Fantasy Euro 2024: Façam as vossas apostas

Aproxima-se a passos largos uma das alturas mais entusiasmantes da época desportiva, o Euro 2024 está aí à porta.

Se os grandes torneios internacionais despertam o interesse até dos fãs mais casuais, são para os mais acérrimos uma excelente oportunidade para conhecer novos jogadores ou para ver os já conhecidos num contexto diferente. É precisamente nesse grupo dos adeptos mais dedicados ao desporto rei que se encontram os jogadores de Fantasy.

O conceito é simples: escolher os jogadores que terão os melhores desempenhos de cada jornada do Euro e somar pontos com cada ação positiva que estes desempenharem em campo, sem exceder o orçamento de €100m atribuído a cada jogador.

A possibilidade de criar mini-ligas com amigos ou colegas de trabalho gera tema de conversa e algumas provocações (saudáveis, esperamos) quando há ultrapassagens na tabela classificativa.

Falando em mini-ligas para o Euro, o BnR criou uma para poderes jogar connosco: https://gaming.uefa.com/en/eurofantasy/leagues/nQGAn2/0042006F006C0061004E00610052006500640065/Gapsone

Na última edição do Euro, o jogador que somou mais pontos (43) foi o vice-campeão Luke Shaw. Outras figuras de destaque, que muito provavelmente serão opção nesta edição (há ainda convocatórias por anunciar), foram Jordan Pickford, Patrick Schick, Xerdan Shaquiri, Thomas Meunier, Joakim Maehle e o quase inevitável Cristiano Ronaldo.

As principais diferenças em relação à Fantasy do Euro 2020 estão na atribuição de um ponto por cada três recuperações de bola e de três pontos pelo prémio de melhor em campo. Este ajuste faz com que médios com características mais defensivas, e tipicamente com preço mais acessível, se tornem opções a ter em conta. Jogadores como Jorginho, Rice, Rodri ou até João Palhinha poderão assim figurar mais vezes nos plantéis.

João Palhinha pode ser uma boa aposta para a Fantasy do Euro 2024
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

As duas ajudas mantêm-se: o Joker, que permite fazer transferências ilimitadas, e o Sem Limite, que permite escolher uma equipa sem restrições de orçamento para uma das jornadas. Ambas podem ser usadas apenas uma vez, em qualquer jornada, excetuando a primeira e os oitavos de final do Euro.

Dicas para principiantes:

Tendo em conta as regras desta edição da Fantasy Euro 2024, eis algumas dicas úteis para quem se aventura pela primeira vez no jogo:

  • Escolher os alvos

Quase tão importante como a qualidade dos jogadores é a qualidade do adversário que vão enfrentar. Escolher para a primeira jornada jogadores que defrontam adversários teoricamente mais fracos no início da fase de grupos é uma estratégia inteligente.

  • Escolha “cronológica” do 11

Ao contrário do que acontece noutros jogos semelhantes, na Fantasy do Euro é possível fazer substituições manuais dentro de cada jornada. Tendo este pormenor em conta, faz sentido colocar no 11 titular jogadores que joguem nos primeiros dias da jornada e depois efetuar substituições caso a sua performance não encha as medidas.

  • Alterações de última hora

O prazo para alterações nas equipas é o apito inicial do primeiro jogo do dia. Fazer alterações de última hora permite ter em conta os 11 titulares do primeiro jogo e transferir/substituir jogadores que não tenham sido opção. É certo que os jogadores em questão poderão sempre saltar do banco para fazer os 20 minutos da vida deles, mas quanto ao fator sorte não há conselhos que valham.

  • Ordenar o banco

Se algum jogador do 11 titular somar zero minutos, será substituído automaticamente no fim da jornada. O jogador que entra será definido pelas restrições de posição, mas também pela ordem de prioridade do banco. Assim, colocar na primeira posição do banco o melhor suplente pode ser determinante para amealhar pontos extra.

  • Há defesas e defesas

Apesar da nova regra que premeia os desarmes, continuará a haver defesas com características mais atacantes, que naturalmente pontuarão melhor. Laterais que subam mais no terreno e cruzem com frequência serão uma mais-valia, bem como centrais de elevada estatura e fortes no jogo aéreo.

  • Bolas paradas

Escolher os jogadores que batem bolas paradas, e especialmente grandes penalidades, pode ser uma via aberta para os pontos.

  • Um alarme não mata ninguém

Para quem quiser levar o jogo a sério e evitar a frustrações desnecessárias, definir um alarme para 10 minutos antes do início do primeiro jogo do dia pode ser uma boa ideia.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.