📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ben Yedder: do futsal dos «Bleus» ao Stade de France

- Advertisement -

Voltando, agora, à história da carreira de Wissam Ben Yedder. As duas primeiras épocas no Toulouse foram discretas. Na primeira, participou apenas em três jogos pela equipa principal, mas destacou-se pela equipa de reservas, apontando 12 golos e assistido seis vezes. Na época seguinte, teve um pouco mais de protagonismo, tendo assinado o seu primeiro golo na equipa principal, num dos 11 jogos em que participou. No entanto, seria necessário esperar pela temporada 2012-2013, sob as ordens de Alain Casanova, para que seu talento se confirmasse nos grandes palcos. Titular desde a primeira jornada, começou da melhor maneira, com dois golos nas duas primeiras jornadas, numa temporada que acabaria com números muito positivos (15 golos e 6 assistências).

As épocas seguintes foram de confirmação de todo o seu futebol, conseguindo culminar o faro de golo com o jogo coletivo. Prova disso mesmo são os seus 17 golos em 2013/2014, 15 tentos em 2014/2015 e, na sua última temporada no emblema do Sul de França, 23 golos. No Verão de 2016 rumou ao Sevilla para substituir o compatriota Kevin Gameiro, numa transferência de 9 milhões de euros. Na primeira temporada na Andaluzia, não desilude ao apontar 18 golos, dois deles na Liga dos Campeões.

No entanto, foi na presente temporada que se deu a conhecer ao futebol europeu, na liga milionária, onde foi o segundo melhor marcador da fase de grupos da competição, com seis golos em outros tantos jogos, ficando apenas atrás de Cristiano Ronaldo. Na fase seguinte, passou para a ribalta pelos dois golos que apontou em Old Trafford, que eliminaram os Red Devils da competição. Saltando do banco aos 72 minutos, precisou de apenas dois minutos para fazer o gosto ao pé e colocar a sua equipa em vantagem: dominou a bola com o pé esquerdo e rematou fulminantemente com o direito (cá está um dos benefícios do futsal e… do pé engessado), não dando hipóteses a De Gea. Dois minutos volvidos, voltou a bater o guardião espanhol, desta feita de cabeça. Uma noite inesquecível para o rapaz franco-tunisino de Sarcelles, que toda a gente passou a conhecer. É caso para dizer que o Special One sucumbiu perante o Special Ben!

Ben Yedder teve uma noite de sonhos… no Teatro dos Sonhos
Fonte: Sevilla FC

Por consequência deste feito – e também dos restantes 17 golos nesta temporada-, foi chamado por Didier Deschamps para a janela internacional de março, tendo-se estreado pela seleção francesa de futebol na passada sexta-feira, diante da Colômbia, em pleno Stade de France. A sua chamada para a seleção francesa destruiu de vez a intenção da federação tunisina de ter Ben Yedder a defender as suas cores.

Apesar de já não ser propriamente um jovem, Wissam Ben Yedder é um jogador que está no seu auge, mas que pode vir a evoluir ainda muito mais. Não sendo um típico «pinheiro» e até demonstrando algumas limitações no jogo aéreo (os seus 1,70 m também não ajudam), este «atacante de bolso» maquilha muito bem as suas limitações com um controlo de bola e uma capacidade de drible em pequenos espaços fantásticas (desenvolvidas no futsal), bem como frieza e eficácia na finalização.

Tenham em atenção este atacante franzino, de baixo centro de gravidade. Certamente continuará a brilhar nos relvados e, quem sabe, se ainda não vai dar uma perninha nas quadras de futsal…

Foto de capa: FFF

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.