Euro 2024 | 4 jogadores que podem decidir o grupo E

    O grupo E é um dos grupos mais competitivos do Euro 2024, e é composto por Ucrânia, Eslováquia, Bélgica e Roménia. Destaca-se uma equipa claramente favorita, que são os comandados de Tedesco, que são os favoritos a terminar no topo do grupo, no entanto, para as restantes posições, qualquer seleção pode terminar em segundo lugar ou no último, dada a paridade das equipas.

    LÊ MAIS: Já te inscreveste na nossa Fantasy League do Euro 2024?

    Começando pela Ucrânia, esteve presente nas últimas três competições continentais, sendo que apenas numa dessas vezes atingiu a fase a eliminar, tendo chegado até aos quartos de final, em 2021. No caminho para o europeu os ucranianos tiveram de disputar dois “play-offs” fruto daquilo que foi a sua prestação na última edição da Liga das Nações, onde bateram Bósnia e Islândia, garantindo assim o passaporte para a Alemanha.

    A Eslováquia está pela terceira vez da sua história, como país independente, na fase final de um Euro, nas duas últimas edições o máximo que conseguiu atingir foi os oitavos de final, em 2016. Na qualificação para o europeu da Alemanha, os eslovacos terminaram o seu grupo na segunda posição, atrás de Portugal.

    A formação da Bélgica conseguiu o seu sétimo apuramento para um europeu, depois de ter terminado o grupo F de qualificação no primeiro posto, com 20 pontos em oito jogos. A Bélgica foi o carrasco de Portugal no Euro 2020, um golo de Thorgan Hazard, em Sevilha, mandou, os até então campeões europeus, para casa logo no primeiro jogo a eliminar. A melhor prestação dos belgas na competição foi em 1980, onde foram derrotados na final pela Alemanha, em Roma.

    Por fim, a Roménia está no campeonato da Europa pela sexta vez, não esteve no último e regressa agora oito anos depois com o objetivo de atingir a fase a eliminar.

    A última vez que o conseguiu no Euro 2000, onde atingiram os quartos de final, e que é a melhor prestação dos romenos na prova. Para conseguir o apuramento, a Roménia fez uma grande qualificação, tendo terminado o seu grupo em primeiro lugar, à frente da seleção da Suíça.

    Destacaremos então, quatro jogadores, um de cada seleção, que podem ser destaque nesta primeira fase da competição:

    Ucrânia

    Artem Dovbyk, do Girona, é uma das estrelas da Ucrânia no Euro 2024
    Fonte: Girona FC

    Artem Dovbyk – Na seleção ucraniana o que não falta são jogadores de enorme qualidade e a perfilar nas melhores ligas do mundo, mas a figura onde se coloca mais expectativa é em Artem Dovbyk.

    Consagrado com o prémio de melhor marcador da La Liga, um bom campeonato da Europa pode levá-lo a outros voos. Com a camisola do Girona foram 24 golos em 36 jogos, na liga espanhola. Tem um pé esquerdo portentoso e marca golo de qualquer maneira e feitio. Tem também um excelente jogo aéreo, o que faz dele um dos pontas de lança mais letais da atualidade. No último europeu fez apenas um único jogo e marcou o golo decisivo que levou os ucranianos para os quartos de final, depois de baterem por 2-1 os suecos, já no prolongamento, nos oitavos.

    O ponta de lança, de 26 anos, será uma seta apontada às balizas adversárias e causará certamente muitas dificuldades aos defesas deste Euro 2024.

    Eslováquia

    Stanislav Lobotka também pode brilhar nesta paragem para jogos das seleções
    Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

    Stanislav Lobotka – Do lado eslovaco poderíamos destacar David Hancko, central de enorme qualidade do Feyenoord, ou Robert Bozenik, o avançado do Boavista que fez um arranque de campeonato impressionante, mas é impossível fugir ao nome de Lobotka.  

    O médio, de 29 anos, do Nápoles, tem um papel de enorme importância na seleção comandada por Francesco Calzona. Sabe jogar muito sob pressão e encontra espaços que só ele os consegue descobrir. Oferece estabilidade posicional, é muito forte naquilo que é o processo de construção e a sua qualidade de passe está presente em todos os momentos do jogo.

    Todo o jogo da Eslováquia passará por ele, e será Lobotka a pautar os ritmos de jogo, tentando impulsionar a sua equipa para a frente.

    Bélgica

    Bernardo Silva e Kevin De Bruyne vão marcar presença no Euro 2024
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Kevin de Bruyne – A Bélgica tem sido uma constante fábrica de talentos nos últimos anos, e desta nova geração podemos destacar Doku, Bakayoko, Onana, Vermeeren, entre outros. Mas é impossível dissociar o futebol da seleção da Bélgica de Lukaku e principalmente de Kevin de Bruyne.

    O médio, de 32 anos, voltou de lesão num grande nível e foi a tempo de ser peça fulcral da equipa do Manchester City, naquilo que foi a conquista da Premier League. Tem como sua imagem de marca cruzamentos fantásticos para os avançados e movimentos difíceis de contrariar para a defesa contrária. No que diz respeito à finalização, de Bruyne é um tratado, prova disso é que está entre os dez melhores marcadores da história da seleção belga.

    Com uma visão de jogo fora de comum e uma precisão de passe acima da média, de Bruyne será o elemento criativo da equipa de Tedesco no Euro e todo o jogo passará pelos seus fantásticos pés.

    Roménia

    Rodrigo Muniz Fulham Radu Dragusin Tottenham
    Fonte: Fulham FC

    Radu Drăgușin – Os romenos contam com alguns jogadores interessantes como o guarda-redes Moldovan, Ianis Hagi ou Valentin Mihaila, mas tem em Radu Drăgusin, o porta-estandarte daquilo que é a competência defensiva.

    Drăgușin, de 22 anos, joga no Tottenham, clube para onde se transferiu em janeiro, depois de uma primeira metade de época a um grande nível no Génova. É visto como um dos craques da seleção apesar da tenra idade, destaca-se pelo forte sentido posicional e é um “ás” no que aos duelos aéreos diz respeito. O atleta já tem 17 internacionalizações pela Roménia.

    A chave de um possível apuramento da Roménia para a fase a eliminar do Euro 2024 pode estar no defesa-central e na coesão defensiva que possa existir nesse setor.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Chelsea tentou contratar jogador ao Manchester City em janeiro

    O Chelsea tentou a contratação de Nico O'Reilly, no passado mercado de inverno. O médio inglês atua no Manchester City.

    Maria Martins e Rui Oliveira conquistam medalhas nos Europeu de Ciclismo de Pista

    Maria Martins e Rui Oliveira conquistaram a medalha de bronze e de prata, respetivamente, nos Europeus de Ciclismo de Pista.

    Kylian Mbappé tenta convencer Real Madrid a contratar compatriota francês no verão

    Kylian Mbappé quer reunir-se com William Saliba no Real Madrid este verão. Merengues estão interessados no defesa do Arsenal.

    Destaque do Borussia Dortmund soma 3 interessados na Premier League

    Jamie Bynoe-Gittens continua a somar interessados no seu passe. O Tottenham juntou-se à corrida pelo extemo inglês.

    Club Brugge derrota Atalanta de Rui Patrício nos descontos e ganha vantagem no playoff da Champions League

    O Club Brugge venceu a Atalanta por 2-1 na primeira mão do playoff da Champions League. Jogo decidido nos descontos.