Numa final inédita, quem leva a melhor? | Espanha x Inglaterra

- Advertisement -
Euro 2024, final: domingo, 14 de julho de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: APENAS UMA NAÇÃO PODERÁ SORRIR NO FIM

Duas seleções, duas caminhadas distintas, uma convenceu e a outra ainda não chegou ao seu auge. Espanha e Inglaterra marcam presença na final do Euro 2024, no Olímpico de Berlim.

Os espanhóis chegam a esta decisão após terem ultrapassado diversos tubarões e de forma convincente. Ainda na fase de grupos, venceram a Croácia, Itália e a Albânia. Já nos jogos a eliminar defrontaram a Geórgia, Alemanha e França, somando seis vitórias nestes seis encontros.

À entrada para este campeonato da Europa, a Espanha não era dada como favorita, mas dentro das quatro linhas demonstrou que tendo uma ideia concreta do que se quer fazer e os jogadores concentrados em executar as diversas ações, é possível vencer. Luis de la Fuente, por muitos considerado um treinador um tanto contestável, conseguiu ser objetivo e acima de tudo colocar os jogadores nas posições que se sentem mais confortáveis e saiu beneficiado. O talento individual, elevou o coletivo.

A Inglaterra, no sentido inverso, foi levantado diversas dúvidas ao longo do torneio. Um sistema que não beneficiou as individualidades que Gareth Southgate tem à disposição, à cabeça Phil Foden, Bellingham e o próprio Declan Rice, mas, em contrapartida, deu garantias em momentos de aperto, sabendo lidar com a adversidade. Desde golos a acabar os jogos, a momentos de inspiração individual, os cenários foram sempre inconstantes.

Os ingleses vão disputar, de forma consecutiva, uma final europeia que pode mudar rumo da sua história. De relembrar que não vencem uma competição de seleções desde 1966, algo que está, intrinsecamente, na cabeça dos jogadores e cidadãos.

O favoritismo está, claramente, do lado espanhol que faz, até ao momento, um Euro 2024 superlativo, enquanto a Inglaterra, apesar de ter um dos melhores planteis da prova, não conseguiu demonstrar todo o seu potencial.

O árbitro da partida será o francês, de 35 anos, François Letexier que neste Europeu 2024 arbitrou os encontros da Croácia-Albânia na fase de grupos, assim como o Dinarmarca – Sérvia e, já nos oitavos-de-final, a Espanha – Geórgia.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Pela primeira vez na história a Espanha e a Inglaterra iram defrontar-se numa final de uma competição oficial.
  2. A final do Euro 2024 será o 28.º jogo entre ambas as seleções.
  3. Até ao momento, a Inglaterra leva vantagem com 13 vitórias.
  4. Por outro lado, a Espanha tem 10 vitórias.
  5. Em fases finais será apenas o quarto duelo entre estas duas seleções.
  6. A Espanha é a equipa, no Euro 2024, com mais golos na competição, com 13 tentos apontados.
  7. Esta é a segunda final consecutiva no Euro para a Inglaterra.
  8. Caso os ingleses vençam o Europeu, quebram um jejum de 48 anos sem títulos oficiais.
  9. Caso a Espanha vença, torna-se a seleção mais vencedora da prova, com quatro títulos.
  10. Lamine Yamal é o jogador mais jovem a marcar e assistir numa fase final de um Euro.

JOGADORES A TER EM CONTA

Lamine Yamal Espanha
Fonte: Selección Española de Fútbol

Lamine YamalNesta rubrica é impossível não destacar o menino de 17 anos. Sendo tão novo é impressionante a sua maturidade para em momentos de pressão saber sempre qual é a decisão correta e qualidade para fazer golos como este frente à França.

É o presente e futuro do Barcelona e da seleção espanhola. Um diamante que ainda está em lapidação e que ainda pode alcançar muito mais coisas no futebol europeu. Há curiosidade para saber como será a sua exibição frente à Inglaterra.

Kobbie MainooNão começou a titular no Euro 2024, mas rapidamente foi opção na seleção inglesa. O médio do Manchester United é o jogador mais regular da equipa do Southgate. Tecnicamente é irrepreensível, sabendo ler o jogo como poucos, e taticamente é o pilar da Inglaterra.

Não deixa de ser curioso que os dois destaques das respetivas seleções, são os mais jovens das mesmas.

XI´s PROVÁVEIS

Espanha: Unai Simón, Dani Carvajal, Nacho Fernandes, Aymeric Laporte, Marc Cucurella, Rodri Hernández, Fabián Ruiz, Dani Olmo, Nico Williams, Lamine Yamal e Morata

Treinador: Luis de la Fuente

«Não há favoritos. Vai ser equilibradíssimo».

Inglaterra: Jordan Pickford, Kyle Walker, Jonh Stones, Marc Guéhi, Luke Shaw, Kobbie Mainoo, Declan Rice, Bukayo Saka, Phil Foden, Jude Bellingham e Harry Kane

Treinador: Garry Southgate

«Quando crias sonhos, tens que ter uma visão clara do objetivo. Sabíamos o queríamos alcançar, e aquilo que precisávamos melhorar enquanto equipa».

PREVISÃO DE RESULTADO: Espanha 3-1 Inglaterra

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Benfica: Amar Dedic não aguentou os 120 minutos do País de Gales x Bósnia e saiu lesionado

Amar Dedic foi substituído aos aos 110 minutos com queixas físicas da vitória da Bósnia sobre o País de Gales no playoff de acesso ao Mundial 2026.

Já são conhecidas as 4 finais dos playoffs da Europa para o Mundial 2026

Com os jogos disputados nesta quinta-feira, ficaram definidas as quatro finais dos playoffs de apuramento para o Mundial 2026.

Lionel Scaloni afasta polémica com Vinícius Júnior e justifica chamada de Gianluca Prestianni: «Não sou eu quem tem de falar desse tema»

Lionel Scaloni recusou comentar a investigação da UEFA a Gianluca Prestianni. O selecionador justificou a chamada do jovem como substituto do lesionado Dybala e prometeu dar-lhe oportunidades na seleção argentina.

Vice-Presidente do Benfica reage à decisão da ERC de reprovar o projeto radiofónico: «Deliberação que revela uma atitude persecutória contra o projeto do Benfica»

José Gandarez, Vice-Presidente do Benfica, clarificou a posição do clube relativamente à reprovação do projeto 'Benfica FM' por parte da ERC.

PUB

Mais Artigos Populares

Ange Postecoglou assume arrependimento por ter assumido Nottingham Forest a meio da época: «Foi brutal»

Ange Postecoglou arrepende-se de ter assumido o Nottingham Forest e descreve o seu despedimento relâmpago como 'brutal'.

Uli Hoeness afasta saída no Bayern Munique: «Não será vendido nem por 200 milhões de euros»

Uli Hoeness garantiu que Michael Olise é inegociável. O presidente honorário do clube alemão garantiu que o Bayern Munique não venderá o extremo francês nem por 200 milhões de euros.

Hat-trick de Gyokeres no triunfo da Ucrânia frente à Suécia, Polónia elimina a Albânia com estreia especial e Itália avança: Eis os resultados de...

Esta quinta-feira, Itália bateu a Irlanda do Norte por 1-0, a Ucrânia eliminou a Suécia com um triunfo por 2-0 e a Dinamarca venceu a Macedónia do Norte por 1-0.