Itália | Parecia uma entrada em falso, mas terminou com o pé direito

    No último jogo do segundo dia do Campeonato da Europa, a Itália confirmou o favoritismo batendo a Albânia por 2-1 no Signal Iduna Park, em Dortmund. Já durante a tarde, num jogo do mesmo grupo, tínhamos visto um jogo sensacional em Berlim entre a Espanha e a Croácia que terminou com vitória espanhola por 3-0. Mas o jogo da noite não ficou atrás, estando belissimamente suportado fora das quatro linhas e assinalando recordes dentro delas.

    Vamos primeiro aos “onzes”. Muita gente esperava uma linha defensiva italiana de 3/5, mas Spaletti avançou com quatro defesas, escolhendo dois canhotos para o eixo (Bastoni e Calafiori). Mais à frente, Chiesa atuou como extremo direito e Pellegrini partiu da esquerda, aparecendo no espaço central muitas vezes durante o jogo. Sylvinho não inventou e a Albânia jogou no seu habitual 1-4-3-3, com a única dúvida ser a ausência de Rei Manaj no centro do ataque, suplantado pelo avançado do Chelsea, Armando Broja.

    A partida teve um início célebre, com o golo da Albânia aos 20 segundos a ser o mais rápido a ser marcado na história de Campeonatos da Europa. Isto aliado a uma invasão albanesa a Dortmund podia destabilizar uma seleção italiana que já não se tinha qualificado para o Campeonato do Mundo do Catar em 2022. Mas não. Viu-se personalidade na resposta azul, defendendo alto, agressivamente na reação à perda da bola, valorizando a bola e um jogo mais paciente não esquecendo progressão. Os golos da reviravolta apareceram rápido e naturalmente e a segunda parte serviu para gerir o resultado.

    É a primeira fase final de uma competição internacional sem Bonucci e Chiellini, com a dupla de centrais a ser uma nova com dois jogadores a serem muito diferentes aos da era passada (autênticos patrões na defesa, duros na marcação e desarme). Calafiori, apesar de jogar também como central esquerdo no Bologna, tem uma função muito particular, com liberdade de progredir com bola e de dar linhas de passe mais avançadas no meio-campo, mas Spaletti deu o mesmo protagonismo tentando aproveitar a associação entre o central, Dimarco, Barella e Pellegrini. Já Bastoni habita no seu clube como central exterior, tendo, muitas vezes, os mesmos movimentos de um lateral, percorrendo o corredor esquerdo para depois lançar bolas para área. Aqui, como central direito, perde esse tipo de movimentos. Embora a Itália aproveite os seus atributos técnicos ofensivos (passe e condução), esta nova função expõe algumas debilidades defensivas. Questiono-me se conseguirá aguentar nos jogos mais equilibrados com a Croácia (Budimir, Petkovic) e a Espanha (Morata, Joselu).

    Outra história deste jogo foi a exibição de Chiesa a partir da direita. Como disse, o lado esquerdo italiano era mais associativo, já a direita era muito dela do extremo da Juventus. Foi uma surpresa, uma vez que na seleção não é hábito ver Chiesa nesse lado do campo e no clube, jogando numa dupla atacante, tende a descair sempre para a esquerda. Mas pareceu natural, muito pela capacidade do jogador de 26 anos em jogar com os dois pés, ameaçando em ir para fora ou para dentro com a mesma eficácia. As outras individualidades italianas a destacar foram, sem surpresa, Jorginho, Barella e Scamacca.

    Gianluca Scamacca Sebastián Coates
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    A Albânia não tem muito a perder neste grupo e pode entrar para os jogos sem a pressão de assegurar resultados, mas fica um sabor amargo na boca depois do êxtase inicial e do que se seguiu. Depois do golo, a equipa afundou muito e isolou Broja, não conseguindo ganhar primeiras bolas e disputar segundas. Já na segunda, a Itália ofereceu mais iniciativa, mas nem assim os albaneses fizeram muita mossa, com a única jogada a salientar a ser uma bola longa à procura de Manaj, disputada também por Bastoni, que ainda teve alguns protestos de grande penalidade. Contudo, fica a sensação que há vontade de equipa e adeptos em retirar alguma coisa deste torneio, ficando o aviso para croatas e espanhóis.

