Chegou a hora do mata-mata | Portugal x Eslovénia

    Euro 2024, oitavos de final: segunda-feira, 1 de julho de 2024, 20h00

    A ANTEVISÃO: PORTUGAL CHEGA À FASE A ELIMINAR DO CAMPEONATO DA EUROPA, COM O SONHO EM REPETIR A GLORIOSA CAMINHADA DE 2016

    Terminada a fase de grupos do Euro2024, chegou a hora da fase a eliminar, aquela em que ao mínimo deslize poderá ditar o adeus definitivo à competição. Para muitas equipas, não interessa se as exibições vão ser mais ou menos conseguidas daqui em diante, desde que o trilho até à final esteja bem delineado. Ora, claro que não é bem assim, mas se me garantirem que Portugal vai ser campeão europeu com prestações como aquela que fez frente à Geórgia, assino já por baixo.

    A Eslovénia é o freguês que se segue, e agora falando um pouco mais a sério, limpar a má imagem deixada na quarta-feira é o que se exige à nossa seleção no desafio de hoje, assente num triunfo que nos dê a passagem aos quartos de final.

    Muito se tem falado do sistema tático que Roberto Martínez tem utilizado com mais frequência, três centrais e dois laterais mais ofensivos, mas o treinador espanhol deverá voltar a usar a fórmula que tão bem resultou frente à Turquia. O 4-3-3 parece ser mesmo o esquema mais adequado ao estilo de jogo do conjunto luso, e o onze inicial para mais logo deverá ser o mesmo que defrontou os turcos na segunda jornada da fase de grupos.

    Todos os sectores da nossa seleção são fortíssimos, mas o meio-campo e as alas são aqueles que mais se destacam. Vitinha e Bruno Fernandes são o motor da equipa, na esquerda Rafael Leão usa a sua velocidade como a principal arma, e na direita Bernardo Silva dá o toque de magia que a Seleção Nacional precisa. Na frente, o melhor jogador do mundo dispensa apresentações, e o que se pede a Cristiano Ronaldo é fazer aquilo que já fez 130 vezes de quinas ao peito.

    Se Portugal é favorito? É, e isso nem tem discussão possível, mas esse favoritismo terá de ser mostrado dentro das quatro linhas. Entrar em campo com a ideia de que a vitória está no papo, só porque o adversário é menos cotado, é o pior erro que se pode cometer. E como gato escaldado de água fria tem medo, o embate com a Geórgia terá de ser lembrado como um exemplo a não repetir.

    A Eslovénia chega a esta fase do torneio pela primeira vez, e o selecionador Matjaz Kek já terá telefonado ao seu homólogo da Geórgia, Willy Sagnol, a perguntar qual o segredo para derrotar Portugal. Se obteve alguma informação do técnico francês, nunca iremos saber, mas o feito milagroso que a seleção eslovena conseguiu apenas com empates na fase de grupos, dá a ideia de que estamos na presença de uma equipa com estrelinha.

    Desta formação, que joga habitualmente em 4-4-2, destacam-se duas peças do meio-campo. Adam Cerin, médio box-to-box, e Timi Elsnik, um médio mais ofensivo e bom de bola. A defesa é muito compacta e não é por acaso que os eslovenos só sofreram dois golos neste Europeu.

    Em contrapartida, o ataque não se tem revelado muito concretizador, e só ainda fabricou dois tentos, e nenhum deles com a assinatura dos dois habituais titulares da frente, Andraz Sporar e Benjamin Sesko. Este vai ser um desafio onde a Eslovénia quer colocar toda a pressão em Portugal, e apostar no fator surpresa.

    Sem qualquer tipo de presunção, e porque o estatuto de Portugal atingiu um nível ainda mais elevado depois da conquista do Euro-2016, eliminar a Eslovénia é o mínimo que se pede à nossa seleção. A nossa equipa possui um leque de futebolistas de grande qualidade, e que faz inveja a muitas outras que gostariam de ter as opções que Roberto Martínez tem à disposição.

    Já se percebeu que o caminho até à final de Berlim vai ser bastante espinhoso, mas por vezes são aquelas equipas que parecem mais inofensivas, as que têm mais veneno. A Eslovénia pode ser um desses casos, por isso Portugal só tem de puxar pelos galões e mostrar que está na Alemanha para levar o caneco para casa. O árbitro da partida será o italiano Daniele Orsato.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Portugal e Eslovénia vão defrontar-se pela segunda vez na história. O primeiro confronto ocorreu em março, em jogo de preparação para o Euro-2024. Vitória dos eslovenos por 2-0.

