📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Por um lugar na grande final | Países Baixos x Inglaterra

- Advertisement -
Euro 2024, meias-finais: quarta-feira, 10 de julho de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: DUELO POR UMA SEGUNDA PRESENÇA NA FINAL DE UM EURO

Sem um futebol de encantos, Países Baixos e Inglaterra estão a um passo da grande decisão do Euro 2024. Com a Espanha no sofá, o último bilhete para Berlim vai ser decidido esta quarta-feira.

Apesar do talento existir na equipa, Ronald Koeman tem sido pragmático na abordagem a esta competição. A “Laranja Mecânica” tem sido uma seleção maleável e capaz de competir com diferentes abordagens aos jogos. Basta analisar os últimos campeões – Portugal em 2016 e Itália no último Euro – para perceber que o sucesso pode surgir desta forma.

A equipa parece ter “acertado o passo” na fase a eliminar, mas entrou nestas meias-finais sem os olhares mediáticos das outras três seleções. Na única vez que atingiu uma final de um Europeu, os Países Baixos viveram em 1988 o momento mais feliz da sua história como seleção. Ainda assim, não se esperam grandes alterações no onze que Ronald Koeman deverá apresentar.

Pressionado entra Gareth Southgate sem extrair futebolisticamente o melhor do imenso talento que tem em mãos. A Inglaterra tem mostrado fibra e capacidade de sair de cenários complicados, mas ainda não conseguiu vencer um jogo no tempo regulamentar no “mata-mata”. 

As maiores dúvidas para este duelo estão na defesa inglesa. Isto porque Luke Shaw está apto e pode somar os primeiros minutos na competição, enquanto Marc Guéhi substituído por Ezri Konsa frente à Suíça, está de regresso após cumprir castigo. 

Tão perto da glória, não há tempo para fantasmas ou dúvidas. Os detalhes podem ser decisivos, com a expetativa de um duelo tático e competitivo.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Os Países Baixos vão disputar as meias-finais pela sexta vez – só por uma vez, em 1988, atingiram a final, na única vez que venceram a competição.
  2. Os Países Baixos marcaram dois ou mais golos em quatro dos cinco jogos realizados neste Europeu.
  3. Os Países Baixos somam duas vitórias consecutivas.
  4. A Inglaterra disputa as meias-finais do Campeonato da Europa pela quarta vez – e só por uma vez levou a melhor, precisamente no último torneio.
  5. Nos 23 últimos jogos realizados no Campeonato da Europa, a Inglaterra só perdeu um no tempo regulamentar.
  6. No tempo regulamentar, a Inglaterra não perde no Campeonato da Europa há 12 jogos.
  7. A Inglaterra está invicta neste Europeu: soma duas vitórias e três empates.
  8. Nos últimos nove jogos realizados entre as duas equipas, a Inglaterra só ganhou um: 0-1, num jogo de preparação disputado em 2018.
  9. O último jogo entre as duas equipas foi em 2019: em Guimarães, os Países Baixos venceram por 3-1 após prolongamento, na Liga das Nações.
  10. Para além do duelo em 1996, o outro jogo entre as duas equipas no Campeonato da Europa foi em 1988, com vitória dos Países Baixos por 3-1, com hat-trick de van Basten.

JOGADORES A TER EM CONTA

Cody Gakpo nos Países Baixos
Fonte: UEFA Euro 2024

Cody Gakpo – O atacante neerlandês tem sido a maior figura desta “Laranja mecânica” neste Campeonato da Europa. Já leva três golos, sendo, a par de Jamal Musiala (Alemanha), Ivan Schranz (Eslováquia) e Georges Mikautadze (Geórgia), um dos melhores marcadores do Euro 2024, uma competição na qual os grandes avançados não se têm destacado muito, pelo que o avançado do Liverpool tem sido uma das referências tanto da sua própria equipa, como da prova, em geral. Associando com os colegas e partindo da esquerda, mas fletindo quase sempre para o meio, Gakpo tem sido uma dor de cabeça para qualquer defesa e quererá certamente o ser novamente, desta vez frente a frente com Kyle Walker.

