Euro 2024 | 4 jogadores que podem decidir o grupo E

O grupo E é um dos grupos mais competitivos do Euro 2024, e é composto por Ucrânia, Eslováquia, Bélgica e Roménia. Destaca-se uma equipa claramente favorita, que são os comandados de Tedesco, que são os favoritos a terminar no topo do grupo, no entanto, para as restantes posições, qualquer seleção pode terminar em segundo lugar ou no último, dada a paridade das equipas.

LÊ MAIS: Já te inscreveste na nossa Fantasy League do Euro 2024?

Começando pela Ucrânia, esteve presente nas últimas três competições continentais, sendo que apenas numa dessas vezes atingiu a fase a eliminar, tendo chegado até aos quartos de final, em 2021. No caminho para o europeu os ucranianos tiveram de disputar dois “play-offs” fruto daquilo que foi a sua prestação na última edição da Liga das Nações, onde bateram Bósnia e Islândia, garantindo assim o passaporte para a Alemanha.

A Eslováquia está pela terceira vez da sua história, como país independente, na fase final de um Euro, nas duas últimas edições o máximo que conseguiu atingir foi os oitavos de final, em 2016. Na qualificação para o europeu da Alemanha, os eslovacos terminaram o seu grupo na segunda posição, atrás de Portugal.

A formação da Bélgica conseguiu o seu sétimo apuramento para um europeu, depois de ter terminado o grupo F de qualificação no primeiro posto, com 20 pontos em oito jogos. A Bélgica foi o carrasco de Portugal no Euro 2020, um golo de Thorgan Hazard, em Sevilha, mandou, os até então campeões europeus, para casa logo no primeiro jogo a eliminar. A melhor prestação dos belgas na competição foi em 1980, onde foram derrotados na final pela Alemanha, em Roma.

Por fim, a Roménia está no campeonato da Europa pela sexta vez, não esteve no último e regressa agora oito anos depois com o objetivo de atingir a fase a eliminar.

A última vez que o conseguiu no Euro 2000, onde atingiram os quartos de final, e que é a melhor prestação dos romenos na prova. Para conseguir o apuramento, a Roménia fez uma grande qualificação, tendo terminado o seu grupo em primeiro lugar, à frente da seleção da Suíça.

Destacaremos então, quatro jogadores, um de cada seleção, que podem ser destaque nesta primeira fase da competição:

Ucrânia

Artem Dovbyk, do Girona, é uma das estrelas da Ucrânia no Euro 2024
Fonte: Girona FC

Artem Dovbyk – Na seleção ucraniana o que não falta são jogadores de enorme qualidade e a perfilar nas melhores ligas do mundo, mas a figura onde se coloca mais expectativa é em Artem Dovbyk.

Consagrado com o prémio de melhor marcador da La Liga, um bom campeonato da Europa pode levá-lo a outros voos. Com a camisola do Girona foram 24 golos em 36 jogos, na liga espanhola. Tem um pé esquerdo portentoso e marca golo de qualquer maneira e feitio. Tem também um excelente jogo aéreo, o que faz dele um dos pontas de lança mais letais da atualidade. No último europeu fez apenas um único jogo e marcou o golo decisivo que levou os ucranianos para os quartos de final, depois de baterem por 2-1 os suecos, já no prolongamento, nos oitavos.

O ponta de lança, de 26 anos, será uma seta apontada às balizas adversárias e causará certamente muitas dificuldades aos defesas deste Euro 2024.

Eslováquia

Stanislav Lobotka também pode brilhar nesta paragem para jogos das seleções
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Stanislav Lobotka – Do lado eslovaco poderíamos destacar David Hancko, central de enorme qualidade do Feyenoord, ou Robert Bozenik, o avançado do Boavista que fez um arranque de campeonato impressionante, mas é impossível fugir ao nome de Lobotka.  

O médio, de 29 anos, do Nápoles, tem um papel de enorme importância na seleção comandada por Francesco Calzona. Sabe jogar muito sob pressão e encontra espaços que só ele os consegue descobrir. Oferece estabilidade posicional, é muito forte naquilo que é o processo de construção e a sua qualidade de passe está presente em todos os momentos do jogo.

Todo o jogo da Eslováquia passará por ele, e será Lobotka a pautar os ritmos de jogo, tentando impulsionar a sua equipa para a frente.

Bélgica

Bernardo Silva e Kevin De Bruyne vão marcar presença no Euro 2024
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Kevin de Bruyne – A Bélgica tem sido uma constante fábrica de talentos nos últimos anos, e desta nova geração podemos destacar Doku, Bakayoko, Onana, Vermeeren, entre outros. Mas é impossível dissociar o futebol da seleção da Bélgica de Lukaku e principalmente de Kevin de Bruyne.

O médio, de 32 anos, voltou de lesão num grande nível e foi a tempo de ser peça fulcral da equipa do Manchester City, naquilo que foi a conquista da Premier League. Tem como sua imagem de marca cruzamentos fantásticos para os avançados e movimentos difíceis de contrariar para a defesa contrária. No que diz respeito à finalização, de Bruyne é um tratado, prova disso é que está entre os dez melhores marcadores da história da seleção belga.

Com uma visão de jogo fora de comum e uma precisão de passe acima da média, de Bruyne será o elemento criativo da equipa de Tedesco no Euro e todo o jogo passará pelos seus fantásticos pés.

Roménia

Rodrigo Muniz Fulham Radu Dragusin Tottenham
Fonte: Fulham FC

Radu Drăgușin – Os romenos contam com alguns jogadores interessantes como o guarda-redes Moldovan, Ianis Hagi ou Valentin Mihaila, mas tem em Radu Drăgusin, o porta-estandarte daquilo que é a competência defensiva.

Drăgușin, de 22 anos, joga no Tottenham, clube para onde se transferiu em janeiro, depois de uma primeira metade de época a um grande nível no Génova. É visto como um dos craques da seleção apesar da tenra idade, destaca-se pelo forte sentido posicional e é um “ás” no que aos duelos aéreos diz respeito. O atleta já tem 17 internacionalizações pela Roménia.

A chave de um possível apuramento da Roménia para a fase a eliminar do Euro 2024 pode estar no defesa-central e na coesão defensiva que possa existir nesse setor.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.