convenceu e a outra ainda não chegou ao seu auge. Espanha e Inglaterra marcam presença na final do Euro 2024, no Olímpico de Berlim.

Os espanhóis chegam a esta decisão após terem ultrapassado diversos tubarões e de forma convincente. Ainda na fase de grupos, venceram a Croácia, Itália e a Albânia. Já nos jogos a eliminar defrontaram a Geórgia, Alemanha e França, somando seis vitórias nestes seis encontros.

À entrada para este campeonato da Europa, a Espanha não era dada como favorita, mas dentro das quatro linhas demonstrou que tendo uma ideia concreta do que se quer fazer e os jogadores concentrados em executar as diversas ações, é possível vencer. Luis de la Fuente, por muitos considerado um treinador um tanto contestável, conseguiu ser objetivo e acima de tudo colocar os jogadores nas posições que se sentem mais confortáveis e saiu beneficiado. O talento individual, elevou o coletivo.

A Inglaterra, no sentido inverso, foi levantado diversas dúvidas ao longo do torneio. Um sistema que não beneficiou as individualidades que Gareth Southgate tem à disposição, à cabeça Phil Foden, Bellingham e o próprio Declan Rice, mas, em contrapartida, deu garantias em momentos de aperto, sabendo lidar com a adversidade. Desde golos a acabar os jogos, a momentos de inspiração individual, os cenários foram sempre inconstantes.

Os ingleses vão disputar, de forma consecutiva, uma final europeia que pode mudar rumo da sua história. De relembrar que não vencem uma competição de seleções desde 1966, algo que está, intrinsecamente, na cabeça dos jogadores e cidadãos.

O favoritismo está, claramente, do lado espanhol que faz, até ao momento, um Euro 2024 superlativo, enquanto a Inglaterra, apesar de ter um dos melhores planteis da prova, não conseguiu demonstrar todo o seu potencial.

O árbitro da partida será o francês, de 35 anos, François Letexier que neste Europeu 2024 arbitrou os encontros da Croácia-Albânia na fase de grupos, assim como o Dinarmarca – Sérvia e, já nos oitavos-de-final, a Espanha – Geórgia.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Pela primeira vez na história a Espanha e a Inglaterra iram defrontar-se numa final de uma competição oficial.
  2. A final do Euro 2024 será o 28.º jogo entre ambas as seleções.
  3. Até ao momento, a Inglaterra leva vantagem com 13 vitórias.
  4. Por outro lado, a Espanha tem 10 vitórias.
  5. Em fases finais será apenas o quarto duelo entre estas duas seleções.
  6. A Espanha é a equipa, no Euro 2024, com mais golos na competição, com 13 tentos apontados.
  7. Esta é a segunda final consecutiva no Euro para a Inglaterra.
  8. Caso os ingleses vençam o Europeu, quebram um jejum de 48 anos sem títulos oficiais.
  9. Caso a Espanha vença, torna-se a seleção mais vencedora da prova, com quatro títulos.
  10. Lamine Yamal é o jogador mais jovem a marcar e assistir numa fase final de um Euro.

JOGADORES A TER EM CONTA

Lamine Yamal Espanha
Fonte: Selección Española de Fútbol

Lamine YamalNesta rubrica é impossível não destacar o menino de 17 anos. Sendo tão novo é impressionante a sua maturidade para em momentos de pressão saber sempre qual é a decisão correta e qualidade para fazer golos como este frente à França.

É o presente e futuro do Barcelona e da seleção espanhola. Um diamante que ainda está em lapidação e que ainda pode alcançar muito mais coisas no futebol europeu. Há curiosidade para saber como será a sua exibição frente à Inglaterra.

Kobbie MainooNão começou a titular no Euro 2024, mas rapidamente foi opção na seleção inglesa. O médio do Manchester United é o jogador mais regular da equipa do Southgate. Tecnicamente é irrepreensível, sabendo ler o jogo como poucos, e taticamente é o pilar da Inglaterra.

Não deixa de ser curioso que os dois destaques das respetivas seleções, são os mais jovens das mesmas.

XI´s PROVÁVEIS

Espanha: Unai Simón, Dani Carvajal, Nacho Fernandes, Aymeric Laporte, Marc Cucurella, Rodri Hernández, Fabián Ruiz, Dani Olmo, Nico Williams, Lamine Yamal e Morata

Treinador: Luis de la Fuente

«Não há favoritos. Vai ser equilibradíssimo».

Inglaterra: Jordan Pickford, Kyle Walker, Jonh Stones, Marc Guéhi, Luke Shaw, Kobbie Mainoo, Declan Rice, Bukayo Saka, Phil Foden, Jude Bellingham e Harry Kane

Treinador: Garry Southgate

«Quando crias sonhos, tens que ter uma visão clara do objetivo. Sabíamos o queríamos alcançar, e aquilo que precisávamos melhorar enquanto equipa».

PREVISÃO DE RESULTADO: Espanha 3-1 Inglaterra

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marc Guéhi oficializado como reforço do Manchester City

Marc Guéhi já foi apresentado como novo jogador do Manchester City. Defesa chega em final de contrato do Crystal Palace.

Jocelin Ta Bi oficializado como reforço do Sunderland

Jocelin Ta Bi é o mais recente reforço do Sunderland. O extremo costa marfinense chega ao clube inglês proveniente do Maccabi Netanya, do Israel.

Dani Alves mete mãos à obra no São João de Ver e despede treinador

Ex internacional brasileiro, Dani Alves, despede o treinador do São João de Ver, João Nivea, após a goleada sofrida frente ao Fafe.

José Vala deixa o comando técnico do Caldas passado uma década

O Caldas anunciou este domingo, a rescisão de contrato com José Vala. O treinador pôs fim a uma ligação que durava à mais de dez anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Martins deixa Alverca e assina União de Leiria

Na passada quinta feira, a União de Leiria chegou a acordo com o Alverca para a contratação do médio Diogo Martins.

Rio Ave confirma regresso de Theofanis Bakoulas ao Olympiakos

Theofanis Bakoulas está de regresso ao Olympiakos. O médio grego que, devido a uma lesão, está fora da presente temporada, viu o seu empréstimo terminado com a equipa vilacondense.

Uma nova novela africana | Senegal 1-0 Marrocos

Os adeptos do Senegal, a jogarem a mais de 2500 km do próprio país, não se inibiam de dançar, cantar e fazer barulho.