Revista do Euro’2016: Croácia

escassez de opções de qualidade no setor defensivo é o principal problema da Croácia. Além de ser o setor onde existem menos soluções no país, tem passado por alguma indefinição e dificuldade em cimentar um quarteto de qualidade nos últimos anos. Pletikosa, o histórico guarda redes da última década, foi substituído por Subasic, a partir da qualificação para este torneio. Apesar de tudo, o guarda redes do Mónaco é seguro, e não será por aí que a Croácia sentirá grandes problemas. A Croácia tem também, neste momento, dois excelentes laterais direitos, de gerações diferentes. Srna, o histórico capitão do Shakhtar Donetsk e da seleção, é uma figura intocável, até porque mantém quase intactas as suas principais qualidades: fecha bem o seu flanco, continua a apoiar o ataque com bons cruzamentos e superior eficácia na execução das bolas paradas. O outro lateral direito de qualidade é Sime Vrsaljko, que está no Sassuolo, mas é pretendido por vários “tubarões” do futebol europeu, sendo quase certa a sua mudança de ares neste verão. Sendo conhecido pela sua enorme disponibilidade física e qualidade ofensiva, Vrsaljko poderá ser desviado para a lateral esquerda, que não lhe é totalmente desconhecida, dado que Pivaric, lateral mais utilizado por Cacic naquele flanco, vai falhar o Euro por lesão. Também não será pelas laterais, caso joguem Srna e Vrsaljko, que a Croácia sofrerá muito. Na minha opinião, o grande problema está no centro. Ainda existem dúvidas sobre a convocatória ou não, e em que condições, de Lovren, depois de uma troca de palavras e de um ultimato feito ao selecionador através da imprensa, sendo que Corluka e Vida serão assim as opções naturais para o lugar. O problema é que ambos são algo “duros de rins” e, perante atacantes rápidos, os croatas poderão sentir problemas.

Outro potencial problema poderá ser, como já referi acima, o trabalho defensivo no meio campo. Também para precaver as fragilidades defensivas, penso que é fulcral a titularidade de Milan Badelj, o médio croata que defende melhor. Além de proteger a defesa, poderá fazer com que Rakitic e Modric se soltem mais no jogo. No Barcelona, Rakitic joga com a segurança de ter Busquets nas suas costas. No Real Madrid, vimos esta época que, desde as entradas de Zinedine Zidane para o comando técnico e Casemiro para o meio campo, a qualidade de Modric teve uma evolução bastante positiva. O ponto fraco residirá numa eventual ausência de Badelj. Não há mais ninguém no meio campo com a qualidade que ele oferece no momento defensivo e isso poderá ser problemático para os croatas.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho rejeita 16 milhões de euros do Inter Milão por aposta do treinador português

O Fenerbahçe de José Mourinho rejeitou uma oferta do Inter Milão por Yusuf Akçiçek. Turcos querem manter o defesa central no plantel que ganhou um novo protagonismo no Fenerbahçe com José Mourinho.

Benfica comunica lesão de Andreia Norton: jogadora em risco de não jogar em 2025/26

Andreia Norton vai ser submetida a uma cirurgia para reparar o joelho direito. A médio do Benfica não deverá jogar durante esta temporada.

Conrad Harder já foi autorizado a viajar pelo Sporting e já tem data prevista para a realização dos exames médicos para reforçar o AC...

Conrad Harder está fechado como reforço do AC Milan por 24+3 milhões de euros, ficando o Sporting com 10% de uma futura venda. Acordo está selado e o avançado vai fazer exames médicos esta terça-feira.

Alvo do FC Porto para o meio-campo quer deixar o Bolonha

Giovanni Fabbian quer deixar o Bolonha neste mercado. O médio deseja somar mais minutos e tem interessados, nomeadamente o FC Porto. O futuro de Giovanni Fabbian está indefinido.

PUB

Mais Artigos Populares

CMVM não vai travar candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica

A CMVM respondeu ao questionamento relativo à candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica. Não vai haver qualquer supervisão da Comissão do Mercado de Valores Imobiliários.

Jorge Jesus prepara limpeza no Al Nassr e quer saída de mais um estrangeiro do plantel

Jorge Jesus não está satisfeito com as prestações de Bento na baliza do Al Nassr. Técnico dá prioridade a uma saída do guarda-redes que tem somado erros e desconcentrações nos últimos jogos.

Carlos Vicens risca 2 jogadores do plantel do Braga e saídas vão acontecer nos próximos dias

O Braga continua a preparar o plantel da próxima época. Robson Bambu e João Marques não entram nas contas de Carlos Vicens e vão sair do clube. Nenhum dos jogadores soma qualquer minuto pelo Braga nesta época.