Ben Yedder: do futsal dos «Bleus» ao Stade de France

O que é que têm em comum Ronaldo, Ronaldinho, Iniesta, Messi, Hazard, Neymar e Coutinho? Todos eles tiveram o futsal como parte integrante da sua formação, mas foi no futebol de 11 que se conseguiram destacar e jogar pelas suas seleções. A este grupo juntou-se, a partir desta sexta-feira, Wissam Ben Yedder, que, aos 27 anos, se estreou na seleção principal dos «Bleus» diante da Colômbia. No entanto, o gaulês tem uma particularidade: também é internacional pela seleção francesa… de futsal! Um feito peculiar, que, se não é único, não andará muito longe disso!

Nascido em Sarcelles, uma das periferias mais problemáticas de Paris, Ben Yedder carregava o sonho da maioria dos jovens da sua idade: correr atrás de uma bola para o resto da vida. Começou com o futebol de rua, onde os rapazes do seu bairro se superiorizavam aos demais, de onde também se destacava Riyad Mahrez, atual futebolista do Leicester e amigo de infância de Wissam. Aos 10 anos, inscreveu-se num clube de futebol local, o modesto FCM Garges. As suas capacidades técnicas não passaram despercebidas e foi neste período que desenvolveu uma das suas mais valiosas capacidades: a destreza de jogar com os dois pés. Conta um dos seus primeiros treinadores que ele teve uma lesão no tornozelo direito, que obrigou ao uso de gesso e que, supostamente, o impossibilitava de jogar futebol durante uns tempos. Mas o franco-tunisino tinha tanta vontade de jogar que jogava com o pé esquerdo, desenvolvendo o seu jogo com o seu pé menos forte.

Ben Yedder representou a seleção de futsal francesa em seis ocasiões
Fonte: FFF

Aos 13 anos, Ben Yedder decidiu jogar também futsal, no Garges Lamartine (que mais tarde se viria a chamar Garges Djibson), dividindo assim os seus fins-de-semana entre o campo e a quadra, durante dois anos.

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Newcastle fecha novo reforço por quase 47 milhões de euros e trava onda de rejeições

O Newcastle fechou a contratação de Jacob Ramsey. De acordo com Fabrizio Romano, o negócio está concluído com os magpies a pagar cerca de 46,5 milhões de euros ao Aston Villa pelo médio. A vontade de Jacob Ramsey em rumar ao Newcastle foi determinante para fechar o negócio.

Não é só Viktor Gyokeres a forçar a saída: 2 jogadores vão falhar estreia na Premier League para tentar sair do clube

Viktor Gyokeres não é caso único em solo europeu. Alexander Isak (Newcastle) e Yoane Wissa (Brentford) procuram forçar saídas.

Manchester United de Ruben Amorim tem 6 alternativas a Carlos Baleba para o meio-campo e olha para médio do Sporting

Carlos Baleba é o principal alvo do Manchester United para o meio-campo. Lista de alternativas conta com seis nomes, incluindo Morten Hjulmand.

Antigo lateral do Benfica interessa a 2 clubes da MLS

Pedro Amaral pode rumar à MLS neste mercado de transferências. O lateral pertence ao Estoril Praia e foi formado no Benfica. O português encontra-se a cumprir o último ano de contrato com o emblema da Linha.

PUB

Mais Artigos Populares

Fredrik Aursnes em destaque: eis os números do médio desde que chegou à Luz

Fredrik Aursnes tem sido um dos destaques do Benfica neste começo de temporada, atuando como extremo direito. O norueguês é considerado um elemento fundamental para Bruno Lage e restante equipa técnica.

Manchester City apresenta o novo dono da camisola 10 da equipa

O Manchester City tem um novo dono para a camisola 10. Rayan Cherki vai render Jack Grealish e usar o número emblemático dos cityzens.

Deportivo de La Coruña na moda: Benfica e Sporting podem levar a asa esquerda dos galegos em 2024/25

O Deportivo de La Coruña pode ver mais um dos seus jogadores rumar a Portugal, com Yeremay Hernández a ser associado ao Sporting. Rafael Obrador atuava no clube na última temporada e assinou pelo Benfica, onde pode atuar como lateral esquerdo.