Revista do Euro’2016: Croácia

- Advertisement -

escassez de opções de qualidade no setor defensivo é o principal problema da Croácia. Além de ser o setor onde existem menos soluções no país, tem passado por alguma indefinição e dificuldade em cimentar um quarteto de qualidade nos últimos anos. Pletikosa, o histórico guarda redes da última década, foi substituído por Subasic, a partir da qualificação para este torneio. Apesar de tudo, o guarda redes do Mónaco é seguro, e não será por aí que a Croácia sentirá grandes problemas. A Croácia tem também, neste momento, dois excelentes laterais direitos, de gerações diferentes. Srna, o histórico capitão do Shakhtar Donetsk e da seleção, é uma figura intocável, até porque mantém quase intactas as suas principais qualidades: fecha bem o seu flanco, continua a apoiar o ataque com bons cruzamentos e superior eficácia na execução das bolas paradas. O outro lateral direito de qualidade é Sime Vrsaljko, que está no Sassuolo, mas é pretendido por vários “tubarões” do futebol europeu, sendo quase certa a sua mudança de ares neste verão. Sendo conhecido pela sua enorme disponibilidade física e qualidade ofensiva, Vrsaljko poderá ser desviado para a lateral esquerda, que não lhe é totalmente desconhecida, dado que Pivaric, lateral mais utilizado por Cacic naquele flanco, vai falhar o Euro por lesão. Também não será pelas laterais, caso joguem Srna e Vrsaljko, que a Croácia sofrerá muito. Na minha opinião, o grande problema está no centro. Ainda existem dúvidas sobre a convocatória ou não, e em que condições, de Lovren, depois de uma troca de palavras e de um ultimato feito ao selecionador através da imprensa, sendo que Corluka e Vida serão assim as opções naturais para o lugar. O problema é que ambos são algo “duros de rins” e, perante atacantes rápidos, os croatas poderão sentir problemas.

Outro potencial problema poderá ser, como já referi acima, o trabalho defensivo no meio campo. Também para precaver as fragilidades defensivas, penso que é fulcral a titularidade de Milan Badelj, o médio croata que defende melhor. Além de proteger a defesa, poderá fazer com que Rakitic e Modric se soltem mais no jogo. No Barcelona, Rakitic joga com a segurança de ter Busquets nas suas costas. No Real Madrid, vimos esta época que, desde as entradas de Zinedine Zidane para o comando técnico e Casemiro para o meio campo, a qualidade de Modric teve uma evolução bastante positiva. O ponto fraco residirá numa eventual ausência de Badelj. Não há mais ninguém no meio campo com a qualidade que ele oferece no momento defensivo e isso poderá ser problemático para os croatas.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Samu Aghehowa deixa mensagem após grave lesão: «Vou estar afastado dos relvados por alguns meses»

Samu Aghehowa lesionou-se no joelho com o rompimento do ligamento cruzado anterior. Avançado do FC Porto com longa paragem pela frente.

Manchester City mete-se com o Manchester United: «Não há nada de errado em deixar o cabelo crescer»

O Manchester United empatou com o West Ham e não atingiu as cinco vitórias consecutivas. Manchester City já reagiu ao empate.

Agora é certo: Roberto De Zerbi deixa Marselha com efeito imediato

Roberto De Zerbi já não é treinador do Marselha. O treinador italiano deixa o clube depois da goleada sofrida contra o PSG.

Benfica: Imprensa espanhola garante que Anísio Cabral tem 2 gigantes interessados

Imprensa espanhola garante que o Manchester United e o PSG estão interessados em Anísio Cabral, jovem do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Como elimina Nápoles na Taça de Itália em dia de estreia oficial de Alisson Santos

O Como 1907 qualificou-se para as meias finais da Taça de Itália, ao eliminar o Nápoles nas grandes penalidades.

Sérgio Conceição reage à goleada do Al Ittihad: «Os golos surgiram naturalmente pelo trabalho fantástico que os jogadores fizeram»

Sérgio Conceição falou após a vitória do Al Ittihad frente ao Gharafa, na fase de liga da Champions League Asiática. O técnico elogiou os seus jogadores.

Seleção em consolidação no topo | Andebol

A Seleção Nacional de Andebol saiu do Europeu de 2026 de cabeça erguida, com a melhor prestação de sempre e com algo que nem sempre é fácil de conquistar