Jude Bellingham pode ser a maior ameaça da Inglaterra frente aos Países Baixos
Fonte: UEFA Euro 2024

Jude Bellingham – O esplêndido médio do Real Madrid nem tem feito um Europeu por aí além, mas já leva dois golos e todos sabemos que é nos momentos decisivos que Bellingham gosta e costuma aparecer, tal como aconteceu nos oitavos de final frente à Eslováquia, quando a Inglaterra estava a 30 segundos de ser eliminada e lá apareceu o “iluminado” para fazer um golaço e levar o jogo para prolongamento. Nas entrelinhas, será sempre uma das referências do jogo inglês, mas também é preciso ter atenção a essa capacidade de decisão e finalização do médio.

XI´s PROVÁVEIS

Países Baixos: Bart Verbruggen; Denzel Dumfries; Virgil Van Dijk; Stefan de Vrij; Nathan Aké; Tijjani Reijnders; Jerdy Schouten; Cody Gakpo; Xavi Simons; Steven Bergwijn; Memphis Depay

Treinador: Ronald Koeman

«A Inglaterra? Tem bons jogadores, mas nós também temos. Vamos jogar em Dortmund, um ótimo estádio. Ninguém esperava, mas chegamos à meia-final. E quando chegas à meia-final, queres sempre chegar à final».

Inglaterra: Jordan Pickford; Kyle Walker; John Stones; Marc Guéhi; Kieran Trippier; Declan Rice; Kobbie Mainoo; Bukayo Saka; Jude Bellingham; Phil Foden; Harry Kane

Treinador: Gareth Southgate

«No início do torneio a expetativa pesou e o barulho de fora nunca foi tão alto. Não conseguíamos colocar-nos no sítio certo. Agora é sobre o que é possível e não no que pode correr mal. Esta é a possibilidade de fazermos história. (…) Estes são jogos que queremos jogar. Vivemos para estes torneios, é aqui que tens de aparecer».

PREVISÃO DE RESULTADO: Países Baixos 2-1 Inglaterra

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Hoffenheim goleia Hamburgo dos portugueses e sobe ao top-4: eis os primeiros resultados do dia na Bundesliga

O Hoffenheim continua o bom momento na Bundesliga. Regresso às vitórias contra o Hamburgo permite regresso também ao top-4 da prova.

Mateus Fernandes elogia Pedro Gonçalves e garante: «O Sporting pode fazer algo inédito e ser tricampeão»

Mateus Fernandes tem estado em grande destaque no West Ham e na Premier League. Médio é internacional sub-21 português.

Mateus Fernandes elogia Jan Bednarek: «Fazia-me lembrar muito o Coates»

Mateus Fernandes tem estado em grande destaque no West Ham e na Premier League. Médio é internacional sub-21 português.

Swansea de Vítor Matos volta a perder no Championship na visita ao terreno do Stoke City

O Swansea de Vítor Matos voltou às derrotas no Championship. Na visita ao terreno do Stoke City, desaire por 2-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico de Viseu bate Farense e aproxima-se do pódio da Segunda Liga

O Académico de Viseu ganhou 2-0 ao Farense, no Estádio do Fontelo. A partida marcou a decima quarta jornada da Segunda Liga.

Sérgio Oliveira torna-se problema para o Sport Recife: eis as novidades sobre o futuro do português

O futuro de Sérgio Oliveira no Sport Recife está envolto em dúvidas. O médio tem um salário insuportável para o clube após a descida de divisão.

Sporting cai na Taça de Portugal Feminina pela 2ª época consecutiva antes da meia-final: eis o registo recente das leoas na prova

O Sporting perdeu com o Braga e está fora da Taça de Portugal Feminina. Segunda época consecutiva em que as leoas não chegam às meias finais.