França 2-1 Roménia: O individual venceu o colectivo

Cabeçalho Futebol Internacional

FRANÇA

Fonte: UEFA
Fonte: UEFA

Exibição q.b. dos bleus, que fizeram valer a sua clara superioridade individual para arrancarem a vitória a dois minutos do fim. Surpreendida por uma Roménia muito combativa, a França apenas conseguiu ser claramente dominadora nos primeiros dez minutos do segundo tempo, período em que chegou ao 1-0. O golo, aliás, é irregular, uma vez que Tatarusanu ia ganhar a bola e Giroud o impediu com o braço (e assim se altera a realidade de mais um jogo – video-árbitro, precisa-se). De resto, as poucas oportunidades de golo francesas surgiram dos pés (e do cérebro) de Dimitri Payet, que liderou a equipa e deu continuidade à grande temporada que realizou ao serviço do West Ham. O seu golo foi o primeiro grande momento do Europeu.

O sector defensivo da equipa de Didier Deschamps foi pouco posto à prova, uma vez que Rami e Koscielny chegaram e sobraram para o único avançado romeno. Ainda assim, na segunda parte Evra deixou-se antecipar por Nicolae Stanciu e cometeu o penálti que deu o 1-1. Beneficiando de um muito voluntarioso Kanté à frente dos centrais, os gauleses mostraram algum dinamismo no meio campo, com Matuidi, Pogba e Payet a alternarem constantemente de posições, criando um “carrossel” que fez lembrar uma equipa de futsal. Contudo, Payet e Griezmann jogaram demasiado por dentro, o que fez com que a equipa tenha tido pouca largura e profundidade (e nunca será Pogba a dá-las). A Roménia agradeceu este estilo de jogo demasiado “afunilado”, encarregando Pintili e Hoban, os dois pivots defensivos, de tirar espaço ao meio-campo dos da casa.

No ataque, com a tal pouca incursão pelos corredores laterais, Griezmann foi bem anulado, sendo substituído sem surpresa. Giroud também andou algo perdido e falhou um golo relativamente fácil logo ao início, mas redimiu-se abrindo o marcador. Já Coman conferiu, durante o período em que esteve em campo, alguma profundidade e imprevisibilidade a um flanco direito pouco explorado. E, apesar de ainda nem ter completado 20 anos, deu mostras de inteligência na gestão da posse de bola após o 2-1.

A França joga em casa, ficou colocada no grupo teoricamente mais fácil e tem tudo para passar. No entanto, terá de colocar maior intensidade, profundidade e largura no seu jogo para levar de vencida adversários mais fortes. Fica também a ideia de que, contra equipas mais fechadas como foi o caso da Roménia, os gauleses podem prescindir de um dos médios. Pela amostra de hoje, será de Matuidi que Deschamps poderá abdicar mais facilmente.

Notas dos Jogadores:

Hugo Lloris – 6

Bakary Sagna – 5

Adil Rami – 6

Laurent Koscielny – 6

Patrice Evra – 4

N’Golo Kanté – 7

Blaise Matuidi – 5

Paul Pogba – 6

Dimitri Payet – 8

Antoine Griezmann – 4

Olivier Giroud – 6

Suplentes:

Kingsley Coman – 5

Anthony Martial – –

Moussa Sissoko – –

João V. Sousa
João V. Sousahttp://www.bolanarede.pt
O João Sousa anseia pelo dia em que os sportinguistas materializem o orgulho que têm no ecletismo do clube numa afluência massiva às modalidades. Porque, segundo ele, elas são uma parte importantíssima da identidade do clube. Deseja ardentemente a construção de um pavilhão e defende a aposta nos futebolistas da casa, enquadrados por 2 ou 3 jogadores de nível internacional que permitam lutar por títulos. Bate-se por um Sporting sério, organizado e vencedor.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Itália sem azo para surpresas: eis os resultados desta segunda-feira

Foram quatro os encontros que se realizaram durante esta segunda-feira para a Taça de Itália. A competição está nos 32avos.

César Peixoto: «Jogámos olhos nos olhos contra o FC Porto»

César Peixoto analisou o encontro entre Gil Vicente e FC Porto, relativo à segunda jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli aborda lesão de Samu e comenta: «Acho que o jogo foi sólido»

Francesco Farioli analisou o encontro entre Gil Vicente e FC Porto, relativo à segunda jornada da Primeira Liga.

Facundo Cáseres: «Ficamos com a atitude da equipa»

Facundo Cáseres analisou o encontro entre Gil Vicente e FC Porto, relativo à segunda jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 4 destaques do Gil Vicente x FC Porto

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 2-0 na 2ª. jornada da Primeira Liga. Confere os destaques do encontro.

FC Porto vence Gil Vicente e mantém sequência sem sofrer golos

O FC Porto venceu o Gil Vicente por 2-0, em jogo da 2ª. jornada da Primeira Liga. Victor Froholdt e Pepê apontaram os golos dos dragões.

Leeds United regressa à Premier League com uma vitória

O Leeds United recebeu e venceu o Everton por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Premier League.