Brasil 2-0 Costa Rica: O samba demorou mas chegou à Rússia

- Advertisement -

Naquele que foi um jogo que se revelava bastante decisivo para as contas do grupo E, o Saint Petersburg Stadium foi palco do duelo entre Brasil e Costa Rica. Ambas as seleções não obtiveram bons resultados na primeira jornada: os brasileiros numa exibição pobre não foram além de um empate diante da Suíça e os costa-riquenhos saíram derrotados do confronto com a Sérvia. Nenhum dos selecionadores promoveu grandes mudanças no XI inicial, registando-se apenas uma alteração para cada lado. Com Danilo lesionado, Tite lançou a jogo Fágner e do lado da Costa Rica, Óscar Ramirez trocou Francisco Caldo por Bryan Oviedo.

A história do primeiro tempo é curta e fácil de se contar. O Brasil, que, como já era expectável, assumiu as despesas do jogo desde início e tentou criar oportunidades para se colocar na frente do marcador, todavia as intenções brasileiras esbarravam invariavelmente na muralha defensiva da Costa Rica que se apresentou coesa e segura. A canarinha dominou na posse de bola, mas nunca conseguiu passar disso mesmo! É certo que contabilizou um bom número de remates, mas não podem ser considerados oportunidades dado que Keylor Navas não foi realmente posto à prova. O melhor momento do Brasil deu-se à passagem do minuto 27, quando, num movimento de rotura, Neymar surge sozinho na cara do golo, mas nem sequer conseguiu rematar. No reverso da medalha, a Costa Rica mesmo sem investir muito no ataque, limitando-se à segurança no setor defensivo, dispôs provavelmente da melhor oportunidade do primeiro tempo: Celso Borges atirou a arrasar o poste, ainda dentro do primeiro quarto de hora.

Foi uma primeira-parte que na perspetiva brasileira soube a muito pouco, contrastando com uma Costa Rica que ia sobrevivendo, valendo-se da sua força nos duelos individuais e de várias tentativas de sair em contra-ataques perigosos.

O Brasil regressou ao relvado com uma mudança notória na sua atitude, aumentaram o ritmo, deram primazia ao jogo apoiado e suprimiram os individualismos, potenciando assim um jogo mais dinâmico que lhes permitiu dominar por completo a segunda parte. É verdade que os brasileiros já tinham dominado a partida nos primeiros 45 minutos, contudo com a tal mudança de atitude vieram as oportunidades dignas de serem caracterizadas como perigosas. O conjunto brasileiro foi crescendo e estava cada vez mais próximo do golo, mas do outro lado estava uma Costa Rica que não se “desmanchava” defensivamente e parecia ser venenosa quando saia em contra-ataques rápidos.

Neymar não teve a vida facilitada
Fonte: FIFA

O pressing brasileiro sobre Keylor Navas começou logo aos 50 minutos com Gabriel Jesus a cabecear à barra e na recarga a bola sobrou para Philippe Coutinho que rematou forte, mas viu o seu remate ser bloqueado por um defesa adversário. Mais tarde, e ao fim de muito tempo, surge Neymar com um remate potente à entrada da área, ao qual Navas correspondeu com uma bela defesa em mergulho. Poucos minutos depois, Neymar ao beneficiar de um erro do adversário recuperou a bola e “quase que num livre em movimento” dispara pertíssimo do poste esquerdo da baliza de Navas.
A 10 minutos do fim, algo inédito nas histórias dos mundiais aconteceu: pela primeira vez o VAR retira um penalty assinalado a uma equipa. Neymar fintou um adversário e deixa-se, sem margem para dúvidas, simplesmente cair no chão e o árbitro assinalou grande penalidade, aconselhado a recorrer às imagens inverteu a sua decisão.
O Brasil continuou na busca pelo golo e finalmente conseguiu: aos 91 minutos Coutinho recebeu a bola já dentro da área e atirou por baixo das pernas de Navas e fez respirar de alívio toda uma nação brasileira.

A vantagem iria aumentar já nos momentos finais da partida, quando a Costa Rica já se mentalizava que teria sido eliminada, e Douglas Costa ofereceu a Neymar um golo que pode ser importante para o avançado do PSG, fixando o resultado final em 2-0.
Foi um triunfo justo, mas muito sofrido. Há um antigo ditado português que reflete aquilo que foi esta segunda parte e o principal motivo da vitória brasileira: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, e assim foi, o Brasil soma 3 pontos e fica bastante bem encaminhado para se qualificar para a próxima fase. A Costa Rica vê o seu sonho na Rússia terminar e jogará na próxima jornada com a Suíça meramente para cumprir calendário.

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Evolução de Franjo Ivanovic agrada Benfica e avançado tem futuro em aberto no verão

Franjo Ivanovic viu o protagonismo no Benfica subir. A evolução do avançado é do agrado da estrutura, mas transferência não está descartada.

Imprensa nacional avança com detalhes do ultimato do Benfica a Dodi Lukebakio

Dodi Lukebakio recebeu um ultimato no Benfica. Ou o extremo muda de atitude e postura ou a saída vai mesmo ser a única via possível.

Há mais um clube argentino interessado a Nicolás Otamendi e prioridade continua no Benfica

Nicolás Otamendi tem mais um interessado na Argentina. O Vélez Sarsfield, clube onde o central se formou, quer o defesa do Benfica.

João Almeida confirma ausência no Giro: «Decidimos que era melhor fazer uma pausa e concentrar-nos em novos objetivos mais para o final da temporada»

João Almeida vai falhar o Giro de Itália. Ciclista português revelou a ausência na competição devido a demoras na preparação.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa francesa destaca nega de Francesco Farioli ao Chelsea: «Foi muito claro»

Francesco Farioli garantiu que continua no FC Porto apesar do interesse do Chelsea. Nega aos blues teve eco na imprensa francesa.

Eis as contas do FC Porto para ser campeão já no próximo sábado

O FC Porto pode sagrar-se campeão no sábado e já só depende de si. Ainda assim, há cenários a ter em conta.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Na segunda parte quisemos centralizar um pouco mais o Debast e puxar o Kochorashvili mais para a...

Sporting empatou com o AVS SAD (1-1) na 31.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.