Revista do Euro’2016: Islândia

OS MELHORES JOGADORES

Gylfi Sigurdsson encontra-se, aos 26 anos, no auge da sua carreira – a confirmar-se pela época realizada na Premier League, ao serviço do Swansea. O talento para o futebol permitiu-lhe emigrar cedo, deixando muito jovem a sua Reiquiavique natal rumo a Inglaterra, onde, após um conjunto de testes, passou a integrar as camadas jovens do Reading. Em 2009-2010 deu nas vistas na equipa principal e, apenas um ano depois, transferiu-se para os alemães do Hoffenheim, naquela que foi a venda mais cara da história do clube inglês (cerca de 8,5 milhões de euros).

Sigurdsson, na melhor fase da sua carreira, é a grande figura da Islândia Fonte: UEFA
Sigurdsson, na melhor fase da sua carreira, é a grande figura da Islândia
Fonte: UEFA

Regressou a Inglaterra para representar Swansea, por empréstimo do clube alemão, transferindo-se, no ano seguinte, para o Tottenham de André Villas Boas – num negócio de 11,5 milhões de euros. Pese a titularidade, e a confirmação das suas qualidades, os Spurs optaram por envolvê-lo na transferência do jogador do Swansea Ben Davies, operação que resultou para Sigurdsson num feliz regresso ao emblema galês.

Sigurdsson é um médio de características ofensivas, evoluído tecnicamente, que gosta de marcar o ritmo da sua equipa, pegando no jogo, muitas vezes, ainda junto da sua zona defensiva. À sua capacidade de passe, alia uma interessante disponibilidade para tarefas mais defensivas, revelando solidariedade colectiva aquando da perda da bola. Uma das suas armas é o forte remate exterior – 0 que o torna um dos médios goleadores do campeonato inglês.

Mas falar de “estrelas” da Islândia e ignorar Eidur Gudjohnsen seria tremendamente injusto. Antes sequer de se ouvir falar da selecção do seu país, já Gudjohnsen assumia papel de embaixador do futebol islandês. O veteraníssimo avançado (faz 38 anos em Setembro) – e que representou, entre outros, PSV Eindhoven, Barcelona e Chelsea – integra os convocados de Lars Lagerback, naquilo que soa a um (justo) prémio de carreira.

Gudjohnsen é o grande nome da história do futebol islandês Fonte: UEFA
Gudjohnsen é o grande nome da história do futebol islandês
Fonte: UEFA

Gudjohnsen já pouco contribuiu na fase de apuramento – apenas 134 minutos e um jogo a titular –, no entanto, concretizada a qualificação, não hesitou em abdicar de um contrato milionário na China, numa última tentativa de chamar a atenção de Lagerback; assinou pelos noruegueses do Molde, treinados pelo ex-avançado Ole Solskjær, uma aposta que, até ver, parece ter sido a mais acertada.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.