    2. A seleção das quinas ocupa o sexto lugar no ranking FIFA, enquanto a seleção eslovena a 57.ª posição.

    3. A Eslovénia ainda não perdeu, mas também ainda não ganhou neste Europeu. Três jogos na fase de grupos, três empates.

    4. Frente à Geórgia, Portugal sofreu a primeira derrota oficial na era Roberto Martínez.

    5. O conjunto orientado por Matjaz Kek tem uma média de 0,67 golos marcados por jogo no Euro-2024.

    6. Já Portugal tem uma média de 1,67 golos marcados por partida neste torneio.

    7. A seleção lusa cumpre a sua nona presença em Campeonatos da Europa. A primeira foi em 1984.

    8. A Eslovénia disputa o seu segundo Europeu. A estreia aconteceu em 2000.

    9. Este vai ser o 681.º jogo de Portugal em toda a história.

    10. Zlatko Zahovic é um dos jogadores eslovenos mais conhecidos pelos portugueses. O antigo internacional pelo seu país representou o Vitória SC, o FC Porto e o Benfica.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Bernardo Silva Portugal
    Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

    Bernardo Silva (Portugal) – Foi considerado o melhor em campo frente à Turquia, com um golo, e bem mereceu essa distinção. O médio do Manchester City é um virtuoso com a bola nos pés e sabe ler o jogo como poucos, ou não fosse o atual número 10 da seleção nacional, número habitualmente utilizado por jogadores criativos. Bernardo Silva está empenhado em fazer um grande Europeu e ajudar a levar Portugal à terra prometida.

    Andraz Sporar (Eslovénia) – É, juntamente com o guarda-redes da Eslovénia, Jan Oblak, uma cara bem conhecida dos portugueses, principalmente para os adeptos do Sporting e do Braga, clubes que representou enquanto pisou o solo luso. O avançado de 30 anos ainda não molhou a sopa neste Europeu, mas é sempre um jogador a ter em conta pelas defesas adversárias, pois se lhe derem algum espaço, pode fazer mossa. Na fase de qualificação para o Euro-2024 marcou três golos e fez duas assistências.

    XI´s PROVÁVEIS

    Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Pepe e Nuno Mendes; João Palhinha, Vitinha e Bruno Fernandes; Rafael Leão, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo

    Treinador: Roberto Martínez

    «A Eslovénia é uma equipa que gosta de jogar sem bola e nós precisamos de defender bem. Há momentos-chave que são muito rápidos. Eles não precisam de muitos toques ou posse para criar perigo. Sesko e Sporar têm um remate fácil, se marcarem o jogo torna-se mais difícil. Depois é utilizar as nossas ligações, controlar o momento, os sentimentos, desfrutar, mostrar o talento individual. É aí que somos fortes. Mas claro, sempre com a ideia de que a Eslovénia é muito forte defensivamente e precisamos de ter paciência. Não podemos querer marcar golos sem jogar bem. E quando digo jogar bem, é manter a baliza a zero».

    Eslovénia: Jan Oblak; Zan Karnicnik, Vanja Drkusic, Jaka Bijol e Jure Balkovec; Petar Stojanovic, Adam Cerin, Timi Elsnik e Jan Mlakar; Andraz Sporar e Benjamin Sesko

    Treinador: Matjaz Kek

    «Fico com dores de cabeça quando começo a ver o grupo de jogadores que Portugal tem. É incrível. Todos de uma qualidade fantástica. Sabemos que Portugal é um dos favoritos a vencer o torneio, mas isso não vai mudar a nossa atitude e a nossa forma de jogar. Cada minuto que conseguirmos que Portugal não marque ou que consigamos ter a bola, sabemos que a nossa motivação irá aumentar, assim como a ansiedade do nosso adversário. Sabemos que vamos ser pressionados, mas não temos medo e estamos muito felizes por poder jogar contra uma das melhores equipas da Europa».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 2-0 Eslovénia

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares

    Liverpool interessado em craque formado no rival Everton

    O Liverpool está muito interessado em Anthony Gordon, craque...

    Alex Pinto troca Gil Vicente pelo Arouca

    Alex Pinto é o mais recente reforço do Arouca....

    Kévin Boma assina contrato com o Estoril Praia

    O Estoril Praia confirmou a contratação de Kévin Boma....

    Juventus fecha reforço por 20 milhões de euros

    A Juventus vai oficializar em breve a contratação de...
    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.