Revista do Euro’2016: Islândia

OS MELHORES JOGADORES

Gylfi Sigurdsson encontra-se, aos 26 anos, no auge da sua carreira – a confirmar-se pela época realizada na Premier League, ao serviço do Swansea. O talento para o futebol permitiu-lhe emigrar cedo, deixando muito jovem a sua Reiquiavique natal rumo a Inglaterra, onde, após um conjunto de testes, passou a integrar as camadas jovens do Reading. Em 2009-2010 deu nas vistas na equipa principal e, apenas um ano depois, transferiu-se para os alemães do Hoffenheim, naquela que foi a venda mais cara da história do clube inglês (cerca de 8,5 milhões de euros).

Sigurdsson, na melhor fase da sua carreira, é a grande figura da Islândia Fonte: UEFA
Sigurdsson, na melhor fase da sua carreira, é a grande figura da Islândia
Fonte: UEFA

Regressou a Inglaterra para representar Swansea, por empréstimo do clube alemão, transferindo-se, no ano seguinte, para o Tottenham de André Villas Boas – num negócio de 11,5 milhões de euros. Pese a titularidade, e a confirmação das suas qualidades, os Spurs optaram por envolvê-lo na transferência do jogador do Swansea Ben Davies, operação que resultou para Sigurdsson num feliz regresso ao emblema galês.

Sigurdsson é um médio de características ofensivas, evoluído tecnicamente, que gosta de marcar o ritmo da sua equipa, pegando no jogo, muitas vezes, ainda junto da sua zona defensiva. À sua capacidade de passe, alia uma interessante disponibilidade para tarefas mais defensivas, revelando solidariedade colectiva aquando da perda da bola. Uma das suas armas é o forte remate exterior – 0 que o torna um dos médios goleadores do campeonato inglês.

Mas falar de “estrelas” da Islândia e ignorar Eidur Gudjohnsen seria tremendamente injusto. Antes sequer de se ouvir falar da selecção do seu país, já Gudjohnsen assumia papel de embaixador do futebol islandês. O veteraníssimo avançado (faz 38 anos em Setembro) – e que representou, entre outros, PSV Eindhoven, Barcelona e Chelsea – integra os convocados de Lars Lagerback, naquilo que soa a um (justo) prémio de carreira.

Gudjohnsen é o grande nome da história do futebol islandês Fonte: UEFA
Gudjohnsen é o grande nome da história do futebol islandês
Fonte: UEFA

Gudjohnsen já pouco contribuiu na fase de apuramento – apenas 134 minutos e um jogo a titular –, no entanto, concretizada a qualificação, não hesitou em abdicar de um contrato milionário na China, numa última tentativa de chamar a atenção de Lagerback; assinou pelos noruegueses do Molde, treinados pelo ex-avançado Ole Solskjær, uma aposta que, até ver, parece ter sido a mais acertada.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pafos conquista apuramento para a Champions League

O Pafos e o Estrela Vermelha empataram a uma bola durante esta terça-feira e os cipriotas conseguiram apurar-se para a Champions League.

Mehdi Taremi pode ser o sucessor de Fotis Ioannidis no Panathinaikos

O Panathinaikos pode ver Fotis Ioannidis rumar ao Sporting e Mehdi Taremi está a ser desejado pelo emblema grego. O iraniano não entra nas contas do Inter Milão.

Wolverhampton segue em frente na Taça da Liga Inglesa com golo de Rodrigo Gomes

O Wolverhampton está apurado para a fase seguinte da Taça da Liga Inglesa, depois de vencer por 3-2 o West Ham United.

Futuro de Jeremiah St. Juste mais perto de estar definido

Jeremiah St. Juste está mais perto de ser reforço do Union Berlin, deixando o Sporting a título definitivo, depois de ser apontado ao Osasuna, mas o acordo caiu.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes dispara contra Rui Costa e Luís Filipe Vieira: «São os dois grandes responsáveis para que Pedro Proença hoje tenha esta preponderância...

João Noronha Lopes abordou em entrevista ao Now alguns temas da realidade do Benfica, instituição a que se candidata como presidente.

João Noronha Lopes ao ataque: «Há uma Liga até fevereiro e outra depois. Varandas, em fevereiro, faz declarações que condicionam os árbitros»

João Noronha Lopes abordou em entrevista ao Now alguns temas da realidade do Benfica, instituição a que se candidata como presidente.

João Noronha Lopes revela que Nuno Gomes é o seu vice-presidente

João Noronha Lopes revelou que Nuno Gomes e Vítor Paneira vão fazer parte da estrutura do Benfica, caso vença as eleições.