Bélgica 1-0 Coreia do Sul: até com 10 os diabos vermelhos ganham

cabeçalho mundial'2014

Clique aqui para ver os golos.
Clique aqui para ver as estatísticas.

O RESCALDO

Bélgica a vencer a Coreia do Sul: nada de anormal, provavelmente o resultado que se esperava. Mas o que importa aqui salientar é que a selecção europeia esteve reduzida a 10 unidades durante mais de 45 minutos, devido à expulsão de Steven Defour, médio do FC Porto, depois de uma dura entrada sobre um jogador sul-coreano.

Mas indo ao início da partida, tínhamos uma Bélgica já apurada para os oitavos-de-final, ou seja, livre de pressão, que tinha pela frente uma Coreia do Sul com poucas hipóteses de seguir em frente na prova, depois da derrota da jornada anterior frente à Argélia. E a verdade é que, na primeira parte, o conjunto asiático assustou a formação belga, com os seus habituais ataques rápidos, aproveitando a velocidade dos seus jogadores. Contudo, a Bélgica, mesmo com algumas alterações no seu tradicional onze inicial, quase sempre conseguiu neutralizar as investidas sul-coreanas, com Courtois a revelar, quando chamado a intervir, a segurança do costume. Até que, à beira do intervalo, surgiu o tal momento em que Defour foi expulso (cartão vermelho directo bem mostrado, diga-se), deixando a sua equipa com menos um elemento em campo.

Bélgica a ganhar: um hábito Fonte: dailymail.co.uk
Bélgica a ganhar: um hábito
Fonte: dailymail.co.uk

Mas quem pensou que a etapa complementar seria passada quase por inteiro no meio-campo defensivo da Bélgica enganou-se, porque a equipa orientada por Marc Wilmots nunca deixou de espreitar o ataque, disputando o jogo quase por inteiro com a Coreia do Sul. E, de facto, até através desse dado deu para perceber como a selecção asiática está muito longe de ser um poderio, já que os comandados de Kim Seung-Gyu raramente conseguiram mostrar ser motivo de sufoco para os diabos vermelhos. Aos 60 minutos, talvez o momento que ainda acabou por dar mais força à Bélgica na partida: as entradas de Chadli e Origi, para os lugares de Januzaj e Mertens, respectivamente. O ataque da equipa europeia refrescou, a Bélgica cresceu no jogo, mesmo com apenas 10 jogadores em campo, e a Coreia do Sul percebeu que estava a gozar os seus últimos minutos neste Mundial 2014. E assim sendo, como que um corolário lógico do desafio, a Bélgica adiantou-se no marcador, após recarga de Vertonghen a uma defesa incompleta de Kim Seung-Gyu. Estava feito o resultado, estava consumado o pleno para a Bélgica neste grupo H, estava consumada a despedida da Coreia do Sul do Campeonato do Mundo.

Contas finais, uma moralizadíssima Bélgica vai defrontar os EUA nos oitavos-de-final da competição, provando que é uma equipa a ter debaixo de olho, devido à elevada qualidade dos seus jogadores, enquanto a Coreia do Sul tem de lutar muito para voltar a ter equipas como aquelas que já teve noutras alturas.

A FIGURA

Leque de opções da Bélgica – a equipa de Marc Wilmots dá-se ao luxo de rodar jogadores e de promover alterações, mas mesmo assim o ADN do conjunto nunca desaparece. Sim, é verdade que os diabos vermelhos até nem fizeram nenhuma exibição de sonho nesta fase de grupos, mas a verdade é que fica a ideia de que, mesmo sem acelerar e forçar muito, a Bélgica venceu os três jogos e assim seguiu para a próxima fase da prova. Mesmo com 10 jogadores em campo, os belgas não deram chances à Coreia do Sul.

O FORA-DE-JOGO

Coreia do Sul para baixos voos – desde o primeiro jogo, frente à Rússia, que se percebeu que esta selecção sul-coreana teria problemas para seguir em frente na prova. Depois da hecatombe frente à Argélia na ronda anterior, os sul-coreanos sabiam que a partida desta noite era decisiva, mas a verdade é que voltaram a falhar. Mesmo criando algumas oportunidades, a Coreia do Sul demonstrou que está a anos-luz de uma Bélgica, demonstrando também que será necessário muito trabalho para que esta equipa seja mais competitiva no Mundial em 2018, na Rússia.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João Rodrigues
João Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O João sabe todos os resultados do Benfica em jogos a contar para o campeonato português desde a temporada 1993/1994. Isto quer dizer alguma coisa, não quer?                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Akturkoglu e a troca do Galatasaray pelo Benfica: «Joguei num dos cubes mais importantes da Europa»

Kerem Akturkoglu deixou o Galatasaray e assinou pelo Benfica no verão passado. Extremo turco recorda transferência.

Cristiano Ronaldo empata Portugal x Espanha na final da Liga dos Nações

Portugal está agora empatado 2-2 com a Espanha na final da Liga dos Nações. Cristiano Ronaldo marcou o segundo golo.

Stephen Eustáquio prepara saída do FC Porto

Stephen Eustáquio vai deixar o FC Porto no mercado de transferências. O jogador vai disputar pelo clube do Mundial de Clubes 2025.

Mikel Oyarzabal marca e Espanha vai a vencer Portugal no intervalo

Portugal e a Espanha enfrentam-se durante a noite deste domingo, num encontro relativo à final da Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Mendes estabelece o empate na final da Liga das Nações

Portugal e a Espanha enfrentam-se durante a noite deste domingo, num encontro relativo à final da Liga das Nações.

Martín Zubimendi abre o marcador do Portugal x Espanha

Portugal e a Espanha enfrentam-se durante a noite deste domingo, num encontro relativo à final da Liga das Nações.

João Palhinha pode ser incluído no negócio por Rafael Leão

O Bayern Munique está interessado em garantir a contratação de Rafael Leão e pode oferecer ao AC Milan o nome de João Palhinha.