Revista do Euro’2016: Rússia

Leonid Slutsky é um técnico altamente conservador e pouco dado a novidades, mas em vésperas de um torneio bastante importante como o Euro 2016, o treinador natural de Volvogrado conseguiu, no entanto, causar alguma surpresa ao incluir Roman Neustädter, Guilherme e Roman Shishkin no grupo dos 23 eleitos para a fase final da competição.

O versátil médio defensivo do Schalke 04 será porventura a maior surpresa deste lote de jogadores, uma vez que Neustädter nunca participou em qualquer jogo pela selecção russa. Filho de um ex-futebolista cazaque, Neustädter nasceu em Dnipropetrovsk (Ucrânia) em 1988 ainda durante o período soviético e chega agora à selecção depois de já ter sido internacional A e internacional jovem pela Alemanha uma mão cheia de vezes. A chamada do jogador do Schalke 04 poderá, contudo, parecer ser algo desproposita, já que ficaram de fora da convocatória jogadores de enorme qualidade, também eles internacionais pela Rússia noutras ocasiões, como são os casos do defesa central do FC Terek Grozny Andrey Semenov, do talentoso médio do FC Rubin Kazan Magomed Ozdoev e do poderoso médio do FC Krasnodar Yuri Gazinskiy.

A equipa russa quer apagar a má imagem deixada no Mundial do Brasil Fonte: www.rfs.ru
A equipa russa quer apagar a má imagem deixada no Mundial do Brasil
Fonte: www.rfs.ru

No que toca a Guilherme, o guardião brasileiro do FC Lokomotiv Moscovo, a surpresa não foi tão grande, uma vez que o número 1 dos Zheleznodorozhniki (Ferroviários) já havia actuado uma vez pela selecção russa no passado mês de Março frente à Lituânia.
Já no que respeita a Roman Shishkin, também ele atleta do FC Lokomotiv Moscovo, a sua chamada causa alguma apreensão, uma vez que recuperou de uma grave lesão recentemente e poderá facilmente ter uma recaída.
As lesões condicionaram, na verdade, as escolhas de Slutsky, uma vez que afastaram da Sbornaya jogadores como Yuri Zhirkov do FC Zenit, Denis Cheryshev, atleta do Real Madrid que representou o Valencia CF na segunda parte da temporada, e mais recentemente o arquitecto da construção de jogo da formação russa, Alan Dzagoev, que sofreu uma lesão de última hora na partida em Kazan do passado fim-de-semana.

Apesar de todas estas lesões, algumas das escolhas de Leonid Slutsky não deixam de ser controversas e o facto de não ter incluído nos 23 um único atleta do FC Rostov, que terminou a Liga Russa no 2ºlugar atrás do CSKA Moscovo, não pode, nem deve passar em claro. O homem escolhido para a vaga deixada por Alan Dzagoev causou, também ele, uma onda de indignação entre os adeptos russos, que não vêm em Dmitri Torbinskiy qualidade suficiente para continuar a representar a Rússia ao mais alto nível nesta fase descendente da sua carreira.

Quanto aos restantes elementos, apenas há a realçar a presença do experiente Roman Shirokov do CSKA Moscovo, uma vez que na passada semana corriam rumores nos meios de comunicação russos que o deixavam fora dos eleitos de Leonid Slutsky para o Euro 2016.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho comenta empate do Fenerbahçe antes de enfrentar o Benfica: «Resultado justo»

O Fenerbahçe empatou 0-0 com o Goztepe na Liga da Turquia. José Mourinho explica dificuldades antes de enfrentar o Benfica.

Bernardo Schappo e o Estrela Amadora x Benfica: «Podíamos ter conquistado um ponto»

Bernardo Schappo abordou a partida entre o Estrela da Amadora e o Benfica na segunda jornada da Primeira Liga. Tricolores perderam 1-0.

Luís Silva e a derrota com o Benfica: «É um resultado injusto para aquilo que se passou em campo»

Luís Silva abordou a partida entre o Estrela da Amadora e o Benfica, válida pela segunda jornada da Primeira Liga.

Bruno Lage revela conversa com jogadores do Benfica: «Welcome to Portuguese League»

Bruno Lage abordou a partida entre o Estrela da Amadora e o Benfica, válida pela segunda jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Os 4 destaques do Estrela da Amadora x Benfica

O Estrela da Amadora e o Benfica enfrentaram-se durante a noite deste sábado. A partida terminou com um 1-0.

Benfica bate recorde histórico após vitória sobre o Estrela Amadora

O Benfica venceu este sábado o Estrela Amadora por 1-0 na Primeira Liga. Águias quebram registo neste início de temporada.

Benfica longe de ser brilhante vence Estrela da Amadora para a Primeira Liga

O Benfica foi à Reboleira vencer o Estrela da Amadora por uma bola a zero, em jogo da segunda jornada da Primeira Liga. A partida disputou-se durante a noite deste sábado.