Suíça | Um ponto que sabe a três

    Depois da vitória alemã em Estugarda contra a Hungria, Escócia e Suíça encontraram-se em Colónia para a segunda jornada do Grupo A. Mesmo tendo passado por inícios distintos, ambas entraram neste jogo com o objetivo de ganhar: a Suíça com a possibilidade de garantir a qualificação nas duas primeiras posições; a Escócia para ter hipótese de passar como segundo ou um dos melhores terceiros.

    Depois da derrota expressiva com a Alemanha no jogo de abertura do Campeonato da Europa, a Escócia tinha de mudar alguma coisa para a segunda jornada contra a Suíça, até porque o central do Watford, Ryan Porteous, foi expulso no final da primeira parte da jornada inaugural. Para o lugar dele entrou Jack Hendry para habitar a posição de defesa central direito.

    A segunda alteração surgiu no meio-campo com a saída de Ryan Christie do Bournemouth para entrar outro médio da Premier League, Billy Gilmour (Brighton). Formou par com o capitão do Celtic, Callum McGregor, o que permitiu soltar John McGinn e Scott McTominay um bocadinho mais. O último foi fundamental na manobra defensiva e ofensiva escocesa. No momento sem bola, ficou responsável de ocupar a zona de ação de Granit Xhaka, impedindo que a bola lhe chegasse, ou pelo menos importunando o médio do Bayer Leverkusen quando a tivesse.

    Foi uma lição tirada do jogo com a Alemanha, em que Toni Kroos tinha demasiado tempo e espaço para meter a bola onde quisesse e esta alteração fez com que a saída de bola da Suíça não tivesse tido tanto sucesso quanto teve contra a Hungria. Ofensivamente, McTominay não só estava mais à frente no campo como mais central, e depois da época que teve no Manchester United, já sabemos o instinto finalizador que tem. É ele que faz o remate desviado por Fabian Schär para o golo escocês, mais um número de outras oportunidades que podiam ter dado os três pontos aos escoceses.

    Já a Suíça, mesmo tendo ganho à Hungria na primeira jornada por 3-1, também mexeu. Saiu o marcador do primeiro golo, Kwadwo Duah, para entrar o histórico Xherdan Shaqiri, já num plano descente na sua carreira. Shaqiri não é, nem nunca foi, um ponta de lança, o que originou alguma intriga sobre o plano de Murat Yakin para este jogo com a Escócia.

    O plano foi usá-lo como falso 9, não se dando à marcação dos defesas escoceses que, normalmente, gostam de ter uma referência com quem “batalhar”. Justo será dizer, que o plano teve o seu sucesso, tendo em conta o excelente golo do criativo dos Chicago Fire após um passe impreciso de Anthony Ralston.

    O jogo foi muito diferente das experiências que ambos tiveram na primeira jornada. A Escócia foi mais corajosa e aprendeu com a derrota contra os germânicos, enquanto a Suíça teve dificuldades em implementar o seu jogo pela ausência de impacto de Xhaka.

    Embora a Suíça não esteja confirmada nos oitavos de final, justo será dizer que têm pé e meio, porque a diferença de golos é saudável e nunca antes (neste modelo) uma equipa com quatro pontos falhou a qualificação para a fase seguinte. Uma vitória contra os anfitriões garante o primeiro lugar. Para a Escócia, no jogo frente à Hungria, é ganhar ou “morrer”. Com um saldo de golos tão negativos, não se qualificará com um ou dois pontos. A matemática é simples e o jogo será de muito interessante, com ambas as equipas a sonharem ainda com a passagem. A não perder.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Kim Min-jae pode deixar Bayern Munique e há vários clubes atentos à situação

    Kim Min-jae não é considerado intocável no Bayern Munique e pode deixar clube no mercado de verão. Vários clubes atentos.

    Al Nassr de Cristiano Ronaldo terá de pagar 140 milhões de euros por alvo que atua na Premier League

    O Al Nassr de Cristiano Ronaldo está interessado numa possível contratação de Mohammed Kudus ao West Ham. 140 milhões de euros.

    Catarina Costa vence medalha de prata nos Europeus de Judo

    Catarina Costa venceu mais uma medalha de prata nos Europeus de Judo. Terceiro vice-campeonato da judoca portuguesa.

    Salvio rendido a Jorge Jesus: «Se for para o Brasil, não tenho dúvidas de que vão voltar a ser muito fortes»

    Eduardo Salvio está atualmente no Lanús, da Argentina. Antigo extremo do Benfica falou sobre Jorge Jesus na Seleção do Brasil.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Al Hilal de Jorge Jesus não larga Raphinha e oferece salário de 176 milhões de euros

    O Al Hilal de Jorge Jesus está determinado em contratar Raphinha. Conjunto saudita oferece 100 milhões de euros ao Barcelona.

    Chelsea quer contratar mais um jovem e já iniciou contactos com a Juventus

    O Chelsea quer fechar a contratação de um novo jogador para o ataque. Os blues olham com interesse para Kenan Yildiz.

    Milos Kerkez é um antigo alvo do Benfica e tem 3 gigantes europeus interessados

    Milos Kerkez chamou à atenção. Lateral-esquerdo do Bournemouth conta com interesse de três gigantes do futebol europeu.

    Sporting e o passaporte para o Jamor confirmado

    Não foi uma noite épica, mas também nem precisava de o ser. Em Paços de Ferreira, casa emprestada do Rio Ave, o Sporting tratou de carimbar o passaporte para o Jamor.

    As 2 opções mais prováveis para o futuro da carreira de João Félix

    João Félix vai mudar de clube no próximo verão visto que não entra nas contas do Chelsea. Avançado entre Benfica e Arábia Saudita.

    Vincent Chyla tem interessados em Portugal

    Vincent Chyla é um médio eslovaco de 21 anos que joga no Podbrezová, da Eslováquia. Há alguns interessados em Portugal.

    Manchester United de Ruben Amorim fecha contratação de reforço e empréstimo de seguida

    O Manchester United garantiu a contratação de um jovem jogador. Enzo Kana-Biyik será emprestado no primeiro ano.

    Benfica: Manchester United não deve ativar cláusula de Álvaro Carreras

    Álvaro Carreras foi contratado pelo Benfica ao Manchester United. Red Devils ainda têm cláusula de recompra de 18 milhões de euros.

    Jordan Barrera na lista de alvos do FC Porto e de outros 3 clubes e com preço definido pelo Junior Barranquilla

    O FC Porto é um dos clubes que demonstrou interesse na contratação de Jordan Barrera. Extremo de 19 anos representa o Junior Barranquilla.

    FC Porto fecha renovação de Rodrigo Mora com cláusula de rescisão de 70 milhões de euros

    O FC Porto já acertou todos os detalhes para a renovação de contrato de Rodrigo Mora. Terá uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros.