Argentina acelera e mete a sexta | Diário do Mundial #20

Na tese do “nada é por acaso”, quis o destino que Argentina e Croácia se cruzassem numa meia-final do Campeonato do Mundo, quatro anos depois de a seleção bicampeã ser despachada com três golos sem resposta frente à grande sensação do Rússia 2018 que viria, inclusive, a disputar a final de Moscovo frente à França.

Desta feita, a seleção de Scaloni não perdoou e decidiu retribuir o resultado aos croatas que, ainda assim, não deixam de estar habilitados a ocupar um lugar no pódio pela segunda vez consecutiva.

O JOGO DO DIA

Quem olha para um resultado com três golos de diferença ficará com a sensação de que terá sido um jogo, no mínimo, acessível para a seleção argentina contudo, importa ressalvar que, até ao minuto 34, marcado pelo golo de Lionel Messi através de uma grande penalidade, a Croácia teve momentos em que teve mais bola, obrigando a Argentina a estar mais recuada no terreno, mas com capacidade para, através dos vários craques que evoluíram em campo, sair em transições rápidas, explorando a velocidade e a criatividade dos que estavam mais adiantados no terreno.

Se, no primeiro golo, a Argentina já tinha sofrido falta no interior da grande área na sequência de um contra-ataque rápido, o segundo golo esteve enquadrado nas mesmas circunstâncias, tendo Julián Álvarez demonstrado a sua insistência e beneficiado de alguns ressaltos até colocar a bola no interior da baliza, oferecendo uma vantagem de dois golos à alviceleste que, antes do intervalo, conseguia uma importante vantagem de dois golos.

No segundo tempo, perante um contexto confortável para a Argentina e uma montanha enorme para trepar para a Croácia, surge Lionel Messi que, entre vários momentos de enormíssima qualidade, guarda para a posteridade a assistência para o terceiro golo numa jogada desenhada pelo astro argentino que, na linha de fundo, ofereceu a Julián Álvarez que “apenas” teve que empurrar para o terceiro.

Com este resultado, a Argentina segue para a sua sexta final, a segunda das últimas três edições, num jogo em que a Croácia teve mais bola, mas foi a seleção da América do Sul a mais concretizadora, sendo este cenário muito curioso, tendo em conta que, se tivermos em consideração todo o percurso da seleção das “pampas” no Catar 2022, é bom relembrar que a sua participação teve início numa partida em que aconteceu exatamente o contrário: a equipa de Scaloni com muita posse, mas a Arábia Saudita a ser mais eficaz.

A FIGURA DO DIA

Julián Alvarez, 22 anos, é um jogador que, ao longo da competição, tem vindo a crescer e a afirmar-se como uma das peças mais importantes da seleção argentina e hoje, materializou essa qualidade com dois golos e uma falta que deu origem a uma grande penalidade que seria aproveitada por Lionel Messi.

Se, no início da temporada, a sua chegada ao Manchester City foi pouco mediática, tendo surgido rumores de que seria emprestado, hoje poucos duvidam que o campeão inglês tem nos seus quadros um dos pontas-de-lança mais promissores da atualidade com valor para acrescentar no imediato.

Craque!

O FORA DE JOGO DO DIA

Seria extremamente injusto apontar a Croácia já que, quatro anos depois, volta a fazer um percurso fantástico que, não sendo tão bom como o de 2018, não deixa de ser incrível, face ao número de praticantes da modalidade que o país tem em comparação com outros.

Podiam ter sido, claramente, uma seleção mais competitiva nesta meia-final, mas esta eliminação não pode, nem deve branquear mais um trabalho incrível de Zlatko Dalic e de toda a estrutura federativa do futebol croata.

 

A CURIOSIDADE DO DIA

A Argentina avança para a sua sexta final, a segunda em três possíveis numa década, tendo perdido três e vencido duas, o que nos faz perceber que, se Messi levantar a taça mais desejada por todas as seleções, a alviceleste terá um aproveitamento de 50% das presenças em finais.

Para já, fica a aguardar pelo adversário, sendo já certo que, no primeiro Mundial num país árabe, teremos também uma final inédita.

 

RESULTADOS

MEIA-FINAL

Argentina 3-0 Croácia

 

Artigo com a opinião de Orlando Esteves, comentador BnR TV.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo jogador do Manchester United coloca clube em tribunal devido a tratamento errado de lesões

Axel Tuanzebe avançou com um processo em tribunal contra o Manchester United. Em causa o tratamento dos red devils às suas lesões.

Negócio fechado: Francisco Conceição troca FC Porto pela Juventus por 30 milhões de euros

O negócio foi desbloqueado e Francisco Conceição vai rumar à Juventus. Extremo deixa o FC Porto em definitivo por 30 milhões de euros.

Francisco Conceição recusou proposta que renderia 35 milhões de euros ao FC Porto

Francisco Conceição não aceitou rumar ao RB Leipzig. Extremo português recusou proposta que agradava ao FC Porto.

FC Porto afasta-se de defesa central devido aos valores da transferência e do salário

O FC Porto desistiu da contratação de Josip Sutalo. Preço da transferência e valores do salário justificam saída da corrida.

PUB

Mais Artigos Populares

Nápoles esquece Darwin Núñez e fecha novo avançado por 35 milhões de euros

O Nápoles já fechou o acordo para a contratação de Lorenzo Lucca. Com a chegada do avançado, Darwin Núñez não rumará aos italianos.

André Villas-Boas faz exigência a Francisco Conceição para permitir saída para a Juventus

André Villas-Boas já tomou uma posição quanto à transferência de Francisco Conceição para a Juventus. Decisão é do jogador.

Tour de France #1: O mundo ainda não é de Pogacar

Surpreendendo um total de zero pessoas, Tadej Pogacar foi...