    A Itália começa com o pé direito, afasta alguns fantasmas do passado e mantém a luta pela primeira posição do grupo, enquanto que a Albânia ainda tem o sonho remoto de passar aos oitavos de final, nem que seja como um dos melhores terceiros classificados.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Borussia Dortmund já trabalha para garantir continuidade de emprestado na próxima época

    Manter Carney Chukwuemeka no plantel da próxima temporada é um dos grandes objetivos do Borussia Dortmund. Médio foi emprestado pelo Chelsea.

    De Ederson a Diogo Costa: eis os planos do Manchester City para a posição de guarda-redes

    Ederson é um dos jogadores que deve deixar o Manchester City no próximo verão. Diogo Costa é o primeiro nome na lista inglesa.

    Descontos salvam Al Nassr sem Cristiano Ronaldo de novo tropeço na Liga Saudita

    O Al Nassr esteve perto de voltar a deixar pontos para trás na Liga Saudita. Vitória sobre o Damac só foi carimbada nos descontos.

    Mauro Júnior renova contrato com o PSV até 2029

    Mauro Júnior vai continuar no PSV por mais quatro temporadas. Lateral brasileiro estendeu contrato com os neerlandeses.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Vinícius Júnior chega à Netflix no dia 15 de maio

    A Netflix vai lançar um documentário sobre Vinícius Júnior, que estreia no dia 15 de maio. Acompanha o crescimento do jogador e aborda vários temas.

    Jack Wilshere assume o Norwich City de forma interina até ao final da época

    Jack Wilshere vai assumir o Norwich City de forma interina até ao final da época. Antigo médio estava no clube como adjunto.

    João Janeiro deixa o comando técnico do Manama Club do Bahrein

    O Manama Club, do Bahrein, anunciou a saída de João Janeiro do comando técnico. Deixa a equipa em zona de descida do campeonato local.

    Manchester United e Chelsea disputam médio argentino

    Franco Mastantuono está na mira do Manchester United, mas o Chelsea também pode estar interessado. O médio de 17 anos joga no River Plate e a clausula de rescisão é de 45 milhões de euros.

    Jamie Vardy pode deixar o Leicester e rumar à Arábia Saudita

    O futuro de Jamie Vardy pode passar pela Arábia Saudita. O avançado inglês está a cumprir a 13.ª temporada no Leicester.

    Foi formado no Real Madrid e confessa sonho: «Gostaria de jogar com Lamine Yamal, é um dos melhores do mundo»

    Nico Paz confessou que gostaria de jogar com Lamine Yamal. Médio do Como foi formado no Real Madrid e não esqueceu esse facto.

    Cafu sugere 2 treinadores para o Brasil e critica transição: «Desorganização muito grande»

    Cafu deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. Antigo lateral-direito falou sobre um dos assuntos do momento: Seleção do Brasil.

    Antigo médio do Manchester United entusiasma-se com 3 possíveis reforços para Ruben Amorim: «Se os contratarem, será diferente na próxima época»

    O antigo médio do Manchester United, Owen Hargreaves, falou sobre a possibilidade do clube de Ruben Amorim contratar Victor Osimhen, Matheus Cunha e Éderson.

    Carlo Ancelotti diz que pode ter 2 regressos para o Barcelona x Real Madrid na final da Taça do Rei de Espanha

    O Real Madrid vai enfrentar este sábado o Barcelona na final da Taça do Rei. Carlo Ancelotti confirma que pode haver dois regressos.

    Manchester United de Ruben Amorim faz proposta de 46 milhões de euros por avançado

    O Manchester United quer contratar Victor Osimhen. O avançado nigeriano é a prioridade do clube de Ruben Amorim para o ataque.