📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

País de Gales 1-1 Suíça: Resiliência galesa resgata um ponto

- Advertisement -

A CRÓNICA: EMPATE MAIS SABOROSO PARA O PAÍS DE GALES

Pela primeira vez na história, o Azerbaijão recebeu um jogo da fase final de uma grande competição. Baku, capital azeri, vestiu-se a rigor para um duelo também ele histórico em fases finais, entre País de Gales e Suíça.

Depois da vitória de Itália no dia anterior (ganhou por 3-0 frente à Turquia), as duas nações entraram em campo sabendo que um triunfo as colocaria em boa posição para disputarem o apuramento para a fase a eliminar. Neste sentido, como seria de esperar, foram os suíços a comandar os níveis de posse de bola, ao passo que os galeses apostaram nas saídas rápidas em contra-ataque.

Numa primeira parte sem grandes oportunidades de golo e que terminou mesmo sem que o marcador mexesse, a principal chance pertenceu ao País de Gales. Um bom cabeceamento do avançado Kieffer Moore só não deu golo porque Yann Sommer protagonizou uma bela defesa. Os suíços até tiveram mais remates, incluindo três do benfiquista Haris Seferovic, mas só um toque de calcanhar do central Fabian Schar deu trabalho a Danny Ward.

No segundo tempo, Breel Embolo entrou com vontade de ser figura, e assim o fez. Ao minuto 49, fugiu aos centrais galeses e rematou para uma bela defesa de Ward. Na sequência do canto que surgiu, o próprio Embolo fugiu à marcação individual e cabeceou a contar. O controlo da posse por parte da Suíça dava frutos.

Depois do golo, os suíços tentaram baixar o ritmo de jogo e adormecê-lo, mas acabaram por ser penalizados por esta aposta. Aos 74 minutos, Kieffer Moore cabeceou “à ponta-de-lança” e empatou a partida, no seguimento de um ótimo cruzamento de Joe Morrell. Os galeses procuravam pontuar nesta primeira jornada.

A cinco minutos do fim, a Suíça ainda voltou a marcar, mas o recém-entrado Gavranovic estava em posição irregular. Até final, houve tempo para Danny Ward voltar a brilhar, impedindo a vitória dos suíços. O empate a uma bola entre País de Gales e Suíça deixa as duas seleções com perspetivas de apuramento, mas terão que vencer, pelo menos, um dos dois encontros que lhes restam.

A FIGURA

Danny Ward – O guarda-redes galês foi uma autêntica muralha. Protagonizou, pelo menos, um par de defesas de alto nível e foi preponderante na manutenção do empate no marcador. Uma exibição de luxo num grande palco, para mais tarde recordar.

O FORA DE JOGO
Seferovic chegou aos 22 golos na Primeira Liga pelo SL Benfica
Fonte: Isabel Silva / Bola na Rede

Haris Seferovic – Atirou por três vezes para tentar acertar na baliza adversária, errou o alvo nas três. Dessas ocasiões, uma delas foi “nas barbas” do guarda-redes contrário. Mérito na retenção de bola de costas para a baliza, mas de resto, uma exibição muito apagada do avançado que pertence ao SL Benfica.

 

ANÁLISE TÁTICA – PAÍS DE GALES

4-3-3 montado por Rob Page privilegiou a solidez defensiva e a contenção. A defender, o rigor e a concentração foram palavras de ordem do lado galês, na primeira parte, mas uma falha individual originou o primeiro golo suíço. Já nas saídas para o ataque (ainda que sem criar perigo), a velocidade de Daniel James e Gareth Bale foi preponderante, com Kieffer Moore como grande referência ofensiva.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Danny Ward (7)

Connor Roberts (5)

Joe Rodon (6)

Chris Mepham (6)

Ben Davies (6)

Joe Morrell (6)

Joe Allen (5)

Aaron Ramsey (6)

Daniel James (6)

Gareth Bale (5)

Kieffer Moore (6)

SUBS UTILIZADOS

David Brooks (5)

Ethan Ampadu (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – SUÍÇA

Do lado suíço, Vladimir Petkovic apostou num 3-5-2 que deu muita mobilidade aos homens da frente, aproveitada sobretudo por Shaqiri e Embolo. Os laterais Mbabu e Ricardo Rodríguez cobriram toda a ala, incorporando-se sempre no processo ofensivo. No setor destaque negativo para a falha na marcação ao ponta-de-lança adversário no lance do golo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Yann Sommer (6)

Nico Elvedi (6)

Fabian Schar (6)

Manuel Akanji (6)

Kevin Mbabu (6)

Granit Xhaka (6)

Remo Freuler (6)

Ricardo Rodríguez (6)

Xherdan Shaqiri (6)

Breel Embolo (7)

Haris Seferovic (5)

SUBS UTILIZADOS

Denis Zakaria (5)

Mario Gavranovic (6)

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

Fredy Montero é um jogador livre aos 38 anos após terminar contrato com o Real Cartagena

Aos 38 anos, o ex-Sporting Fredy Montero, terminou o contrato com o Real Cartagena na Colombia e é agora um jogador livre.

Eis os onzes prováveis do Rangers x Braga da Europa League

O Rangers recebe o Braga na quinta jornada da Europa League. Depois da derrota diante do Genk, arsenalistas querem voltar aos triunfos.

Eis os onzes prováveis do FC Porto x Nice da Europa League

O FC Porto recebe o Nice na quinta jornada da Europa League. Conhece os onzes prováveis das duas equipas para o duelo no Estádio do Dragão.

Rúben Semedo passou pelo Sporting e pelo FC Porto e podia ter chegado ao Benfica: «Tive uma proposta do Benfica, mas naquele momento não...

Rúben Semedo concedeu uma entrevista. O defesa central português voltou aos relvados e representa agora o AVS SAD, da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Semedo quer voltar à seleção: «Estando no meu melhor nível, serei um dos melhores na posição»

Rúben Semedo concedeu uma entrevista. O defesa central português voltou aos relvados e representa agora o AVS SAD, da Primeira Liga.

Rúben Semedo considera ser um dos 3 melhores centrais portugueses da atualidade e destaca: «O Cristiano Ronaldo não é assim tão difícil de marcar,...

Rúben Semedo concedeu uma entrevista. O defesa central português voltou aos relvados e representa agora o AVS SAD, da Primeira Liga.

No Reino do Tartan, lutam os Guerreiros | Rangers x Braga

No Braga, com Vicens, jogadores tecnicamente competentes e capazes de executar bem a ideia de jogo terão destaque.