Argentina acelera e mete a sexta | Diário do Mundial #20

- Advertisement -

Na tese do “nada é por acaso”, quis o destino que Argentina e Croácia se cruzassem numa meia-final do Campeonato do Mundo, quatro anos depois de a seleção bicampeã ser despachada com três golos sem resposta frente à grande sensação do Rússia 2018 que viria, inclusive, a disputar a final de Moscovo frente à França.

Desta feita, a seleção de Scaloni não perdoou e decidiu retribuir o resultado aos croatas que, ainda assim, não deixam de estar habilitados a ocupar um lugar no pódio pela segunda vez consecutiva.

O JOGO DO DIA

Quem olha para um resultado com três golos de diferença ficará com a sensação de que terá sido um jogo, no mínimo, acessível para a seleção argentina contudo, importa ressalvar que, até ao minuto 34, marcado pelo golo de Lionel Messi através de uma grande penalidade, a Croácia teve momentos em que teve mais bola, obrigando a Argentina a estar mais recuada no terreno, mas com capacidade para, através dos vários craques que evoluíram em campo, sair em transições rápidas, explorando a velocidade e a criatividade dos que estavam mais adiantados no terreno.

Se, no primeiro golo, a Argentina já tinha sofrido falta no interior da grande área na sequência de um contra-ataque rápido, o segundo golo esteve enquadrado nas mesmas circunstâncias, tendo Julián Álvarez demonstrado a sua insistência e beneficiado de alguns ressaltos até colocar a bola no interior da baliza, oferecendo uma vantagem de dois golos à alviceleste que, antes do intervalo, conseguia uma importante vantagem de dois golos.

No segundo tempo, perante um contexto confortável para a Argentina e uma montanha enorme para trepar para a Croácia, surge Lionel Messi que, entre vários momentos de enormíssima qualidade, guarda para a posteridade a assistência para o terceiro golo numa jogada desenhada pelo astro argentino que, na linha de fundo, ofereceu a Julián Álvarez que “apenas” teve que empurrar para o terceiro.

Com este resultado, a Argentina segue para a sua sexta final, a segunda das últimas três edições, num jogo em que a Croácia teve mais bola, mas foi a seleção da América do Sul a mais concretizadora, sendo este cenário muito curioso, tendo em conta que, se tivermos em consideração todo o percurso da seleção das “pampas” no Catar 2022, é bom relembrar que a sua participação teve início numa partida em que aconteceu exatamente o contrário: a equipa de Scaloni com muita posse, mas a Arábia Saudita a ser mais eficaz.

A FIGURA DO DIA

Julián Alvarez, 22 anos, é um jogador que, ao longo da competição, tem vindo a crescer e a afirmar-se como uma das peças mais importantes da seleção argentina e hoje, materializou essa qualidade com dois golos e uma falta que deu origem a uma grande penalidade que seria aproveitada por Lionel Messi.

Se, no início da temporada, a sua chegada ao Manchester City foi pouco mediática, tendo surgido rumores de que seria emprestado, hoje poucos duvidam que o campeão inglês tem nos seus quadros um dos pontas-de-lança mais promissores da atualidade com valor para acrescentar no imediato.

Craque!

O FORA DE JOGO DO DIA

Seria extremamente injusto apontar a Croácia já que, quatro anos depois, volta a fazer um percurso fantástico que, não sendo tão bom como o de 2018, não deixa de ser incrível, face ao número de praticantes da modalidade que o país tem em comparação com outros.

Podiam ter sido, claramente, uma seleção mais competitiva nesta meia-final, mas esta eliminação não pode, nem deve branquear mais um trabalho incrível de Zlatko Dalic e de toda a estrutura federativa do futebol croata.

 

A CURIOSIDADE DO DIA

A Argentina avança para a sua sexta final, a segunda em três possíveis numa década, tendo perdido três e vencido duas, o que nos faz perceber que, se Messi levantar a taça mais desejada por todas as seleções, a alviceleste terá um aproveitamento de 50% das presenças em finais.

Para já, fica a aguardar pelo adversário, sendo já certo que, no primeiro Mundial num país árabe, teremos também uma final inédita.

 

RESULTADOS

MEIA-FINAL

Argentina 3-0 Croácia

 

Artigo com a opinião de Orlando Esteves, comentador BnR TV.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ao intervalo, o Benfica vence o Real Madrid, mas está fora da Champions League: eis o que tem de mudar

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz. Ao intervalo, a vitória continua a deixar águias virtualmente eliminadas da prova.

Vangelis Pavlidis marca de penálti e Benfica vai para o intervalo a vencer o Real Madrid

Golo de penálti de Vangelis Pavlidis a dar a vitória aos encarnados. O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz.

Ao intervalo: Sporting está fora do apuramento direto para os oitavos de final da Champions League

O Athletic e o Sporting enfrentam-se na noite desta quarta-feira, em jogo da oitava jornada da Champions League.

Lucas Paquetá já foi autorizado a viajar para o Brasil e prepara-se para assinar pelo Flamengo

Lucas Paquetá vai ser reforço do Flamengo a troco de 42 milhões de euros. O West Ham anunciou que já permitiu que o jogador viaje para o Brasil.

PUB

Mais Artigos Populares

Kylian Mbappé marca contra a corrente do jogo e Real Madrid mete-se a vencer o Benfica por 1-0

Kylian Mbappé apareceu de mansinho na área e cabeceou para o 1-0 merengue. O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz.

Gorka Guruzeta volta a colocar o Athletic na frente contra o Sporting

Athletic e Sporting enfrentam-se na noite desta quarta-feira, me jogo relativo à oitava jornada da Champions League.

Al Fayha de Pedro Emanuel vence e Al Najma de Mário Silva empata na 19.ª jornada da Liga Saudita

O Al Fayha de Pedro Emanuel derrotou o Al Khaleej (3-1) e o Al Najma de Mário Silva empatou com o Al Riyadh (1-1).