Fantasy Euro 2024: Façam as vossas apostas

Aproxima-se a passos largos uma das alturas mais entusiasmantes da época desportiva, o Euro 2024 está aí à porta.

Se os grandes torneios internacionais despertam o interesse até dos fãs mais casuais, são para os mais acérrimos uma excelente oportunidade para conhecer novos jogadores ou para ver os já conhecidos num contexto diferente. É precisamente nesse grupo dos adeptos mais dedicados ao desporto rei que se encontram os jogadores de Fantasy.

O conceito é simples: escolher os jogadores que terão os melhores desempenhos de cada jornada do Euro e somar pontos com cada ação positiva que estes desempenharem em campo, sem exceder o orçamento de €100m atribuído a cada jogador.

A possibilidade de criar mini-ligas com amigos ou colegas de trabalho gera tema de conversa e algumas provocações (saudáveis, esperamos) quando há ultrapassagens na tabela classificativa.

Falando em mini-ligas para o Euro, o BnR criou uma para poderes jogar connosco: https://gaming.uefa.com/en/eurofantasy/leagues/nQGAn2/0042006F006C0061004E00610052006500640065/Gapsone

Na última edição do Euro, o jogador que somou mais pontos (43) foi o vice-campeão Luke Shaw. Outras figuras de destaque, que muito provavelmente serão opção nesta edição (há ainda convocatórias por anunciar), foram Jordan Pickford, Patrick Schick, Xerdan Shaquiri, Thomas Meunier, Joakim Maehle e o quase inevitável Cristiano Ronaldo.

As principais diferenças em relação à Fantasy do Euro 2020 estão na atribuição de um ponto por cada três recuperações de bola e de três pontos pelo prémio de melhor em campo. Este ajuste faz com que médios com características mais defensivas, e tipicamente com preço mais acessível, se tornem opções a ter em conta. Jogadores como Jorginho, Rice, Rodri ou até João Palhinha poderão assim figurar mais vezes nos plantéis.

João Palhinha pode ser uma boa aposta para a Fantasy do Euro 2024
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

As duas ajudas mantêm-se: o Joker, que permite fazer transferências ilimitadas, e o Sem Limite, que permite escolher uma equipa sem restrições de orçamento para uma das jornadas. Ambas podem ser usadas apenas uma vez, em qualquer jornada, excetuando a primeira e os oitavos de final do Euro.

Dicas para principiantes:

Tendo em conta as regras desta edição da Fantasy Euro 2024, eis algumas dicas úteis para quem se aventura pela primeira vez no jogo:

  • Escolher os alvos

Quase tão importante como a qualidade dos jogadores é a qualidade do adversário que vão enfrentar. Escolher para a primeira jornada jogadores que defrontam adversários teoricamente mais fracos no início da fase de grupos é uma estratégia inteligente.

  • Escolha “cronológica” do 11

Ao contrário do que acontece noutros jogos semelhantes, na Fantasy do Euro é possível fazer substituições manuais dentro de cada jornada. Tendo este pormenor em conta, faz sentido colocar no 11 titular jogadores que joguem nos primeiros dias da jornada e depois efetuar substituições caso a sua performance não encha as medidas.

  • Alterações de última hora

O prazo para alterações nas equipas é o apito inicial do primeiro jogo do dia. Fazer alterações de última hora permite ter em conta os 11 titulares do primeiro jogo e transferir/substituir jogadores que não tenham sido opção. É certo que os jogadores em questão poderão sempre saltar do banco para fazer os 20 minutos da vida deles, mas quanto ao fator sorte não há conselhos que valham.

  • Ordenar o banco

Se algum jogador do 11 titular somar zero minutos, será substituído automaticamente no fim da jornada. O jogador que entra será definido pelas restrições de posição, mas também pela ordem de prioridade do banco. Assim, colocar na primeira posição do banco o melhor suplente pode ser determinante para amealhar pontos extra.

  • Há defesas e defesas

Apesar da nova regra que premeia os desarmes, continuará a haver defesas com características mais atacantes, que naturalmente pontuarão melhor. Laterais que subam mais no terreno e cruzem com frequência serão uma mais-valia, bem como centrais de elevada estatura e fortes no jogo aéreo.

  • Bolas paradas

Escolher os jogadores que batem bolas paradas, e especialmente grandes penalidades, pode ser uma via aberta para os pontos.

  • Um alarme não mata ninguém

Para quem quiser levar o jogo a sério e evitar a frustrações desnecessárias, definir um alarme para 10 minutos antes do início do primeiro jogo do dia pode ser uma boa ideia.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Ángel Di María marca golo olímpico pelo Rosario Central e impede vitória do Boca Juniors patrocinada por ex-Sporting

Ángel Di María conseguiu marcar um golo olímpico pelo Rosario Central. Belo remate permitiu empate na receção ao Boca Juniors na Liga Argentina.

Ruben Amorim deixa recado: «Estou a sofrer mais do que os adeptos»

Ruben Amorim analisou o desfecho do dérbi de Manchester da quarta jornada da Premier League. Manchester City goleou o Manchester United.

Nuno Espírito Santo tem interessado na Premier League depois de ser demitido do Nottingham Forest

O West Ham cogita avançar para a contratação de Nuno Espírito Santo. Hammers ponderam demitir Graham Potter e o português é uma opção.

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.

Rennes vence Lyon de Paulo Fonseca com 2 golos ao cair do pano: eis os resultados do dia na Ligue 1

O Rennes derrotou o Lyon por 3-1 no Roazhon Park, num jogo da 4ª jornada da Ligue 1 decidido nos últimos minutos.